quarta-feira, 26 de junho de 2013

 

 
MOVIMENTO DAS RUAS FAZ DEPUTADOS VOTAREM CONTRA A PEC 37
 
 
Em sessão extraordinária, a Câmara dos Deputados rejeitou na noite desta terça-feira (25) a PEC 37, que restringia o poder investigativo do Ministério Público. Foram 430 votos contrários, nove favoráveis e duas abstenções. A derrubada da proposta era uma das principais reivindicações das manifestações que ocorrem em todo o país há duas semanas.
Inicialmente, cogitou-se o simples adiamento da votação da PEC, para que se buscasse um acordo nas negociações entre os parlamentares e representantes das categorias dos delegados de polícia – que, pelo texto da PEC, ficariam com a exclusividade das investigações criminais – e dos membros do Ministério Público. No entanto, com a ampliação dos protestos, acabou crescendo a pressão pela rejeição da proposta.

A sessão extraordinária foi marcada pela presença de promotores e estudantes nas galerias do Plenário da Câmara. Vestidos com camisetas com mensagem contrária à PEC 37, eles foram saudados pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves.
Agência Senado:  http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2013/06/25/camara-rejeita-pec-37
EM CIMA DOS FATOS
 
Na tarde de ontem (25), as 17h30, os militantes da Comuna Jaraqui, que se reúnem todos os sábados na República Livre do Pina, no Centro Histórico de Manaus, das 10 às 12h, voltaram a se encontrar nos arredores do Teatro Amazonas para deliberar sobre a participação da Comuna Jaraqui nos movimentos de Rua contra a corrupção, a impunidade, a propina institucional, o empreguismo patrimonial, obras públicas fantasmas e toda forma de exclusão de participação do povo das decisões políticas que resultem em políticas públicas de qualidade relativas ao transporte coletivo urbano e fluvial, segurança pública, saúde, educação, ciência e cultura, moradia popular em atenção à cidade e o interior do Estado. Os militantes do Jaraqui nesta quarta-feira (26), a partir das 14h30, se farão presentes nos arredores do Teatro, a frente da Rádio Rio Mar, para se integrar ao Movimento de Rua fazendo parte deste corpo democrático que quer passar a limpo o Brasil, a começar pelo Poder Executivo, Legislativo e Judiciário. Venha pra Rua você também.

PEC 37 VAI PARA AS CUCUIAS

Na hora de votação da PEC 37, às 21h, na Câmara Federal, o professor Ademir Ramos estava em sala de aula na Faculdade de Direito da UFAM, no Campus universitário, quando seus alunos informaram sobre a derrocada da PEC 37, sendo derrotada de goleada com o placar de 430 contra e 9 a favor, com 2 abstenções. A matéria é objeto de estudo do curso de Sociologia Jurídica com foco nas questões sociais e na potencialidade dos instrumentos de controle social, destacando o fortalecimento do Ministério Público e a qualificação da Polícia Judiciário, em Regime de Colaboração, combatendo o crime organizado e toda forma de maracutaia palaciana que assalta a economia popular. No momento, os 68 alunos aplaudiram o ato e se comprometeram a participar do Jaraqui e do Movimento das Rua. PEC nos corruptos e em seus comparsas para o bem do Amazonas, Brasil.  

Nenhum comentário: