sexta-feira, 2 de junho de 2017


EDITORIAL

NCPAM E O FORTALECIMENTO DOS MOVIMENTOS POPULARES

Professor Ademir Ramos, coordenador do NCPAM vinculado ao Departamento de Ciências Sociais da UFAM.
A Universidade é uma plataforma de saber a manifestar o seu poder na consolidação do ensino, pesquisa e extensão. A criação do Núcleo de Cultura Política do Amazonas (NCPAM) resulta de amplo debate, em particular, com os alunos do curso de Ciências Sociais articulado com os movimentos populares, manifestando sua força, sobretudo, no Tombamento do nosso Encontro das Águas como patrimônio cultural do Brasil. Esta luta muito nos orgulha, pois enfrentamos o governador Eduardo Braga, que queria de todo jeito implantar um porto nas Lajes impactando frontalmente o nosso Cartão Postal. Ganhamos esta causa, mas, o governo do Estado recorreu junto ao Supremo Tribunal Federal, barrando desta feita, a homologação do Tombamento, inviabilizando ações de políticas públicas conservacionista neste território. A retomada do nosso trabalho tem por objetivo intensificar a defesa das lutas socioambientais e para isso estamos afinando os instrumentos para os grandes concertos que faremos a começar pela Tribuna do nosso Projeto Jaraqui, que realizamos todos os sábados das 10 às 12h, na Praça Hiliodoro Balbi, na República Livre do Pina, no Centro Histórico de Manaus, com aval do Centro Associativo dos Amigos da Praça. 

Realização do Projeto Jaraqui nas dependências do ICHL com a participação dos conselheiros do Centro Associativo Amigos da Praça. 
A retomada do “Jaraqui” em 2012, após o fechamento da TV UFAM, onde tínhamos um programa semanal de debate e entrevista, fez com que tivéssemos um canal de comunicação direto com o grande público promovendo debate e discussões em defesa da transparência, da participação focado no controle social. A Revitalização desta página sob a coordenação do professor Ademir Ramos, postando artigos, comentários, notas e outras manifestações visa unicamente ampliar o empoderamento dos movimentos populares, bem como a inserção da nossa Universidade Federal do Amazonas por meio do NCPAM vinculado diretamente ao Departamento de Ciências Sociais que é um dos mais antigos campus do saber a disseminar na comunidade acadêmica e por todo o Amazonas capital intelectual compromissado com o nosso desenvolvimento humano centrado na cultura política enquanto instituição líder a catalisar saber e poder assentada na Democracia Direta a combater a prática da corrupção e a impunidade. Assim sendo, manifestamos todo apoio á operação Lava Jato com objetivo de passar a limpo o Amazonas e o Brasil, mandando pra cadeia os políticos corruptos seja de que partido for.  


Nenhum comentário: