quinta-feira, 23 de outubro de 2008

MIRAVIDEO: COMO CUIDAR DAS CIDADES?


A comissão editorial do NCPAM, dando continuidade a uma série de produções audiovisuais, seleciona o vídeo Como cuidar das cidades?, de direção do jornalista Marcelo Tas e de produção da UOL, que não deixa de ser uma extensão ou a sequência de outros miravideos os quais já demonstramos em sessões anteriores. A intenção desses vídeos é ser um instrumento colaborador, que ajude o (e)leitor pensar e refletir sobre o seu voto, especialmente neste domingo, dia 26, segundo turno da eleição em Manaus e demais capitais, a escolha do futuro prefeito da capital está em nossas mãos, melhor no seu dedo indicador pressionando o número do candidato conscientemente.
----------------
No miravideo anterior, constatamos, através do exemplo da administração de um edifício, o desafio que um sindico tem para supervisionar e gerenciar a ordem e o bem-estar da comunidade que vive numa cidade vertical. Porém, claro, os problemas existem, conflitos entre vizinhos, brigas de casais, o cachorro que incomoda, fumar dentro do elevador e inúmeros outros, mas o sindico, com “rigor e bom senso” assim ele afirma, aplica a lei “no freio curto” à multa aos moradores que a desrespeitam, ou seja, se faz cumprir a vigência das regras, principalmente fiscalizando rotineiramente os vários setores do prédio. E mais, o sindico assegura que não faz acordos e nem concessões políticas em detrimento da maioria.

Entretanto, não basta apenas cumprir as regras para o bom funcionamento do edifício, é importante o sindico analisar e saber utilizar os recursos oriundos dos valores do condomínio, sem aumentar esse valor, aplicando e modernizando o uso do recurso em setores importantes do edifício. Para o bom andamento do condomínio, o sindico nos alerta quanto à prática dos financiamentos e dos empréstimos que por suas vezes oneram as próximas administrações; a lição da aplicabilidade racional é não gastar mais do que arrecada, a exemplo da lei de responsabilidade fiscal a qual o governante da cidade tem de estar atento. Esse cuidado, muitas vezes pode ser traduzido, dependendo de quem for gerenciar, na utilização e aproveitamento da criatividade para obter recursos para aplicar em algum setor necessário.

A rotina de um sindico não é diferente da de um prefeito. A preocupação pela normalidade do condomínio deve ser a mesma preocupação do prefeito pela cidade, pois é ele quem vai gerenciar, supervisionar e administrar a nossa cidade. Nesse sentido, a responsabilidade não é tão somente do prefeito, mas a participação dos cidadãos é fundamental, especialmente fiscalizando e cobrando dos prefeitos e dos vereadores também, não se esquecendo de sinalizar os instrumentos de controle que existem como o ministério público e outros órgãos que monitoram e asseguram nossos direitos.

Cuidar da cidade é requerer de todas essas qualidades citadas acima, almejando o prefeito que queremos, buscando as soluções necessárias para cidade em que moramos, um lugar que transporte harmonia e uma boa qualidade de vida.

Na semana que vem, adentraremos a mostrar vídeos que visem a fortalecer o sentimento originário do povo brasileiro, pensar quem somos, pensar o respeito pela diferença, pensar e refletir cultura, mergulhar na nossa história. Essa sessão próxima visa colaborar com outro projeto do NCPAM, que já está em andamento no bairro Colônia Antônio Aleixo, Oficina de Educação Etno-racial, a qual aprofundaremos a temática e abordaremos lei aprovada 11.645, para quem não conhece, estabelece a inclusão da cultura e história indígena e afro-brasileira no currículo oficial de ensino.

Nenhum comentário: