terça-feira, 2 de julho de 2013

INTERVENÇÃO FEDERAL NA GEAP AMEAÇA SERVIDORES DA UFAM E DEMAIS ASSOCIADOS

Alerta Geral. Os professores e demais servidores da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) juntamente com os outros trabalhos da rede federal de ensino e pesquisa do Estado correm sério risco de não serem atendidos na rede credenciada da Geap pela situação financeira que esta operadora se encontra prejudicando diretamente os seus associados. As entidades sindicais - Adua e Assua – bem que poderiam chamar os responsáveis para apurar os fatos. 
A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público debateu hoje (terça-feira), às 14h30, a intervenção da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) na Fundação de Seguridade Social (Geap), operadora do plano de saúde de 630 mil servidores federais.

A intervenção foi decretada em março e, segundo a ANS, deverá durar seis meses. A decisão foi tomada porque a sinistralidade — despesas com assistência à saúde sobre receitas — da Geap estava acima da média para instituições similares. A fundação terá que apresentar um plano para resolver o desequilíbrio financeiro.

Por meio de nota divulgada em seu site, a Geap informou que a assistência na rede credenciada está garantida a seus associados. Os problemas financeiros da fundação já haviam sido apontados em audiência pública realizada no ano passado, na Câmara Federal.

Foram convidados para o debate, sugerido pela deputada Gorete Pereira (PR-CE):

ü  O diretor fiscal da Geap, Luiz Carlos Carneiro Barbosa;
ü  O interventor, Aubiergio Barros de Souza Filho;
ü  A presidente da União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde (Unidas), Denise Eloi;
ü  O presidente do Conselho Executivo da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), Álvaro Solon de França;
ü  A secretária de Assuntos Jurídicos do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho e Previdência Social do Ceará (Sinprece), Marilene Torres Vasconcelos;
ü  A representante da Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência e Assistência Social (Fenasps) Ana Luísa Dal Lago; e um representante do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

A audiência foi realizada no Plenário 8 da Câmara Federal, em Brasília.

Nenhum comentário: