sexta-feira, 20 de abril de 2012

Contadores de história participam do festival de Maués

Começa hoje a noite o festival. A primeira eliminatória será no dia 11 de maio e os melhores serão escolhidos no dia 22 de junho, como parte das ações do III FLIFLORESTA.

O Festival de Narrativas, em sua terceira edição, é uma promoção da Secretaria de Cultura e Turismo de Maués destinado aos estudantes, professores, escolas e a população em geral. A iniciativa é original porque contempla também os narradores Sateré-Mawé, que há mais de quatro séculos habitam e vivem neste território. Os contadores de história da floresta irão se encontrar em Maués às margens do rio Maués Açu para pitar lendas e mitos.  

O evento tem por objetivo principal, integrar as pessoas através de atividades culturais, que valorizem a oralidade como forma de saber e como processo de comunicação dos povos tradicionais, seguido das representações populares dentro de nossa diversidade cultural. Pois, muito antes da escrita, o verbo já era vivido nas celebrações dos povos em forma de canto e história. Em nossa casa quantas vezes nos sentamos para ouvir histórias de nossos pais, avós ou conhecidos, que muitas vezes nem letrados eram.

Hoje existe a televisão, rádio, jornal, internet e toda a mídia social, mas a boa mesmo é contada nas esquinas, nos botecos ou em encontros casuais. A graça esta na espontaneidade e no modo de segredar o “causo” que pode ser em verso, prosa ou engatado numa atrás da outra, apelando para o testemunho de vivos e mortos. Dessa feita, pode-se perder o amigo, mas o “causo” jamais.

Vamos manter a tradição viva, vamos contar nossa história, seja o que era o que é ou o que parece ser. Vale tudo.  Pois o que parece mentira se faz verdade e o que é real se torna obscuro. Saiba que o verbo tem força, que fala é capaz de cortar e costurar relações, inventando palavras que futuramente, quem sabe, irá enriquecer o vernáculo e universo cultural do nosso povo. O contador por dever de ofício é pávulo e com muito banzeiro para prender o público senão irá sofrer a retumbante rejeição do público.

Ao contar a história tudo é válido, o amor, o pecado, o vício e as vontades proibidas. Na narrativa, os ouvidos e a mira não estão voltados para as normas gramaticais e muito menos para o politicamente correto. Vale tudo, poder fazer chorar, rir e vazar de prazer. É o público que decide. E tem mais, o mesmo enredo pode ser contado várias vezes porque o que vale é a interpretação do narrador em contar o conto e acrescentar o seu ponto com pinta de artista.
    
Como podem ver, estamos oferecendo oportunidade única para aqueles que têm algo para nos contar... ah sim, antes que esqueça, os inscritos terão a oportunidade de participar com destaque do FLIFLORESTA 2012 – o terceiro festival da floresta de Maués - o grande encontro de autores e leitores que se realizará pela terceira vez na terra do guaraná. E dessa forma estaremos fazendo o enlace dos narradores com os renomados escritores do Amazonas como Thiago de Mello, Tenório Telles, Elson Farias, entre outros.

As inscrições estão sendo feitas junto a Secretaria de Cultura Municipal de Turismo de Maués e no próprio local do evento - contato: xicogruber@yahoo.com.br

Nenhum comentário: