domingo, 20 de julho de 2008

A PRELAZIA DE ITACOATIARA E SEU BISPO “MANO” JORGE




Luciney Araújo e Camila Barreto*



Desmembrada da Arquidiocese de Manaus no ano de 1964, a Prelazia de Itacoatiara no Amazonas é formada pelos municípios de Itacoatiara, Itapiranga, São Sebastião do Uatumã, Silves, Urucará e Urucurituba. Com o surgimento de uma nova Prelazia, o padre missionário Paulo McHugh foi nomeado em 1967 para ser o primeiro Bispo dessa prelazia que acabava de surgir. McHugh teve uma participação na última etapa do Concílio Vaticano II, e por nove anos esteve à frente desta Prelazia de Itacoatiara de onde pediu afastamento do cargo por motivos de saúde.

No ano de 1960, diante da necessidade de evangelização do povo que sofria com a carência de padres na região, o arcebispo de Manaus, Dom João de Souza Lima solicitou a missionários canadenses (os mesmos mantêm uma sociedade missionária em Scarboro¹), que assumissem a paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Itacoatiara. No dia 17 de novembro do mesmo ano, os padres superiores Francisco Diemonte e Padre João Mclover da missão de Scarboro chegaram para fazer uma visita ao território, porém apenas no ano de 1962, que o cônego Alcides Peixoto e o padre Francisco Pinto se despediram dos paroquianos e entregaram a então paróquia aos missionários canadenses. Entre esses missionários estava um padre chamado Jorge Marskell, um jovem canadense que escolheu ser missionário, e para realizar sua vocação, ingressou no Instituto Missionário de Scarboro.

No ano de 1968, o padre Marskell encontrava-se no Canadá, onde desenvolvia o papel de conselheiro na Sociedade de Scarboro e no ano de 1974, teria retornado ao Brasil. Porém, apenas no ano de 1975, foi escolhido para ser administrador apostólico em Itacoatiara no lugar de Dom João.

Desde sua chegada, tornou-se servidor do povo, crescendo a cada dia na humildade e no espírito de misericórdia para com todos. Veio para assumir a Prelazia de Itacoatiara e dar um novo rosto a essa igreja. Como em um próprio relato onde Jorge afirmava que tinha “um sonho de formar missionários, padres e leigos que pudessem levar a mensagem de Cristo não só na Prelazia de Itacoatiara, mas ao mundo todo”. Ordenado bispo desta Prelazia em 1978, comprometeu-se até o fim de sua vida com os mais pobres e na defesa dos seus direitos.

Com esse intuito, surge a iniciativa de tornar a igreja de Itacoatiara em uma igreja com rosto e alma amazonense, e tinha como uma das principais metas a valorização das raízes culturais do povo do amazonas, dando um enfoque principalmente na valorização de suas raízes e seus traços indígenas.

O trabalho missionário em áreas indígenas existentes neste território, como no caso dos Waimiri-Atroari no município de Presidente Figueiredo, tinha como responsáveis o casal de missionários Egydio e Doroti Schwad que vinham realizando trabalhos missionários indígenas na região, e que juntamente com o Bispo Jorge, foram de fundamental importância na luta em defesa desses indígenas, se colocando contra a construção da usina hidrelétrica de Balbina, sofrendo com isso fortes ameaças do governo da época.

O líder da Prelazia de Itacoatiara, Bispo Jorge Marskell, sempre promoveu encontros entre as pastorais para a discussão de movimentos sociais que pudessem, não somente aproximar a população da igreja, bem como ajudar as pessoas que precisavam. Foram fundadas pastorais, com a finalidade de ajudar os necessitados. Em cada pastoral existia um líder capacitado, que junto com a Igreja comandava as ações sociais. Com isso a Prelazia de Itacoatiara teve um fortalecimento, com o apoio da comunidade e a criação de pastorais, as ações sociais intensificaram-se em todo território da Prelazia de Itacoatiara.

Bispo Jorge, como gostava de ser chamado, ficou conhecido nacionalmente não apenas como bispo de Itacoatiara, e sim pelas ações feitas ao povo. Esteve à frente da Comissão Pastoral da Terra, na qual foi um dos fundadores dessa pastoral na região amazônica, e atuava como um líder em defesa dos trabalhadores rurais; sua luta pelas minorias muitas vezes causava a ira não só do poder local, mas como de outras esferas políticas; esta militância fez com que o bispo Jorge, anos mais tarde, se tornasse vice-presidente da CPT nacional e bispo acompanhante da CPT-AM por 22 anos. Foi um dos fundadores do Conselho Indigenista Missionário, e era um dos principais membros da CNBB regional Norte-I.

Visando trabalhar não apenas a fé, mas principalmente o lado político e social de sua comunidade, a Prelazia de Itacoatiara via em seu líder um importante aliado nas lutas contra as injustiças sociais. Sendo uma das primeiras Prelazias da região norte a se preocupar com a formação de lideranças políticas nas comunidades pertencentes a essa prelazia.

Com os trabalhos realizados na Prelazia de Itacoatiara, houve um fortalecimento não somente da fé, mas na união da população. A conscientização política do povo se tornou uma das principais armas contra o poder político local, pois o povo começava a questionar e cobrar melhorias de vida.

Todas essas renovações que surgiram, foram graças aos trabalhos desenvolvidos pela Prelazia de Itacoatiara, não só pelo seu bispo, mas por todas as lideranças que faziam parte dessa corrente chamada de Prelazia de Itacoatiara, e que se tornou modelo de luta e resistência em todo território brasileiro.

[1] Scarboro é uma instituição religiosa católica fundada em 1918, em Ontário no Canadá, pelo Monsenhor John Mary Fraser. E que atua no Brasil desde 1961, e teve sua primeira missão independente em Itacoatiara

* Luciney Araújo é cientista social e Camila Barreto é pesquisadora de biblioteconomia.

6 comentários:

Anônimo disse...

Vamos fazer um abaixo assinado para retirar a SOCIOLOGIA E A ANTROPOLOGIA DO CURSO e dar entrada no MIN.PUBLICO FEDERAL E A Solução!Por concursos para novos professores e tirar os que estão ai lascando o curso como os MA da vida!

Anônimo disse...

Amigo Anônimo,
Concordo com seu ponto de vista, pois necessário se faz tomar uma atitude mediante todos os pontos fracos encontrados no Departamento e no Curso como um todo.
Mas, no abaixo assinado que faremos você colocará seu nome de fato, ou assinará com o pseudônimo de anônimo?
Bom será se você se identificar, pois assim fica melhor buscarmos nossos direitos como alunos que desejam melhorias para o curso e a Universidade Pública como um todo.

Anônimo disse...

Alguém esqueceu de falar que este bispo deixou a igreja as moscas, sempadres... se preocupou tanto em formar politicos que esqueceu de formar religiosos. estes lideres politicos depois da morte do bispo meteram a mão nas finanças da prelazias deixando ela FALIDA, e hoje ainda é possivel ver o patrimonio de muitos deles costruidos com os dolares de dom jorge. Um recado: marxismo e igreja não se misturam!

José Elias disse...

É possível concluir que o anônimo deve ser um desses padres formado pelo atual bispo da Prelazia. Ele entende bem de jumento, galinhas, cuzinhos doces, mas porra nenhuma de evangelização. O anônimo é um vigarista igualzinho o seu mestre. Se os católicos não enxotarem logo essa turma do Carrilo, ela vai acabar com a Igreja Local. Já começaram a vender os bens que D. Jorge construiu com o apoio do povo. Prá finalizar, anônimo, se na tua visão D. Jorge deixou a Igreja ás moscas... imagina aonde vocës irão deixar...

Freddy de Freitas disse...

Lutar por uma justa sociedade mais justa não é marxismo, mas simplesmente a mensagem pregada pelo profeta Jesus. Anonymous, a verdade Igreja caminha com o povo.

Freddy de Freitas disse...

Lutar por uma sociedade mais justa não é marxismo, mas simplesmente a mensagem pregada pelo profeta Jesus. Anonymous, a verdade Igreja caminha com o povo.

Responder