quarta-feira, 2 de novembro de 2011

UFAM REALIZA O VI CONGRESSO PANAMAZÔNICO DOS ESTUDANTES

Tendo como tema "Integração, Sociedade e Ambiente", a Ufam realiza o VI Congresso Internacional de Estudantes Universitários da Região Amazônica (VI CIEURA) e o II Encontro de Políticas Públicas e Desenvolvimento para a Panamazônica e Caribe (II EPPAC). Os eventos ocorrem de 16 a 18 de novembro, no Campus Universitário Senador Artur Virgilio Filho.

Regras para submissão de trabalhos

1. Leia atentamente as instruções abaixo, pois a observância dessas normas é condição essencial para a seleção de trabalhos científicos.

2. No período de 16 a 18 de novembro de 2011 em Manaus-Amazonas-Brasil, será realizado o VI Congresso Internacional de Estudantes Universitários da Região Amazônica e o II Encontro de Políticas Públicas e Desenvolvimento para a Pan-Amazônia e caribe - EPPAC, cujo tema geral é Integração Regional, Meio Ambiente e Sociedade Amazônica e os temas específicos estão divididos em Grupos de Trabalhos.

3. Em Manaus a submissão de trabalhos científicos via Comissão VI CIEURA poderá ser efetuada:

3.1. Sala do CIEURA/EPPAC em Manaus. Pavilhão da antiga reitoria (sala Assessoria de Comunicação). (Av. Gen. Rodrigo Octávio Jordão Ramos, 3000, Campus Universitário da UFAM – Setor Norte, FACED.Fones: 3305-4558 e 3305-4559, Bairro Coroado I. CEP 69077-000. Manaus/AM).

Em Tabatinga: Avenida da Amizade, 74 Centro – CEP 69640-000, Tabatinga/AM
Fone (xx97)3412-4980, 3412-4192

Em benjamim Constant: Rua 1 de Maio Colônia CEP: 69630-000 Telefone: (97) 3415-5677 E-mail: incbc@ufam.edu.br

Em Iquitos-Perú: Samanez Ocampo 185, Iquitos, Perú (51-065) 234140

Em Leticia-Colômbia: Dirección: km 2 Via Leticia - Tarapaca Leticia, Amazonas, Colombia. Gobierno en Línea Agencia de Noticias UN. Teléfono: 57-8-5927996 webmaster@unal.edu.co.

Em Boa vista-Roraima: Universidade Federal de Roraima. Campus Paricarana: Av. Cap. Ene Garcez, nº 2413. Bairro Aeroporto. CEP: 69304-000 Boa Vista / RR, Campus Cauamé: BR 174, Km 12. Bairro Monte Cristo. CEP: 69300-000 Boa Vista / RR VI Congresso Internacional de Estudantes Universitários da Região Amazônica Comitê Internacional de Organização Comissão Local de Organização – Pólo Manaus.

O participante deverá entregar o formulário de inscrição preenchido, a confirmação de matrícula do curso de graduação ou pós-graduação em caso de estudantes, e a gravação digital do trabalho científico em CD, formatado nos moldes dispostos nas presentes regras. Haverá o recibo de entrega do trabalho científico.

3.2. É permitida a submissão de até dois trabalhos científicos por autor. A submissão deve ser realizada pelo autor principal ou por um dos autores do trabalho, desde que especifique qual dos autores será o expositor.

4. A inscrição no evento deverá ser realizada mediante a apresentação de: ficha de inscrição disponível no Portal UFAM, Portal UEA, Portal IFAM, Portal UFRR, Portal UNAL, Portal UNAP, Portal UEA, ULBRA, UNINORTE e Blog NEEPA BRASIL. Comprovante de matricula, trabalho completo e/ou resumo impresso e digital (gravado em CD).
Observação: Nos casos onde não houver comissão de organização para receber os trabalhos, os proponentes deverão encaminhar para Manaus pelo e-mail sextocieura@yahoo.com.br ou segundoeppac@hotmail.com a taxa de inscrição deverá ser paga no credenciamento.

Dúvidas, sugestões e informações, encaminhar ao e-mail sextocieura@yahoo.com.br ou segundoeppac@hotmail.com e pelos telefones: (92) 3305-4558 e 3305-4559.

5. O autor que efetuar a inscrição será responsável pelas informações que serão usadas para divulgação no evento e certificados. O autor que assina a inscrição será considerado pelas comissões de avaliação, o autor principal e os demais como co-autores.

6. Os trabalhos científicos podem ser apresentados em duas formas, quais sejam, Comunicação Oral de Artigos Científicos ou Pôsteres, a saber:

6.1. ARTIGOS CIENTÍFICOS – Comunicação Oral (consiste em relatos orais do artigo escrito aprovado)

6.1.1 Formato e Estilo

6.1.1.1 Os textos completos (incluindo resumo, notas de rodapé e bibliografia) devem conter 5 (cinco) laudas, tamanho A4, normas de editoração ABNT.

6.1.1.2 Os textos devem ser digitados em Word, respeitando as seguintes dimensões: Papel A4; letra times new roman; tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas. Margem superior de 3,0cm; inferior de 2,0cm; direita de 2,0cm e esquerda de 3,0cm. As referências bibliográficas devem ser feitas em nota de rodapé, na própria página.

6.1.1.3 O artigo deve ser em língua portuguesa ou espanhola.

6.1.1.4 O VI CIEURA e II EPPAC não se responsabilizam pela originalidade dos artigos apresentados, bem como pela eventual falta de indicação do nome do autor e da origem das obras citadas nos trabalhos. VI Congresso Internacional de Estudantes Universitários da Região Amazônica Comitê Internacional de Organização Comissão Local de Organização – Pólo Manaus e o II Encontro de Políticas Públicas para a Pan-Amazônia e Caribe..

6.1.1.5 Estrutura da primeira página
a) título, centralizado na primeira linha, com fonte tamanho 14, maiúscula, em negrito; o título do trabalho deve guardar conexão direta com os conteudos do artigo.
b) duas linhas abaixo, o nome do autor, centralizado, com letra tamanho 12, minúscula e em negrito. Em nota de rodapé, sua instituição de ensino superior, não excedendo duas linhas. Deixe uma linha em branco e repita o procedimento, caso existam outros autores.
c) um resumo (resumen) em português ou espanhol, com no máximo 500 palavras em tamanho 12, centralizado. O resumo deve conter o problema de pesquisa, a(s) hipótese(s), os objetivos, a metodologia utilizada e as considerações parciais ou finais. No resumo deverão ser indicadas três palavras-chave.
d) o corpo do trabalho deve seguir imediatamente após o resumo.

6.1.1.6 Corpo do Trabalho
Posicione à esquerda os títulos das seções, em negrito e com numeração arábica. Entre cada seção respeite o espaço de uma linha.

6.1.1.7 Numeração
a) A numeração das seções deve ser arábica do tipo:
1.
1.1
1.1.1
b) Coloque ponto e não hífen entre o número e o título da seção, dando um espaço entre o ponto e o título ou sub-título. Ex: 1. Avaliação de dados.
c) Títulos e sub-títulos não devem ser seguidos de ponto ou dois pontos.

6.1.1.8 Conclusões
a) Artigos sem conclusões ou considerações finais serão rejeitados.
b) As conclusões ou considerações finais devem evitar obviedades, de forma a se evitar fatos amplamente aceitos e conhecidos. Devem, também, ser diretas e pessoais, sem citação de autores ou notas de rodapé; seus fundamentos devem estar explicitados no corpo do artigo. VI Congresso Internacional de Estudantes Universitários da Região Amazônica Comitê Internacional de Organização Comissão Local de Organização – Pólo Manaus.

6.2. PÔSTER (Expõe por escrito os resultados parciais ou finais de uma pesquisa, de um trabalho organizado ou de uma revisão bibliográfica, podendo estes conter fotografias, gravuras ou desenhos; cujo artigo escrito foi aprovado).

6.2.1. Formato e Estilo

6.2.1.1. Os interessados em participar nessa categoria deverão enviar apenas o resumo da sua pesquisa, com no mínimo 500 e no máximo 800 palavras. Se o resumo for aprovado, o universitário, graduando e pós-graduando, deverão comparecer no dia do evento com o seu pôster, que será colocado no lugar determinado pelos organizadores do Congresso.

6.2.1.2. No momento da apresentação do pôster um dos autores deverá obrigatoriamente estar ao lado do pôster discutindo com os interessados o conteúdo exposto no mesmo em data e horário a ser definido pela Comissão Organizadora.

6.2.1.3. O pôster deverá ter a medida de 90 cm de largura por 120 cm de altura, impresso em folha única. Este deverá ser confeccionado por conta do participante em material apropriado.

6.2.1.4. O pôster deverá ser colocado antes da sessão de abertura do Grupo de Trabalho (GT) ao que se refere, de acordo com instrução da equipe de monitores responsável, definida pela organização.

6.2.1.5. O pôster deverá permanecer fixado até o encerramento do GT respectivo.

6.2.1.6. É de inteira responsabilidade do autor a retirada do pôster após o encerramento do GT.

6.2.1.7. Os pôsteres deverão ser apresentados em português ou espanhol.

6.2.1.8. No texto da apresentação do pôster deverão constar:
a) Título: o mesmo do resumo, escrito em letras maiúsculas, com aproximadamente 3 cm de altura, para permitir a leitura a 3 (três) metros de distância.
b) Nome(s) do(s) Autor(es), Instituição(ões) e Endereço(s): colocados abaixo do título, com letras menores.
c) Corpo do Trabalho: escrito para possibilitar a leitura de 1 a 2 metros de distância. Destacar claramente cada seção com um título (Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados/Discussão, Conclusões e Referências).

7. PRAZO

7.1. Os trabalhos devem ser encaminhados, impreterivelmente: VI Congresso Internacional de Estudantes Universitários da Região Amazônica Comitê Internacional de Organização Comissão Local de Organização – Pólo Manaus e II Encontro de Políticas Públicas e Desenvolvimento para a Pan-.Amazônia e Caribe - EPPAC

7.1.1. Até o dia 01/11/2011, na Sala da coordenação do congresso nos respectivos pólos do Congresso. Em casos extremos e somente em caso extraordinários, a coordenação prorrogará este prazo por mais cinco dias ou até dia 02/11/2011 às 24h via on line através dos e-mail’s acima informados.

8. SELEÇÃO E DIVULGAÇÃO

8.1. Os artigos e os resumos de pôsteres remetidos serão analisados por uma Comissão Científica. A análise abrangerá os seguintes aspectos: objetivos relevantes, claramente definidos; metodologia adequada; resultados apresentados com clareza; conclusões pertinentes.

8.2. A comunicação da aprovação do trabalho será feita por e-mail e divulgada nos portais citados.

8.3. O resultado da aprovação dos trabalhos estará disponível a partir do dia 07/11/201, sendo os publicados nos Anais do Congresso, via digital.

8.4. Os trabalhos enviados fora do padrão de formatação exigido não serão analisados e estarão automaticamente reprovados.

9. INSCRIÇÃO NO CONGRESSO

9.1 Será cobrada aos participantes do congresso, no momento da inscrição, uma taxa no valor de $ 20,00 (vinte Reais) e 01 quilo de alimento não perecível (preferencialmente leite em pó) quais serão destinados ao abrigo Moacir Alves e ainda, o compromisso de acompanhar do inicio ao fim as atividades do congresso.
O alimento solicitado deverá ser entregue no ato do credenciamento, ou seja, dia 16 de novembro de 2011 as 7h30min.

9.2 Aos que por ventura não tiverem seus trabalhos aprovados poderão participar como ouvintes.

9.3. A inscrição no evento (nos Pólos do congresso) para os que apresentarão trabalhos deverá ser realizada mediante a apresentação de: ficha de inscrição disponível nos portais acima citados, comprovante de matricula para os estudantes, trabalho completo e/ou resumo impresso e digital (gravado em CD).

10. PUBLICAÇÃO

10.1. Os trabalhos selecionados serão publicados nos Anais do Congresso em formato digital (CD) indexado VI Congresso Internacional de Estudantes Universitários da Região Amazônica Comitê Internacional de Organização Comissão Local de Organização – Pólo Manaus e II Encontro de Políticas Públicas para a Pan-Amazônia e Caribe.
10.2 Os casos omissos serão dirimidos pela comissão organizadora de Manaus.

Metodologia e público alvo

O público alvo do evento é composto pelos discentes e docentes de graduação e pós-graduação das Universidades e entes da sociedade da região Amazônica, esperando um número de participantes estimado em 2.000 pessoas.
No âmbito do CIEURA existem duas modalidades de participação para inscrever trabalhos científicos e artísticos, sendo:

1. Participante não-expositor: aquele que não apresentar trabalho científico no evento, podendo se inscrever até os momentos anteriores a abertura do Congresso em local e data de acordo com a programação; aberto a membros da sociedade civil organizada, a exemplo: lideranças trabalhistas, lideranças indígenas, comunitárias, associativas e outras, sem direito a votos na Assembleia Geral, exceto os que apresentarem trabalhos aprovados pelo comitê de avaliação.

2. Participante expositor: aquele que tenha trabalho aprovado pelo Comitê Científico e que o apresente publicamente no respectivo Grupo de Trabalho, com direito a votos na Assembleia Geral, abrindo-se neste caso exceção para que membros da sociedade civil possam participar com apresentação de trabalhos que compreendam a temática dos GT’s, sendo, portanto permitido a cada instituição dos movimentos sociais apresentarem somente um trabalho.

Compreende-se neste caso a exemplo: sindicatos, igrejas, associações de classe, movimentos populares e outros, desde que obedeçam aos critérios estabelecidos.

Modalidade de exposição

Os trabalhos científicos inscritos deverão ser referentes ao tema geral do congresso, participando por meio da exposição, seja em forma de painel ou em palestras orais inseridas nos respectivos GT’s.

Comitê Científico Internacional do CIEURA Pólo Manaus
Profa. Dra. Valéria Augusta Cerqueira de Medeiros Weigel – UFAM – Presidente

MESAS REDONDAS

Mesa Redonda 1 – Integração Social, Política, Ambiental, Econômica e Soberania na Região Amazônica
(Associação PanAmazônia – Prof. Msc. Belisário Arce, UFAM – Prof. Dr. Sylvio Puga, CMA - nome a confirmar, Policia Federal – nome a confirmar)

Mesa Redonda 2 – Sociedade e Ambiente, Violência e questões agrárias, Fluxos migratórios na Amazônia.
(FIUPAM – Manuel Moura, UNAL – Germán Palácio, UFPA – Lúcio Flavio Pinto)

GT 1 – Ambiente e Sociedade
Discutir a questão ambiental no âmbito da Amazônia Internacional, a realidade histórica, econômica, geográfica, educacional, social e tradicional dos povos amazônicos.

GT 2 - Integração Regional Amazônica
Discutir os mecanismos e bases operacionais ligadas à integração social, ambiental, política e econômica da Amazônia, a partir da análise do envolvimento dos diferentes agentes sociais e a implicação da atuação da iniciativa privada, governamental e não-governamental, formal e informal das políticas públicas e processos de integração voltados para a realidade regional.

GT 3 – Fluxos migratórios, Questões agrárias e Direitos Humanos.
Analisar os conflitos por terra, violência no campo, sentidos de territorialidade, tradições agrárias, indústria agropecuária, hidrelétricas e outras questões que envolvem a sobrevivência do homem amazônico nas distintas esferas de conhecimento.

GT 4 ­­- Políticas Públicas para a Amazônia e Caribe
Focalizar a questão de novos marcos dos Direitos de Povos e Comunidades Tradicionais, as formas de ocupação do território pelas populações indígenas e não indígenas e de agentes sociais que acionam identidades coletivas e direitos territoriais que se ampliam no espaço agrário e urbano. Populações da Floresta Amazônica, quebradeiras de coco babaçu em São Luiz, Mulheres do Pará que trabalham com a Castanha, faxinalenses, fundos de pasto, peconheiras, arrumadeiras, pescadores, povos de terreiros, indígenas na cidade em vários espaços da Pan-Amazônia e Caribe.

GT 5 – Expressão Cultural

Exposição de trabalhos artísticos que tenham a ver com as temáticas referentes ao tema central nas diversas modalidades (música, desenhos, livros, teatro etc.), quais deverão passar por aprovação previa da comissão organizadora nos pólos Manaus e Solimões.

Regimento do CIEURA

1. A Comissão Geral Organizadora do CIEURA é composta por representantes de cada pólo do CIEURA, decidido em Assembléia do congresso anterior. A Comissão Geral Organizadora é a que executa, organiza e viabiliza capitalização de recursos financeiros para o CIEURA, podendo firmar parcerias com entidades governamentais, não-governamentais e setor privado com fins de garantir a realização do congresso.
2. Os pólos são as comissões locais, compostas por estudantes universitários de universidades públicas ou privadas, graduandos ou pós-graduandos;
3. É função de cada pólo executar a gestão integrada do CIEURA, criando estratégias e mecanismos para articular a logística do evento e os meios de execução das atividades programadas, tendo as seguintes funções:
a) Articular institucional e financeiramente o evento;
b) Garantir a logística do Congresso;
c) Realizar identificação e articulação local de entidades parceiras;
d) Colaborar mutuamente para o perfeito andamento das atividades no processo de construção coletiva do Congresso Internacional;
e) Organizar e viabilizar os anais e Certificados para todos os participantes organizadores, ouvintes e expositores de trabalho científico, com citação do titulo do projeto apresentado por estes;
f) Articular e mediar o trabalho do Comitê Científico de cada local, composto por docentes das universidades locais, que selecionará os trabalhos inscritos nos grupos de trabalho;
g) Cada pólo, respeitando sua autonomia, deve criar uma Coordenação Local e Comissões Secundárias, quantas necessárias para efetivação dos objetivos descritos.
4. Os pólos se dividem em duas categorias, o Pólo Central e os Pólos Conectados. O Pólo Central é o localizado na Cidade Anfitriã do CIEURA, tem a gestão direta e global do evento. Os Pólos Conectados VI Congresso Internacional de Estudantes Universitários da Região Amazônica Comitê Internacional de Organização Comissão Local de Organização – Pólo Manaus.
são os demais pólos que tem a função de executar a gestão local e global do CIEURA, apoiando e assessorando diretamente o Pólo Central;
5. Cada pólo será responsável pela inscrição análise e seleção dos seus respectivos trabalhos. A competência da avaliação e seleção caberá aos membros do comitê científico presente no pólo. Os trabalhos aprovados deverão ser encaminhados por meio digital ao pólo responsável pela expedição dos Anais. Este poderá ser em meio digital;
6. Todos os interessados deverão fazer sua inscrição para participar do evento, sendo este o único meio formal de participação no mesmo, através de formulário próprio disponibilizado nos pólos do Congresso;
7. Todos os participantes terão crachás de identificação, com a modalidade de participação no evento;
8. Os interessados poderão inscrever trabalhos científicos e/ou artísticos, de acordo com os eixos temáticos, sendo encaminhados para a Comissão Geral, que os repassará ao respectivo Comitê Científico;
9. Entende-se como participante ouvinte aquele que não apresentar trabalho no evento, podendo se inscrever até os momentos anteriores a abertura do Congresso em local e data de acordo com a programação;
10. Entende-se como participante expositor, aquele que tenha trabalho aprovado pelo Comitê Científico e que o apresente publicamente no respectivo GT;
11. Cada pólo estabelecerá a metodologia de inscrição, análise dos trabalhos inscritos e cronograma, obedecendo e respeitando o enquadramento dos Grupos de Trabalho;
12. Os trabalhos científicos inscritos deverão ser referentes ao tema geral do congresso, participando através da exposição, sejam em forma de painel ou em palestras, mesas redondas, oficinas e atividades culturais;
13. Poderão ser inscrito trabalhos com no máximo um co-autor, sendo a defesa realizada pelo autor principal;
14. A modalidade e a forma de exposição serão escolhidas pelo participante, orientando, porém, a coordenação, que pôsteres devem ser vistos como forma preferencial para exposição e apresentação. A duração da apresentação será determinada pela Coordenação Geral, cabendo a esta indicar com antecedência aos autores dos trabalhos e divulgar na programação; VI Congresso Internacional de Estudantes Universitários da Região Amazônica Comitê Internacional de Organização Comissão Local de Organização – Pólo Manaus.
15. A participação de autoridades, representantes de movimentos sociais e quaisquer outros participantes que sejam vistos como presença relevante no congresso e que poderão atuar como mediadores, palestrantes ou debatedores, deverão ser previamente aprovados pela Organização Geral;
16. Todos os estudantes universitários credenciados, graduandos ou pós-graduandos, participantes do congresso com trabalho, terão direito a voz e voto na plenária final;
18. Os demais participantes somente terão direito a voz;
19. Em cada Grupo de Trabalho do Congresso irão ser apresentados os Trabalhos Científicos, após termino de cada apresentação serão feitas mesas redondas junto ao público presente, originando após discussão, propostas para solução do problema apresentado na temática debatida. Essas propostas são as resoluções do CIEURA, que irão ser defendidas em Plenária;
20. Cada Grupo de Trabalho poderá apresentar até 10 (dez) propostas para discussão na plenária;
21. As resoluções do CIEURA são propostas que cada autor de trabalho científico deverá apresentar no Grupo de Trabalho para debate junto aos presentes no grupo. As resoluções são oriundas das conclusões do trabalho científico, devendo ser estruturadas para a Região Amazônica compreendida em toda a sua dimensão.
22. As resoluções devem possuir frases curtas e objetivas, sugerindo mecanismos e metodologias, bem como, operacionalidade e viabilidade de sua execução;
23. Cada grupo de trabalho terá dois representantes da Comissão Geral, um para mediar às discussões e outro para sistematizar as propostas na língua espanhola e portuguesa, respectivamente;
24. A Plenária e/ou Assembléia Geral Deliberativa será realizada no último dia do evento, com o objetivo de ser meio de avaliação e ratificação das propostas originadas em cada Grupo de Trabalho do tema geral, que originarão o Livro Digital de Resoluções do referido Congresso, qual deverá encaminhar copias das resoluções à diversas autoridades internacionais, instituições governamentais e não-governamentais e aos meios de comunicação de massa;
25. A entrega dos certificados ocorrerá ao término da plenária e será entregue em mãos a cada um dos congressistas, após assinatura da carta de intenções do CIEURA;
26. O Diálogo Internacional é o espaço destinado ao debate amplo sobre a temática do CIEURA e sua abrangência na Amazônia. É o fórum de discussão de propostas para solução de conflitos e necessidades VI Congresso Internacional de Estudantes Universitários da Região Amazônica Comitê Internacional de Organização Comissão Local de Organização – Pólo Manaus.
existentes na região. Deverá haver um tradutor (espanhol e português), um relator sistematizador e um mediador;
27.Durante o evento ocorrerá Feira Sócio-Cultural que é o espaço destinado à exposição de produtos, trabalhos comunitários, sociais e ambientais, produção literária, fotográfica, artística e acadêmica de instituições educacionais e de pesquisa, governamentais, não-governamentais, movimentos sociais, , entre outros. Os interessados deverão fazer suas inscrições obedecendo ao cronograma a ser divulgado pela Comissão da Cidade Anfitriã do CIEURA;
28. Esse regimento é universal e contemplará todas as edições do CIEURA, devendo sua revisão ser realizada na Assembléia Geral, quando necessária.

MAIS INFORMAÇÃO: http://portal.ufam.edu.br/index.php/todos-os-eventos/2496-vi-cieura

Nenhum comentário: