quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

O PROBLEMA DA EDUCAÇÃO NO AMAZONAS

Na manhã de ontem (1), em cumprimento ao rito do poder democrático, o governador do estado, Omar Aziz (PSD) compareceu a sede do poder Legislativo para participar da abertura do ano parlamentar lendo a mensagem do seu governo, destacando as diretrizes e metas para o ano de 2012, em particular, o que diz respeito à qualidade de educação no Amazonas.

Na oportunidade, o governador Omar Aziz quebrou o protocolo e passou a falar de improviso formulando a seguinte pergunta: “Por que a escola particular tem melhor rendimento do que a escola pública no Amazonas? Melhor instalação, não é; melhor salário também não é. Então, como se explica?”.

Segundo Omar Aziz trata-se de “oportunidade”, fazendo referência direta ao slogan do seu governo: “Trabalhando para criar oportunidade”. Mas, o que é oportunidade? Segundo o “pai dos burros” é “ocasião favorável; momento propício, conveniência...”. Tudo isto é verdade, mas como ligar a melhoria da educação com a tal oportunidade propalada na mídia do governo.

Em sua explicação, Omar Aziiz afirmou que os pais dos alunos das escolas particulares podem pagar para que seus filhos possam ter aulas de reforço. Por isso, “eu determinei aulas particulares os nossos alunos de nossas escolas”.

Para os especialistas, o governador “ouviu o galo cantar, mas não sabe onde”. Pois, a questão da qualidade do ensino não se resolve somente com aula de reforço. “Por sinal o chamado “Regime de Dependência” está regulamentado no Regimento-Geral das Escolas da Rede Estadual de Ensino, assim prescrito: “Será admitido o Regime de Dependência no Ensino Fundamental e Ensino Médio nas Escolas que adotem o processo regular por série, desde que preservada a seqüência do currículo” (Art. 55).

Se as escolas estão cumprindo o Regimento é outra coisa. Mas o governador, sem questionar mais nada, determinou que o Secretário de Educação Gedeão Amorim, desse continuidade a este projeto.

Para isso, encontra-se postado na página da SEDUC a convocação de “Contratação de estagiário”: Estagiários de diversas áreas terão contrato de um ano e atuarão como monitores do programa de reforço escolar “Criando Oportunidades”, oferecido pelo Governo do Amazonas.

A nota da SEDUC explica que o programa foi lançado pelo governador em 2011: “O programa de reforço escolar ‘Criando Oportunidades’ beneficiou 3 mil estudantes do Ensino Fundamental de 92 escolas públicas estaduais de Manaus. Neste ano (2012), serão 8 mil estudantes. Com o objetivo de elevar o rendimento dos alunos o programa é uma ação inédita no Amazonas e por meio dele os estudantes têm acesso a aulas extras, que são ministradas no contra-turno escolar e sob a orientação de uma equipe de monitores, previamente capacitados. A partir da contratação de novos estagiários, seguido de um amplo planejamento, em 2012 o programa está sendo ampliado, passando a atender, inclusive, a 13 municípios do interior”.

CBN Pede a cabeça do Secretário de Educação

Na mesma quarta-feira (1), à noite, Ronaldo Tiradentes, proprietário da rádio e TV Tiradentes, repetidora da CBN no Amazonas postava em seu blog “uma denuncia estarrecedora”, segundo ele, chegou “ao conhecimento do blog”. O radialista afirmara que: “Segundo relato de um professor, as notas de seus alunos estariam sendo fraudadas. Alunos reprovados pelo professor denunciante aparecem no sistema da SEDUC como aprovados. O objetivo da fraude seria de ocultar altos índices de reprovação nas escolas do estado. Conta o professor que é comum ele fazer o lançamento de uma nota abaixo de 5 para determinado aluno, e quando vai checar no sistema de informática da SEDUC, o mesmo aluno está com nota 8”.

A mensagem com mais de 40 comentários termina com o seguinte apelo: “Está na hora do governador Omar Aziz montar um secretariado para chamar de seu. Bem que poderia começar pela SEDUC. O futuro vai agradecer”.

Hoje, quinta-feira (2), pela manhã, Ronaldo Tiradentes, além de ler a nota do professor “sujeito oculto” exigiu que o Secretário de Educação Gedeão Amorim pedisse sua demissão ou que o governador demitisse imediatamente. Atônitos, alguns ouvintes ocultos perguntavam: O que será que estão tramando no reino da compensa? Coitado do povo do Amazonas.

Um comentário:

Anônimo disse...

A palavra de ordem deve ser mudança para melhorar o quadro degradante emque se encontra a educação em nosso estado, quando um time não esta dando os resultados esperados, quem é que muda primeiro? Então Sr. Governador, a caneta é sua. Não queira para o filho do pobre uma educação que o Sr. não quer para seus filhos.Esse é um princípio ético.É uma postura ética que esperamos de Vossa Excelencia.