sexta-feira, 9 de agosto de 2013


MOBILIDADE URBANA NA PAUTA DO “JARAQUI” DESTE SÁBADO E OUTROS ENCAMINHAMENTOS

Os organizadores do Projeto Jaraqui pautaram para este sábado (10) um grande debate sobre a Mobilidade Urbana na cidade de Manaus, contando com a participação de representantes da Prefeitura – IMPLURB e MANAUSTRANS -, do arquiteto João Bosco Chama, representação dos movimentos populares e parlamentares. O Encontro será na Praça do Jaraqui, no Centro Histórico de Manaus, na República Livre do Pina, das 10 às 12h, sendo os primeiros 30 minutos destinados a população para botar “a boca no trombone e mandar bala nos corruptos e afeitos.” Em seguida o grande debate sobre a Mobilidade Urbana e Acessibilidade Sustentável, em atenção às políticas públicas promotoras da qualidade de vida das pessoas no contexto da cidade quanto à dinâmica espacial, viária e ambiental. Por último, com a mesma determinação, discutem-se também as questões comunitárias que afetam diretamente os moradores da capital e do interior do Estado tendo por parâmetro as demandas locais relativas às Políticas Públicas.
Consulta Popular
A nova versão do Jaraqui formula todos os sábados uma consulta popular na Praça, buscando conhecer o que o povo da rua pensa e acha sobre determinadas situações que afetam a vida da cidade e a dignidade de sua gente. Neste sábado (10), o Jaraqui quer saber se você acredita que a Copa do Mundo vai trazer melhoria para a vida do povo do Amazonas. Responda na urna da cidade: SIM OU NÃO.
Nossas Homenagens
O Jaraqui além de saudar os agentes públicos responsável procura também homenagear a aqueles que participam das lutas sociais, reconhecendo o quanto tem feito pela sua comunidade, categoria social e muito mais ainda pela sua cidade para humaniza-la e dignifica-la. É o caso do Professor AMECY BENTES DE SOUZA, que muito tem feito pela educação no Amazonas, contribuindo diretamente para o fortalecimento da organização dos professores quanto à valorização desses profissionais numa perspectiva de qualificar cada vez mais suas práticas pedagógicas, melhorando dessa feita, a Escola Pública no Amazonas. No dia 11 de agosto, dia dos estudantes, é aniversário do mestre AMECY SOUZA, a quem a Comuna do Jaraqui rende suas homenagens extensivas também aos seus familiares e amigos.
Jaraqui na Colônia Antônio Aleixo
No dia 15 (quinta-feira), às 9h, no Clube de Mães, na Praça principal do Bairro, na Zona Leste de Manaus, os moradores e militantes socioambientais do Movimento S.O.S Encontro das Águas, juntamente com a Comuna do Jaraqui e o Núcleo de Cultura Política da UFAM, estarão reunidos com a Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) do Amazonas, MARIA SHEILA DE SOUZA CAMPOS, para tratar sobre a sinalização do polígono do Encontro da Águas, tombado nos termos do Edital de Notificação datado de 22 de novembro de 2010. O tombamento é um fato consumado, por isso é importante que o IPHAN Amazonas cumpra com o seu dever de proteger esse Bem, não só do povo do Amazonas, mas de todo cidadão do mundo. No momento agora se deve discutir com a Superintendente do IPHAN, o processo de sinalização desse Patrimônio, contemplando em sua forma a participação efetiva da comunidade nos limites demarcatória que encerra o Tombamento do nosso Encontro das Águas, enlace dos rios Negro com Solimões, onde começa o Amazonas em terras brasileiras.     
Proteção do Sistema de Água Comunitário
No dia 15 (quinta-feira) às 9h, na Colônia Antônio Aleixo, no Clube de Mães, o Jaraqui estará também discutindo o processo de implantação do PROAMA, que a partir de agosto começa a fornecer água para a Zona Norte e Leste, segundo os informes da empresa Águas do Amazonas. O cenário é propício para discutir a questão do público e do privado, visto que há mais de 30 anos os comunitários da Colônia Antônio Aleixo utilizam um sistema de captação de água comunitária gestado de forma participativa, beneficiando 30 mil pessoas diretamente, que contribuem com a Associação pagando uma taxa de R$ 25. Os comunitários já fizeram várias articulações para firmar tratativas com a empresa responsável, mas até a presente data nem um resultado foi obtido, o que perturba a paz social e a ordem na Colônia Antônio Aleixo. O momento é oportuno para apelar a Prefeitura e aos Parlamentares em favor dos comunitários. Da reunião deverá se tirar o um plano de luta em defesa dos direitos fundamentais do povo da Zona Leste.
O Jaraqui deve apresentar Emenda a LOMAN
Com assessoria do Dr. Miquéias Fernandes, que já foi vereador e deputado estadual, a Comuna Jaraqui deverá participar da Reforma da Lei Orgânica do Município de Manaus (LOMAN) apresentando Emendas para ser apreciadas no plenário da Câmara Municipal em atenção às demandas dos Movimentos Sociais. Para isso, o Jaraqui estará promovendo uma série de discussão pautando os temas que podem ser regulamentados em forma de Lei. Em breve estaremos agendando audiência com o Presidente da Câmara, vereador Bosco Saraiva (PSDB) para formalizar nossa participação nesse processo legislativo popular.

2 comentários:

Anônimo disse...

O Jaraqui continua botando no toco. Agora parece que vai somar na luta em defesa da retomada da sinalização do Encontro das Águas e do Sistema de Água Comunitário da Colônia... e com ajuda do Dr. Miquéias Fernandes a luta promete, conte com a gente aqui da Colônia Antonio Aleixo.

Anônimo disse...

O Jaraqui continua botando no toco. Agora parece que vai somar na luta em defesa da retomada da sinalização do Encontro das Águas e do Sistema de Água Comunitário da Colônia... e com ajuda do Dr. Miquéias Fernandes a luta promete, conte com a gente aqui da Colônia Antonio Aleixo.