sábado, 12 de julho de 2008

NCPAM REALIZARÁ OFICINA DE POLÍTICA

O Núcleo de Cultura Política do Amazonas estará realizando no dia 18 de julho, no Centro de Artes da UFAM, das 9 às 12 horas, a Oficina Política: participação e representatividade popular, com os debatedores Prof. Aloísio Nogueira que abordará a Discussão da prática parlamentar numa perspectiva participativa; o Prof. Gilson Gil que analisará a Participação popular como instrumento de controle social, e por fim, o Prof. Nonato Pereira que discutirá Partidos políticos e as organizações e movimentos sociais, tendo como mediador da mesa o Prof. Ademir Ramos.

O objetivo da oficina visa analisar a prática da cidadania como instrumento de controle social sobre o mandato parlamentar. Entretanto, a atual conjuntura política requer que se analise a eficiência dos instrumentos políticos quanto à forma de participação direta do movimento social relativo ao mandato parlamentar mediado pelo sufrágio e conferido pela legitimidade popular.

Nesse sentido, o processo democrático tem como motor a força da participação popular, que legitima e mobilizam formas de controle político referenciadas na necessidade, mas, sobretudo na oportunidade de fortalecimento da cidadania, do movimento e das organizações sociais convertidas em políticas públicas, beneficiando a maioria da população.

O NCPAM é instrumento dessa vontade geral e, como observatório da política, promove o chamamento das lideranças sociais e políticas a participarem da ampla discussão para se analisar e definir novas estratégias quanto o respeito e à valorização do mandato parlamentar.


Um comentário:

Anônimo disse...

Aos meus caríssimos colegas que clamavam por Ciência Política, é uma oportunidade única e indesculpável se por ventura não comparecerem a tal evento. O Senador Arthur Vigilio já está confirmado para o debate, que com certeza promete! Espero ver todos aqueles "afins da ciência política"