sexta-feira, 13 de abril de 2012

PREPARATIVO PARA REALIZAÇÃO DO FLIFLORESTA 2012, EM MAUÉS

         A cidade de Maués, considerada a Terra do Guaraná (267 km de Manaus), começa a se preparar para o Flifloresta 2012, encontro de incentivo à leitura e a escrita entre escritores e comunidade, que acontecerá em junho, no aniversário da cidade.

                           Nesta terceira edição do festival literário, a programação se inicia no dia 30 de Abril com a realização do VII FEIRARTE em homenagem ao Dia do Trabalho com a participação de dezenas de Escolas municipais e estaduais, reunindo milhares de alunos que desfilarão em homenagem a luta dos trabalhadores, encerrando o evento  literário com shows artísticos, exposição de artes plásticas e festival gastronômico com sabor da culinária local.

                             Neste dia será lançado o Projeto do III FESTIVAL DE NARRATIVAS , (prosa, verso e performance) em duas categorias e voltados a incentivar o surgimento de novos talentos e  o amadurecimento dos existentes com premiações variadas. 


                         Outra atividade que irá movimentar os circuitos culturais da cidade é o lançamento do Edital da II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA, que tem como objetivo implantar o Sistema Municipal de Cultura, com leis específicas e estrutura de incentivo e apoio a diversidade, ao reconhecimento e preservação de nossa história e cultura popular.

                    Mais uma vez, Maués lidera pioneiramente na Amazônia a estruturação do Conselho Municipal de Cultura com o debate entre entes públicos e sociedade civil do Plano Municipal como peça fundamental para transformar a cultura em ferramenta de inclusão social.

                            Segundo o Prefeito Belexo, “Todo incentivo que dermos para se buscar o conhecimento, estaremos dando oportunidades de cidadania e conhecimentos de direitos e deveres de todos”.

                           O Secretário Xico Gruber, ele mesmo escritor com quatro livros publicados, diz que “o conhecimento é o nosso passaporte para se conhecer novos lugares, vivermos situações e conhecermos o mundo, sem sair de onde estamos e sem o risco de que alguém nos roube”.

Nenhum comentário: