domingo, 18 de novembro de 2012


AJA FERIADO!

Ellza Souza (*)

Tá difícil contar quantos feriados existem no Brasil. São muitos e cada vez chegando mais. Quem inventa o feriado? É o funcionário público (em qualquer instância)? É o privado? É o publicitário? Reconheço que é alguém muito criativo pois inventa cada  coisa. Daqui a pouco se contará nos dedos os dias úteis. Político nem se fala. NÃO trabalha sábado, domingo e segunda. Parece que trabalha na terça,  quarta e quinta. Folga na sexta. É aquela coisa de sempre estar “emendando” o que está “imprensado”. Esses dias, dia 15 emenda com 16, com sábado e domingo que emenda com o dia 19 que junta logo com o dia 20, o novo feriado da consciência negra.

Será que para festejar alguma coisa precisa não trabalhar? Até o distrito industrial aderiu ao “movimento”. Muito pior são os políticos que devem ser os verdadeiros autores dessas façanhas. Toda semana, mas toda semana mesmo, não precisa ser feriado para folgar e “emendar”. Como dizia um antigo empresário amazonense: “Esse pessoal não gosta de trabalhar. O trabalho para mim é prazeroso. Eu gosto de trabalhar”. Só assim o país cresce. Com feriados e tantas folgas só cresce (e olhe lá...) o comércio. Imagino que muito descanso pode coalhar o sangue. Descansar de que e por que.

Aqui em Manaus o bom com tanto feriado é a calmaria nas ruas. Sem aula nas escolas, faculdades, cursinhos, e trabalho nas repartições e algumas empresas, os carros têm seu momento de descanso.

(*) É escritora, jornalista e articulista do NCPAM/UFAM.

Nenhum comentário: