quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

O POVO DO AMAZONAS VIROU BUCHA DE CANHÃO

Ademir Ramos (*)

Nas mídias sociais e nos meios de comunicação de massa, o governador do Amazonas Wilson Lima (PSC) declara que estamos em guerra contra o novo corona vírus - covid-19.

Parece que ele não sabe muito bem o que está dizendo, visto que a guerra requer direção, articulação, inteligência, estratégias e táticas, soldados e armas para combater o inimigo comum.

O que se viu até agora foi uma verdadeira carnificina resultando na morte de milhares de amazonenses usados como bucha de canhão para proteger os interesses do oficialato da política no Amazonas.

Wilson Lima, como El Comandante, é um embusteiro, não tem voz de comando junto aos seus oficiais, dizem que sua prática é puramente mercantil marcada por relação de compra e venda - toma lá dá cá - circunscrita mais aos gabinetes palacianos do que nos campos de batalha, ignorando o território em disputa nas balizas da rede hospitalar de Manaus.

Na arte política e na guerra Wilson Lima tem sido uma negação só, no primeiro momento até impressiona os desatentos. Mas, em posição de combate e de luta frente aos problemas o agente suja a farda, não honrando a confiança de sua tropa, ou seja, do povo do Amazonas que o elegeu.

Neste combate tresloucado contra o novo coronavírus, o governador do Amazonas tem sido acusado de matar o nosso povo de forma asfixiado nos leitos de hospital por falta de oxigênio tal como o comandante irresponsável e inconsequente incapaz de analisar e avaliar a situação de combate plotando sua tropa no front mais para morrer do que para viver por estupidez e falta de estratégia.

Consumado os fatos é necessário de imediato que se resgate a tropa, salvando o nosso povo e responsabilizando o comandante em chefe, Wilson Lima e todo o seu oficialato pela cumplicidade da morte dos amazonenses nos leitos de hospital de Manaus por falta de assistência e oxigênio.

                                                   

                                                                     

NOSSA INDIGNAÇÃO E SOLIDARIEDADE: Dr. Sabino foi ceifado pela Covid-19, o amigo e companheiro João Sabino de Oliveira Neto, formado pela nossa Universidade Federal do Amazonas com especialização na área de Cardiologia pelo InCor/HC/FMUSP, foi vencido em combate pela Covid-19 na cidade de  Manacapuru (AM), na sexta-feira (15) por falta de oxigênio. Clinicou em São Paulo, Manaus, trabalhou em sua terra natal - Itacoatiara (AM), Parintins (AM), Nova Airão (AM) e por último estava em Manacapuru (AM) vinculado ao Grupo ClinMed Serviço Médicos prestando serviço junto ao Hospital Municipal em atenção à saúde pública. 

Dr. Sabino, como era mais conhecido, passou as festas do final do ano junto com sua família em Itacoatiara acompanhado dos seus filhos. Na oportunidade acertamos que assim que fosse possível nos encontraríamos em Manaus para bater agenda, quando iria agradecer por toda atenção que o amigo prestou a minha família no mês de maio quando fomos todos afetados por esta praga que avança no Amazonas sacrificando nossa gente e principalmente os profissionais de saúde que estão no front desta luta por amor a vida.

Para este ano Dr. Sabino estava projetando voltar a Manaus sonhando com a possibilidade de retomar seus trabalhos possibilitando aos seus filhos melhores condições de vida, estudo e afetividade.

Resta-nos chorar e nos indignar junto com seus familiares, amores, amigos e companheiros contra esta fatalidade na esperança de vencer este mal acelerado pela irresponsabilidade de nossos governantes.       

(*) É professor, antropólogo, coordenador do projeto jaraqui do NCPAM do Dpto. de ciências sociais da UFAM.                             

Nenhum comentário: