domingo, 11 de novembro de 2012


PIRACALHAU, PRÊMIO CARA DE PAU DA COMUNA DO JARAQUI

A quem interessar possa a coordenação do Projeto Jaraqui, nos termos de sua Carta de Princípio, torna público Edital de Consulta para se escolher os nomes mais cotados para receber o totem PIRACALHAU, de iniciativa popular contra a canalice dos personagens Cara de Pau, que cinicamente operam no sistema político, na sociedade, nas corporações empresariais, nas academias, passando a perna em uns e derrubando outros com objetivo de se dá bem.

O PIRACALHAU é um alerta a sociedade amazonense contra os arrivistas, oportunistas, aventureiros e canalhas que se afirmam na política e na sociedade usando os favores do Estado para afrontar o povo ostentando riqueza e dominação.

É um Prêmio político que julga o candidato pelos seus feitos públicos ancorado nos valores democráticos, republicanos, da transparência e da responsabilidade ética.

O Cara de Pau está simbolizado no totem PIRACALHAU, que é uma espécie da fauna do marketing político criado pelo Secretário de Estado Eron Bezerra, anunciando para o mundo a invencionice do Bacalhau do Amazonas, que nada mais é do que a salga do pirarucu segundo a tecnologia dos mares europeus.

O cinismo é tanto que o marketing político transforma o nobilíssimo Pirarucu, em bacalhau do Amazonas. A farsa é tamanha provocando riso dos especialistas e muita indignação daqueles que tem orgulho da história e cultura do Amazonas.

Tudo virtual, farsa virtual, mentira política contrariando a verdade efetiva das coisas. Por esta razão, o Projeto Jaraqui contratou um corpo de especialista para dar forma ao totem Cara de Pau no formato do PIRACALHAU.

O relatório apresentado dos especialistas toma como referência o corpo do gigante Pirarucu dos rios da Amazônia com a cabeça do político Eron Bezerra. Tudo isso feito com arte e beleza num formato original com motivos amazônicos moldado ou impresso em louro bosta, madeira original que exala um cheiro peculiar capaz de contaminar não só os premiados como também  os baba-ovos.

O PIRACALHAU é um conceito que se define linguisticamente pelo prefixo “pira” que em língua geral amazônica quer dizer peixe, excluindo o sufixo do Pirarucu, optando pelo sufixo “calhau” dos galegos coloniais. No campo semântico, o conceito ganha força significando farsa, mentira, canalice, cinismo, corrupção, armação, tiro no pé, ovo na cara, entre outras armações dessa gente façanhuda popularmente chama CARA DE PAU.

A proposta está em discussão, a consulta é geral, mas, se merecer o seu aplauso seja o primeiro ou a primeira a votar, justificando sua indicação para os Decanos da Comuna do Jaraqui avaliarem e quem sabe aprovarem suas doutas recomendações.

Se o Edital for aprovado pelos Decanos, o totem será oferecido aos eleitos no dia 22 de dezembro, no último sábado do Jaraqui do Ano, quando faremos uma grande festa de confraternização na República do Pina, no Centro Histórico de Manaus, na Praça da Polícia. Participe seja um (a) dos nossos consultores.   

Nenhum comentário: