segunda-feira, 23 de abril de 2012

MARTA AZEVEDO É A NOVA
PRESIDENTE DA FUNAI

Marta  é professora da Unicamp, doutora em demografia com vastas horas de pesquisa no Amazonas, particularmente no Rio Negro. Márcio Meira, que também é antropólogo, deixa a Funai flechado de críticas  por todos os lados. Marta deve enfrentar os ruralistas no Congresso e as lideranças indígenas viciadas que querem, porque querem uma boquinha no governo, alegando também que são petistas. O fato é que a Funai como está é um presente de grego para qualquer gestor responsável. Como diria o ex-senador Evando Carreira, “é uma bomba”.

BRASÍLIA - A professora e antropóloga Marta Maria do Amaral Azevedo foi nomeada a nova presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), que assume o lugar de Marcio Augusto Freitas de Meira, exonerado "a pedido". Em outro ato, Márcio foi nomeado assessor especial do ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
Os decretos de nomeação e exoneração foram publicados nesta segunda-feira, 23, no Diário Oficial da União. Marta Maria é a primeira mulher a ocupar a presidência da Fundação.
Em março, o Estado mostrou que a Funai  vinha apenas cumprindo rotinas burocráticas em razão da dificuldade de o governo em definir o nome do substituto de Meira. Ele havia comunicado a intenção de deixar o cargo em dezembro do ano passado.
Na ocasião, a assessoria do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, encarregado de indicar o novo nome, informou que a escolha recaia sobre um nome com perfil técnico, não necessariamente com vínculos políticos partidários. Algumas entidades de representação indígena manifestavam o desejo de que o escolhido fosse um índio.
Meira resolveu se afastar em meio a uma das muitas crises que a Funai costuma enfrentar. Era atacado tanto por indígenas, que o acusam de não tê-los consultados adequadamente em questões estratégicas, como a construção de hidrelétricas na Amazônia, como também pelos deputados da bancada ruralista, que não lhe poupam xingamentos nos debates sobre a demarcação de novas terras indígenas.

Nenhum comentário: