domingo, 6 de maio de 2012

DEVOÇÃO MARIANA NO AMAZONAS

ITAPIRANGA - ENTRE A FÉ E A NATUREZA
Ellza Souza (*)

“Pobre de quem diz que viu, sem ver”, algo mais ou menos assim disse o padre Raimundo da Prelazia de Itacoatiara, durante o sermão na missa do dia 02 de maio no local considerado santo por muitos fiéis na cidade de Itapiranga, a mais de duzentos quilômetros de Manaus. Pela minha observação o padre vai lá, dá a sua benção, o seu apoio, respeita os romeiros, mas a posição da Igreja católica é de cautela.

A fé é algo que não se discute. Cada um a sente de seu jeito e pronto. Precisava conhecer Itapiranga, a pequena cidade de umas 9 mil almas que há dezoito anos está envolvida num astral religioso de grande repercussão popular. Edson Glauber, 34 anos, itapiranguense, atualmente morando na capital, formado em jornalismo diz ver Nossa Senhora, a mãe de Jesus e relata que “Nossa Senhora apareceu numa pequena nuvem branca suspensa envolta num manto dourado. Sua pele é morena, cabelos escuros e olhos azuis”. Sua altura é um pouco mais baixa que o rapaz que não deve passar de 1,70 m. Desde 1994, portanto há dezoito anos, o lugar no centro da pequena cidade, se transformou em ponto de encontro dos que acreditam ou têm vontade de acreditar na presença de Maria entre nós. Primeiro foi sua mãe que afirma ter visto a Virgem e depois as aparições continuaram para seu filho, o que acontece até hoje.

Fui a convite da minha irmã e seu esposo e fiquei muito feliz por isso. O lugar está sendo considerado santo, pois muitos acreditam que naquele local e entre pequenas árvores e vegetação de um verde muito vivo, ocorreram várias aparições da mãe de Jesus. Ao fundo descortina-se o lindo rio Urubu que praticamente envolve toda a cidade, construída numa espécie de colina. Ao percorrer o caminho que leva à  capelinha construída onde Maria apareceu pela primeira vez na cidade, senti um suave cheiro de flores quando ao redor só via o verde do mato e flores de plástico que algumas pessoas prendem nos troncos das árvores.

A cidade recebe nos primeiros dias de cada mês uma leva de romeiros de várias cidades amazonenses  inclusive da capital. Pacata, Itapiranga ainda não tem estrutura para receber tantos visitantes. Os moradores estão se qualificando na área do turismo para atender melhor os visitantes que chegam de ônibus, de carro e até a pé vindos das proximidades. O lugar se prepara, com a ajuda dos fiéis, para construir um santuário dedicado a Nossa Senhora do Rosário que é como ela quer ser chamada, segundo o vidente.

“Aqui não tem ladrão e nem miséria” dizem os moradores. Dando um passeio na pequena cidade vi um funeral a pé com os acompanhantes de sombrinhas, pois o tempo estava chuvoso. A pesca é a atividade mais forte do município. Com tantos rios nas redondezas o peixe é farto. Tambaqui, matrinxã, pirapitinga, piranha, curimatá e tantos outros. O mercado, sujo e mal cuidado, é cercado de urubus fazendo o seu papel de limpar o meio ambiente já que o ser humano não é capaz disso.

Pra todo lado é funcionário de empresas que fazem pesquisa e prospecção no lugar que tem lá suas potencialidades em petróleo, gás e outros minérios. Mas as torres trazem a energia elétrica do meu Pará bem mais eficiente nesse quesito. Zé Manuel ou simplesmente Zé Bombom, 56 anos, é um personagem que faz questão de contribuir com o desenvolvimento da cidade e de seus habitantes sem ambições políticas. Dono de hotel, mercadinho e da rádio comunitária diz que não quer ser prefeito, mas não se omite quando alguém precisa de sua ajuda.

Fiz meus pedidos e meus agradecimentos, renovei a minha fé com orações e cânticos, assisti a Santa Missa, andei em procissão e saí de Itapiranga praticamente de alma lavada já que olhar pra tanta fartura de água doce me inspira e me acalma. Em frente da cidade tem também um Encontro das Águas, rio Urubu e rio Paraná. Um lugar esplendoroso para recompor as energias espirituais. E viver cada um a seu modo, a sua fé.

(*) É escritora, jornalista e articulista do NCPAM/UFAM.

Saiba mais:   http://www.santuariodeitapiranga.com.br/            

Nenhum comentário: