sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

A CORRUPÇÃO QUE AMEAÇA A TODOS

No Brasil nos últimos anos, nos últimos dias, a corrupção tem sido tema recorrente nas capas de revistas e editorais da mídia local e nacional. O fato é que muita tinta se gasta nas redações e pouco ou quase nada resulta em termos de punição pela Justiça. A impunidade impera, o vício se multiplica fraquejando o corpo republicano e pondo em dúvida os valores fundamentais da Democracia. Em reportagem de capa - "Anatomia da Corrupção" - de Marcelo Rocha, a revista Época lista as modalidades de corrupção mais comuns no Brasil e apresenta propostas para diminuir a roubalheira nacional. O difícil é medir com exatidão quanto se rouba, mais complicado ainda é saber como se rouba. O roubo clássico é o desvio de dinheiro de obras públicas, com fraudes em licitações e superfaturamento de preços. Em tempos recentes a roubalheira se sofisticou, envolvendo operações mais imateriais como cursos e consultorias - serviços mais difíceis de quantificar em termos monetários. Na reportagem, a Época listou sete das modalidades de desvio mais comuns no Brasil atual, exemplificando cada uma com casos recentes denunciados pela imprensa. A avidez dos homens de lucrar requer que os poderes republicanos sejam repensados a partir dos seus instrumentos de controle interno e externo ancorados na força do Direito e qualificação ética dos operadores da Justiça. Ao contrário, teremos que projetar aos ceus a esperançca de Justiça bem como o salmista fazia em seu canto:

Socorro, meu Deus! O fiel está a desaparecer! Desaparece a fidelidade entre os homens: cada qual mente ao seu próximo com lábios enganadores e segundas intenções.
Que o Senhor corte todos os lábios enganadores, e a língua arrogante dos que dizem: «A nossa força está na língua, as nossas armas são os nossos lábios Quem poderá dominar-nos?»
Senhor declara: «Agora levanto-Me para defender os pobres oprimidos e os necessitados que gemem. Vou salvar quem quer ser salvo!»
As palavras do Senhor são palavras sinceras, prata pura, sem nenhuma impureza, sete vezes refinada.
Sim, Senhor, Tu nos guardarás, livrando-nos para sempre dessa gente. Por toda a parte rondam os injustos, quando a corrupção é exaltada entre os homens (Salmo - 12).

Nenhum comentário: