segunda-feira, 31 de dezembro de 2012


ESPERANÇA: 
feliz ano NOVO!

Vereda de luz a ser desbravada por aqueles que acreditam e devotam admiração e beleza no novo, na mudança, no amanhã. As convenções multiplicam-se pelas culturas em formato diferenciado no horizonte de conquista, projeção e arrebatamento. Sonha-se na possibilidade de controlar para si o acaso como se fosse objeto de manipulação. Mas, sem chão, o sonho é puro transtorno, reduzindo o ato em evento passageiro desconectado do presente e da história, vazio de significado, não impulsionando os homens para amar e muito menos participar das formações sócias como protagonista do seu tempo e lugar.

A esperança é caminho de chamamento a exigir dos agentes seguidores capacidade de diálogo, discernimento e opção. São os predicativos necessários para se deixar seduzir pela esperança, não mais como valor, mas como processo motor das lides a impulsionar os amantes ao encontro dessa persona encarnada na justiça contendo os vícios da acumulação e exaltando a virtude da partilha aqui representada na igualdade social e no acesso as política públicas de Estado.

Assim como a fortuna a esperança também deve ser arrebatada para conjugar as ações transformadoras, que mobilizam forças em direção aos projetos políticos sustentáveis sonhado de forma coletiva assentado na cultura e na educação dos povos, regrando dessa feita o bem como predicativo dos homens que se projetam como sujeitos sociais na perspectiva factível do presente socialmente justo.

Mas, a natureza se não trabalhada pela cultura humanizante domina os homens, embrutecendo-os pela prática da alienação do trabalho e pela dominação política privatizante a reduzir o bem em mercadoria e os homens em coisas. Esta dinâmica primitiva do capital é perversa e alienante, fazendo com que os homens percam a ternura para com o outro, a capacidade de admiração e o pertencimento comunal das relações a compartilhar projetos e sonhos mais próximo da esperança do que das oportunidades finalísticas do mercado.

Nessa circunstância, a esperança quando arrebatada é sinal de contradição, fazendo dos homens instrumentos de superação dos males sociais se assim quiserem viver na justiça e na cultura de paz. Esse processo estende-se pelo mundo cativando os agentes para as relações convergentes da solidariedade além das fronteiras do nosso território fazendo ver que a semeadura da esperança quando feita por todos (as) é capaz de gerar trabalho e pão para todos combatendo a fome e as injustiças sociais. Assim sendo:

AOS NOSSOS AMIGOS E COLABORADORES DESEJAMOS UM FELIZ 2013 COM MUITA ESPERANÇA COMPARTILHANDO ALEGRIA, PAZ E PROSPERIDADE.
               

Nenhum comentário: