Os problemas do ensino
básico
Apesar de o Brasil ter universalizado
o acesso ao ensino fundamental há quase duas décadas, a rede pública não vem conseguindo manter todas as crianças e jovens de
4 a 17 anos nas salas de aula. Segundo o Censo da Educação Básica, do IBGE,
pelo menos 3 milhões de crianças e jovens estavam fora da escola no ano
passado.
Entre os fatores responsáveis por
esse problema, destacam-se a localização das escolas e o problema crônico de
falta de infraestrutura adequada. Com base nos dados do Censo da Educação
Básica, o jornal O Globo entrevistou pedagogos, dirigentes de ONGs e gestores
públicos, fez um levantamento da situação das escolas que enfrentam os
problemas mais graves de infraestrutura e chegou
a uma conclusão estarrecedora: das 272.049 escolas públicas e privadas que
integram a rede de ensino básico, segundo o Censo, apenas 195.656 funcionam
efetivamente. Das demais escolas, 46.889 estão com as atividades suspensas
temporariamente. As restantes estão sendo desativadas, por causa da
reestruturação da rede.
A maioria das escolas fechadas ou
paralisadas temporariamente está no Norte e no Nordeste. O ranking é liderado
por Roraima, Tocantins e Ceará. Mas o problema também ocorre no Centro-Oeste e
no Sudeste. A suspensão temporária das atividades e o fechamento de algumas
escolas - principalmente nas áreas rurais - não significa que seus alunos
fiquem sem ter onde estudar. Eles são remanejados para outras unidades, mas têm
dificuldades de acesso e as escolas em que estão matriculados muitas vezes
carecem de saneamento básico, energia elétrica e biblioteca.
"Vários estudos já indicaram que
a infraestrutura afeta o desempenho dos alunos. Não é uma escrivaninha que
explica o quanto um aluno vai aprender. É que ela faz parte de uma
infraestrutura básica que precisa existir para as crianças poderem estudar. Mais de 90% das escolas não têm laboratório
de ciência. Temos capacidade de levar agências do Banco do Brasil ou da
Caixa Econômica para quase todos os municípios, mas não conseguimos ainda
melhorar nossas escolas", disse ao jornal O Globo a gerente da área
técnica da ONG Todos pela Educação, Alejandra Velasco. Segundo levantamentos da
entidade, que é financiada por empresas e bancos, 30% das escolas de ensino básico não têm abastecimento de água da rede
pública ou mesmo filtrada; 59,2% não têm acesso à internet; e apenas 4,15%
dispõem dos itens de infraestrutura previstos pelo Plano Nacional de Educação.
O problema decorre, basicamente, da
falta de gestão eficiente. Para as entidades da área da educação, a urbanização
levou muitas famílias a deixar as áreas rurais, mas os municípios e Estados não
estão conseguindo implementar com sucesso projetos de reorganização da rede.
Escolas da área rural estariam sendo desativadas de maneira indiscriminada, sem
que as escolas dos centros urbanos tenham sido preparadas para acolher mais
alunos. "Pode-se estar fechando escolas desnecessariamente", afirma
Priscila Cruz, diretora do Todos pela Educação. "A legislação obriga que
as crianças estejam em sala de aula, mas as estamos colocando em lugares sem
infraestrutura básica. É compreensível que as prefeituras queiram alocar
recursos na gestão de uma escola mais bem estruturada, em vez de administrar
várias em áreas dispersas e com poucos alunos. Mas existem dificuldades
objetivas. Na área urbana, as crianças
percorrem distâncias menores para chegar à escola. Na rural, as distâncias são
maiores e o transporte coletivo passa a ser um dado fundamental", diz
Ocimar Alavarse, professor da Faculdade de Educação da USP.
Para evitar que o processo de
reestruturação da rede escolar aumente a evasão de alunos, o Ministério da
Educação mudou a legislação, exigindo que as prefeituras consultem os conselhos
de educação e avaliem as consequências para a população local, antes de fechar
escolas. Por mais que a iniciativa seja louvável, ela pouco contribui para a
essência do problema, que é a necessidade de melhorar a qualidade do
planejamento e da gestão escolar.
Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,os-problemas-do-ensino-basico,1161271,0.htm
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