terça-feira, 22 de outubro de 2013

 TOMBAMENTO DO ENCONTRO DAS ÁGUAS VAI SER FESTEJADO MAIS UMA VEZ


O Movimento Socioambiental SOS Encontro das Águas, convida a sociedade manauara a participar de um encontro para discutir e definir a programação de aniversário dos três anos do Tombamento do Encontro das Águas. O Ato  está pautado para o dia 02 de novembro, às 16h, no Clube de Mães Ruth Moura, na Colônia Antônio Aleixo. Antecipando as comemorações, o Ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), onde tramita o processo de homologação  de Tombamento deste Bem, esteve em Manaus, no dia 18 (sexta-feira) e fez questão de conhecer e se encantar com as belezas desse patrimônio de valor universal. 

O Tombamento Federal do Encontro das Águas dos Rios Negro e Solimões foi aprovado, em reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural realizada na cidade do Rio de Janeiro no dia 04 de novembro de 2010. A reunião foi presidida pelo presidente do IPHAN, Luiz Fernando de Almeida, contando com a presença de especialistas de diversas áreas, como cultura, turismo, arquitetura e arqueologia. O Conselho é constituído por 22 conselheiros de instituições como Ministério do Turismo, Instituto dos Arquitetos do Brasil, Sociedade de Arqueologia Brasileira, Ministério da Educação, Sociedade Brasileira de Antropologia e Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM e da sociedade civil.

A área tombada compreende mais de 10 quilômetros em que é possível observar as águas escuras e transparentes do Rio Negro correndo ao lado das águas turvas e barrentas do Rio Solimões, no Amazonas. A proposta de tombamento foi baseada no caráter de excepcionalidade do fenômeno e em seu alto valor paisagístico e cultural.

Comemorar o aniversário de três anos tem como objetivo mobilizar a sociedade para lembrar que o Tombamento do Encontro das Águas dos Rios Negro e Solimões deve ser em definitivo, que foi uma conquista da união popular e que as instituições públicas e os cidadãos precisam agir para a conservação deste e de outros bens paisagístico, histórico e cultural.

Em preparação à mobilização para o aniversário de três anos do Tombamento do Bem Cutural, uma comissão de representantes do SOS Encontro das Águas, formada por Ademir Ramos, Elisa Wandelli, Marisa Lima e Valter Calheiros, esteve no dia 17 de outubro na sede do IPHAN para solicitar junto a Superintendência do IPHAN-AM informações quanto à localização e instalação de placas sinalizadoras do Polígono do Tombamento, assegurando sua salvaguardo.

Para perpetuar o aniversário do tombamento, pleiteamos junto ao IPHAN-AM que nos disponibilize de imediato as placas de número 04 e 09 para que possamos promover a inauguração das mesmas nas comunidades de São José do Terra Nova (Careiro da Várzea) e na Colônia Antônio Aleixo (Manaus). A resposta do IPHAN-AM será anunciada no próximo dia 29/10.

Em termos de esclarecimento encaminhamos o arquivo (ver imagem) onde consta o Polígono do Tombamento dos Rios Negro e Solimões, bem como a Localização das Placas do IPHAN Sinalizadoras do Tombamento.


AGENDA:

ANIVERSÁRIO DO TOMBAMENTO DO ENCONTRO DAS ÁGUAS
Encontro: 02 de novembro  -  Horário: 16 horas
Local: Clube de Mães Irmã Ruth Moura - Colônia Antônio Aleixo
Rua Getulio Vargas 1422 – Praça Tancredo Neves - ao lado do 28º DIP

CONTATOS: Marisa Lima (9342-5900) Delvanir Serrão (9391-2211) Valter Calheiros (9138-3863)


Nenhum comentário: