segunda-feira, 17 de junho de 2013

Juventude, organização e luta: Por um Brasil Limpo

O Projeto Jaraqui como Tribuna Popular nascido e renovado nas lutas sociais pautou para o próximo sábado (22), das 10 às 12h, na República Livre do Pina, no Centro Histórico de Manaus, um Ato Público de apoio a Luta da Juventude no Brasil. Para o Ato, os organizadores fazem uma única exigência que venham todos (as) de branco simbolizando a paz e a limpeza moral na política. 

Estudos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referente à série dos Censos Demográficos nacional avaliam a evolução do contingente de 15 a 24 anos de idade. Muito embora os efetivos absolutos apresentem uma tendência de crescimento, este experimenta um paulatino processo de desaceleração a partir da década de 70.

Vejamos o quadro: em 1940, eram 8,2 milhões de jovens neste grupo etário e 30 anos depois estes jovens e adultos jovens já somavam 18,5 milhões. Em anos mais recentes, 1991 e 1996, os respectivos censos populacionais enumeraram 28,6 e 31,1 milhões de pessoas de 15 a 24 anos de idade. Embora, de acordo com a projeção da população brasileira consolidada pelo IBGE, o volume de jovens de 15 a 24 anos de idade permanecerá crescendo, muito embora com taxas declinantes já a partir de 2000-2005, chegando a alcançar valores negativos por volta de 2010.

Contudo, é importante considerar que esses 30 milhões de brasileiros em média sofrem das mais perversas privações, a começar pelo acesso aos equipamentos culturais, à escola de qualidade, à saúde, trabalho, obstruindo politicamente a qualidade de vida desses homens e mulheres como pessoas em desenvolvimento.

As manifestações da juventude por todo o Brasil afirmam a presença desses atores como protagonistas da história, vindo às ruas e praças lutar por Direitos Sociais partindo das necessidades prementes da população somados aos interesses coletivos e republicanos. O propósito desse milhões de brasileiros indignados é passar o Brasil a Limpo numa perspectiva Democrática participativa. Para isso recorre aos instrumentos da cultura de massa, valendo-se das ferramentas das mídias sociais para acelerar ainda mais as relações interativas, a fraternidade e a solidariedade entre os povos pautados na justiça social e na sustentabilidade econômica.

Não dá para ignorar esta realidade por mais corrupto que seja o governante. O Projeto Jaraqui como Tribuna Popular nascido e renovado nas lutas sociais pautou para o próximo sábado (22), das 10 às 12h, na República Livre do Pina, no Centro Histórico de Manaus, um Ato Público de apoio a Luta da Juventude no Brasil, fazendo ecoar por essas paragens palavra ordem para chamar os homens e mulheres do Amazonas a participarem deste combate contra a carestia, a corrupção e desmando na política nacional.


Portanto, o grito que não quer calar: “É Dez, é cem, é mil. O Amazonas contra a carestia e a corrupção no Brasil.” Venha conosco engrossar o caldo do Jaraqui na Praça da Polícia.

Nenhum comentário: