quinta-feira, 1 de maio de 2014

CONHECENDO A EDUCAÇÃO NO CAMPO



No Amazonas ainda gera estranheza tal categoria visto que o campo para nós tem forma de florestas, rios e outros ecossistemas. Mas, a legislação impera e assim deve ser tratado com afinco, o que requer da SEDUC qualificar os meios necessários, com autonomia de gestão para operar o sistema dando conta dos seus programas, projetos e metas. Estas ações devem ganhar corpo nos Municípios, que muitas vezes faz pouco caso, resultando no abandono e em perdas financeiras porque os programas federais deixam de ter acento junto a estas comunidades. No dia 05 de maio é o Dia do Campo, momento oportuno para se pensar ações Educacionais, assim como sua metodologia, estratégias e metas conferindo a qualidade dos meios, dos atores e parceiros para consecução dos seus objetivos articulados com a reforma e a política agrária. Confira abaixo algumas ações desta política educacional, em nosso Estado.  

Principais programas coordenados pela CECAMPO

Projovem Campo – Saberes da Terra (Edição 2009) O programa - gerenciado pela Coordenação da Educação do Campo – visa oferecer educação básica (na modalidade EJA do 6º ao 9º ano) concomitante com qualificação profissional em Produção Rural aos municípios do interior do estado. Na atual edição, o programa atende 906 jovens e adultos em 35 comunidades de 13 municípios (Anori, Anamã, Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Caapiranga, Itapiranga, Itacoatiara, Iranduba, Maués, Nhamundá, Parintins, Urucurituba e Uarini).

PNLD Campo O programa concede livros didáticos às escolas estaduais situadas em áreas do campo que sejam participantes do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e que possuam segmentos de aprendizagem. No Amazonas, o programa distribuiu mais de 60.000 livros – que abordam elementos do cotidiano e da cultura do campo – em 22 municípios, atendendo mais de 4.000 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Proinfo Campo O programa – que visa promover o uso pedagógico da informática levando computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais às escolas da rede pública de educação básica localizadas no campo – distribuiu 205 computadores, 18 computadores interativos e 40 computadores 2 em 1 em 27 municípios, atendendo mais de 5.000 alunos.
Programa Escola da TerraO programa visa promover a formação continuada de professores para que atendam às necessidades específicas de funcionamento das escolas do campo e daquelas localizadas em comunidades quilombolas e oferecer recursos didáticos e pedagógicos que atendam às especificidades formativas das populações do campo com classes multisseriadas e quilombolas – Iniciou suas formações em 24.04.2014 nos municípios que foram contemplados (Autazes, Boca do Acre, Borba, Caapiranga, Careiro da Várzea, Coari, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Manaus, Manicoré, Maraã, Maués, Nova Olinda do Norte, Novo Aripuanã, Parintins, Presidente Figueiredo e Tefé). O Programa envolve 1.148 escolas 1.407 professores cursistas, 93 tutores e 36 formadores da UFAM.

Coordenador da Educação do Campo – SEDUC – prof. Antônio Menezes da Costa
Coordenadora do Projovem Campo – Saberes da Terra 2009 – profª. Audres Marta Carvalho Gomes
Coordenadora do Programa Escola da Terra – profª. Silmar Ferreira da Silva
Técnicos: Aleandro Dantas Chaves
                 Rainalda Mota Serra 

Nenhum comentário: