sábado, 18 de outubro de 2008

QUANDO O PROTESTO VENCE A ELEIÇÃO EM ITACOATIARA


Luciney Araújo*


A eleição a cargo majoritário no município de Itacoatiara (distante 266 km de Manaus), no ano de 2008, apresentou uma coisa bastante curiosa. Foi a primeira vez na história do município, que o Partido dos Trabalhadores (PT) elege para cargo majoritário prefeito e vice-prefeito em uma chapa puro-sangue. Bem, para se entender melhor um pouco dessa vitória petista no pleito eleitoral, antes temos que entender algumas curiosidades ocorridas durante a campanha.

O ano de 2008 tinha mal começado e figurões políticos de Itacoatiara começaram as articulações para as eleições municipais, dentre os prováveis prefeituravéis estavam nomes conhecidos da política local: o ex-vereador e ex-deputado estadual Donmarques Mendonça (PR); o deputado estadual Nelson Azedo (PMDB); o empresário Júnior "da Constrói" (PPS), o vereador e agricultor Antônio Peixoto (PT); o atual vice-prefeito Jander Nobre (sem partido); e figuras folclóricas como Jeovam Barbosa (PTN), mas conhecido como JB.

O famoso festival das rasteiras, logo foi posto em ação, pois enquanto Jander Nobre esperava um aval do atual prefeito Mamoud Amed (sem partido), o qual fora colocado como carta fora do baralho, deixando claro que o apoio de Mamoud seria apenas para os candidatos a vereadores que compõem a famosa “Frente Unida Por Itacoatiara”. A famosa coligação “Renovação de Itacoatira”, Nelson Azedo (PMDB), ou Nelson, nome o qual adotou para tentar reverter sua rejeição frente aos Itacoatiarenses, recorre a Lizete Habraim (PMDB), filha de uma família tradicional que já foram os mandatários da cidade, aliando-se à sua chapa para concorrer ao pleito. Gastando pompas de dinheiro e cantando uma vitória esmagadora, que segundo sua pesquisa, apresentava uma vantagem superior aos 51%.

Em outra zona da cidade, dentro do partido do ministro Alfredo, Donmarques Mendonça (PR) e Júnior "da Controí" (PPS) apresentam uma proposta de renovação para Itacoatiara. E correndo por fora, reunidos em sua sede, na antiga Rua Guianas Brasileiras, o vereador Antônio Peixoto (PT) e o bancário Augusto da Caixa (PT) apostam em uma candidatura puro-sangue, visando uma campanha pé-no-chão e pegando carona na figura de homem do povo - o Presidente Lula. Então, o quadro de concorrentes a prefeitura de Itacoatiara estava composto, mas, mudanças ocorrem, e começaram durante a campanha.

Tentando fugir da figura de Mamoud, Nelson faz uma campanha baseada em propostas faraônicas (como classificaram os itacoatiarenses) e para completar a sua milionária campanha, aceita o total apoio do Bispo Dom Carilo e pede perdão em pleno comício a coisas erradas que havia pregado sobre Mamoud. Do outro lado, Donmarques não consegue se livrar do carma de ter em seu comitê de campanha as ilustres presenças de secretários e “baba-ovos” da atual administração, ou seja, para quem estava realmente liderando as pesquisas eleitorais, e em menos de 15 dias consegue bota tudo a perder, mostrou que ainda falta muito aprender sobre as artimanhas da política. E ainda deixa seu coordenador de campanha afirmar para alguns pesquisadores, como eu, de que: “o voto dos funcionários públicos não conta”.

Bem, já que não conta... O agricultor, mesmo possuir cerca de alguns pés de abacaxis em seu terreno, na Vila do Engenho, fazia sua campanha baseada em caminhadas, visitas, conversas ao pé de ouvido e ainda contou com a importante aparição de nosso presidente pedindo voto pra ele. Pois é, o Peixoto, aos poucos foi ganhando visibilidade.

O estopim para vitoria de Peixoto, segundo os próprios eleitores indecisos de Itacoatiara, aconteceu no dia 13 de setembro em plena Câmara Municipal de Itacoatiara, durante o debate com os candidatos promovidos por uma emissora de rádio local. O então candidato petista pôde expor toda sua vivência política, expondo propostas simples, que gerariam emprego e renda no município. Foi a partir daí, que a historia política de Itacoatiara começaria a mudar.

Ainda sobre o clima de pompas, o candidato Nelson, apoiado por Mamoud e sua super impopularidade frente aos itacoatiarenses, fez com o que Governador Eduardo Braga (PMDB) desembarcar-se em Itacoatiara com toda estrutura para a festa da vitória do seu candidato no pleito, dezenas de fogos de artifícios e barris de chopp. Em outra parte da cidade, Donmarques tentava se livrar da incomoda presença de “baba-ovos” da atual administração em seu comitê. E com isso, o improvável aconteceu. Antonio Peixoto, que vinha por fora e sempre era apontado em terceiro nas pesquisas de intenção de voto, comanda uma inesperada virada sobre seus concorrentes.

O que se presenciou em Itacoatiara, não foram os votos ideológicos, aqueles baseados nas idéias plantadas ainda pelo Bispo Dom Jorge Marskell, e sim o voto de protesto contra a continuação da mesmice que se representava nas duas outras candidaturas, se por um lado, encontravam-se as figuras famosas de secretários e “baba-ovos” da atual administração que se infiltrou como um câncer maligno na campanha de Donmarques, de outro estava o próprio atual administrador.

Contudo, a alternativa foi o voto de protesto, o voto que representou a mudança dos quase 18 mil votos, em que recebeu a legenda do Partido dos Trabalhadores (PT), muitos, se não metade, estavam votando em uma forma de protestar contra os atuais coronéis do município.

Quem saiu vitorioso afinal? Segundo os velhos sábios políticos de Itacoatiara, o maior vitorioso não fora o Partido dos Trabalhadores, e sim o povo. E por que não o atual Prefeito, que com uma jogada de mestre conseguiu desarticular duas candidaturas consideradas favoritas ao assento de prefeito? Ao que resta ao povo de Itacoatiara, e a mim, pois sou itacoatiarense, tendo esperança que a conscientização política esteja crescendo na mente da população, sobretudo a vitoria do protesto foi apenas o início para a melhoria desta que já foi a segunda economia do Estado do Amazonas, como já dizia certa frase de campanha na década de 1990: “Dias melhores virão”.



* Cientista Social e Pesquisador do NCPAM.

10 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom, esta tem sido a nossa missão: pensar a nossa prática e afirmar a nossa cidadania. Exercendo este direito estamos contribuindo para clarificar o entendimento das coisas. Pois, o objetivo do NCPAM é exatamente este, qualificado pela prospecção dos fatos e das relações de poder que se manifestam nas variadas formas de organização na Amazônia...chega de banzeiro é necessário que sejamos capazes de pensar nossa próprio futuro com autonomia e determinação. É o que estamos fazendo neste dois anos.

Anônimo disse...

o ncpam faz muito pouco,para a realidade criminosa que passa a nossa sociedade amazonense, como serafim correa falou a ufam virou as costas para manaus so nisso este sarafa esta certo,mero oportunista escravo do poder que o povo leigo lhe deu.
Nao tem nem um jornal uma revista de circulacao,boletim na UFAM, e estranho e ironico o mesmo partido que o NCPAM puxa o saco o PT e o mesmo que sucatea a UFAM, deveria liberar por meio do querido presidente da republico, nosso Doutor em Filosofia com mestrado na Sorbonne ajudar com verbas federais o NCPAM.

Anônimo disse...

Uma vergonha a UFAM esta nesta situacao com departamentos que estudao a politica,sociologia,historia e demais ciencias sociais, pois temos um governo federal CORRUPTO em que em todas esferas e Universidades FEDERAIS existe uma celula do PT, mafiosa,bandida e corrupta, e preciso urgente repensar o papel da UFAM e seus alunos nos departamentos de ciencias humanas e ciencias sociais,uma UNIVERSIDADE MORTA por conta do descaso do governo federal em delegar poder economico e arrecadador a uma FUNDACAO UNISOL CORRUPTA como o nosso REITOR que passa 08 oito anos no póder e nao faz nada para melhorar a situacao estrutural,social da UFAM.

Anônimo disse...

Em relação a este relato gostaria de saber quais foram as prosposta do Sr. Antônio Peixoto'everdade que ele prometeu uma ferrovia ?e isenção de água e IPTU?

Anônimo disse...

Vc refere-se a eleição de Itacoatiara 2008?,espero que seja cumprido o prometido mais gostaria de saber como será possível construir uma ferrovia se nem a manutensão da AM 010 não estão conseguindo cumprir,O IPTU pelo meu conhecimento a família de baixa renda ou aposentado é isento ,mais água...VAMOS ESPERAR PRA VER E TORCER POR UMA BOA ADMISTRAÇÃO SUCESSO ITACOATIARA.

Anônimo disse...

''DIAS MELHORES VIRÃO''RSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRS,SERÁ?SOU ITACOATIARENSE MAS ESTOU MUITO INSATISFEITA COM ESSE ATUAL PREFEITO MAS VAMOS ESPERAR,SE ELE NÃO SOUBE FAZER A PRESTAÇÃO DE CONTAS DA CAMPANHA IMAGINE ADMINISTRAR ITACOATIARA,O VICE DELE NEM ADIANTA COMENTAR,BURRO E POUCO............RSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRS

JB disse...

JB responde: OS POLITICOS QUE ATÉ HOJE NÃO FIZERAM QUASE NADA POR ITACOATIARA E POR TODOS NÓS E TAMBEM AQUELES QUE PARTICIPARAM DE TUDO QUE ATÉ HOGE NÃO EXISTE É QUE SÃO OS VERDADEIROS ENTES FOLCLORICOS DE NOSSA CIDADE,NÃO É MESMO AMIGOS! GOSTARIA DE CONVIDAR A TODOS OS ITACOATIARENSES QUE TENHÃO UMA VISÃO DE UM FUTURO MELHOR PARA ITACOATIARA E PARA TODOS OS ITACOATIARESES COM MAIS SERENIDADE E INVESTIMENTOS VOLTADOS AO LAZER A SEGURANÇA A SAÚDE E AO EMPREGO PARA TODOS NÓS, ATE BREVE AMIGOS UM ABRAÇO E UM AMANHÃ MELHOR PARA TODOSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS.

JB disse...

Quero convidar a tudos, a participar dos futuros eventos, que acontecerão em breve aqui em Itacoatiara com a aceitação e apoio dos politicos e amigos deste FUTURO tão esperado por todos nós, CONTO COM VOCÊ !

PRESISO DE AMIGOS VERDADEIROS E LEAIS COMO V O C ÊSSSSSSSSSSSSSSS.

JB-jeovam barbosa disse...

Itacoatiara pode ser difernte,basta você fazer a coisa certa OK

Anônimo disse...

E a bolsa de ajuda financeira para os estudantes itacoatiarenses de curso superior em Manaus....foi pro bebeleu.....ate hoj nao depositaram a ajuda desse mes....e a gente que conta com esse dinheiro eh obrigado a ficar com a conta da Faculdade atrasada!!!