quinta-feira, 11 de julho de 2013

JARAQUI CONVOCA PARA CONSULTA POPULAR
 
Favorável ou não ao afastamento e a punição dos integrantes da “rede criminosa instalada na Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror)” responsável pelo desvio de R$ 2,2 milhões do cofre público conforme denúncia feita a Justiça pelo Ministério Público do Amazonas.

A Tribuna Popular do Jaraqui, que se reúne das 10 às 12h, todos os sábados na República Livre do Pina, na Praça Helidoro Balbi, convoca a população de Manaus para se manifestar mais uma vez em consulta pública favorável ou não ao afastamento e a punição dos integrantes da “rede criminosa instalada na Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror)” responsável pelo desvio de R$ 2,2 milhões do cofre público conforme denúncia feita a Justiça pelo Ministério Público do Amazonas.

O combate à corrupção é um dever de todos, exigindo dos governantes atitudes responsáveis, zelando pela coisa pública em respeito às demandas populares como prioridade política acima de qualquer interesse particular, de grupos e de famílias. A corrupção é uma praga nociva que se alimenta da pobreza e da miséria do povo, gerando uma perversa desigualdade social com subordinação e dependência, fraquejando as instituições democráticas e instituindo a impunidade como regra.

O Movimento de Rua que sacode o Brasil grita por Justiça cobrando dos governantes, parlamentares e agentes públicos responsáveis o cumprimento do seu dever quanto à defesa do orçamento e do patrimônio público da nação. O ato exige do povo brasileiro participação e controle social fazendo valer os valores republicanos em consonância com afirmação da plena cidadania dando vitalidade ao Estado de Direito Democrático.

A Tribuna do Jaraqui enquanto parte desse processo das lutas sociais promove a limpeza ética da política fundamentando seus posicionamentos no combate à corrupção, à impunidade, a defesa da transparência e na força da participação como controle social do poder de Estado. Para esse fim tem investido na formação dos movimentos populares e na criminalização dos partidos político como pessoa de direito privado.

Indignados, a Comuna do Jaraqui vele-se também da consulta pública convocando as pessoas de bem a se manifestarem nas urnas a favor ou contra as maracutaias praticadas nos poderes legislativo, executivo e judiciário, provocando grande prejuízo à nação.  Em síntese, encontra-se em disputa o poder da sociedade organizada frente aos desmando e arbítrios dos “donos do poder” alocados nos aparelhos de Estado, mostrando verdadeiramente que realmente todo poder emana do povo e que somente ele é soberano em se tratando do Estado Democrático.

Nessa circunstancia, a omissão, o silencia, o isolamento e a não participação contribuem diretamente para a manutenção do estado de corrupção, impunidade e o cinismo, não havendo alternativa que não seja a participação enquanto controle social impulsionando as mudanças estruturais com transparência, em direção a representatividade compartilhada assentada na Democracia participativa.       

Nenhum comentário: