terça-feira, 9 de junho de 2020



A INTEMPESTIVIDADE DA JUVENTUDE
TODOS PELA DEMOCRACIA


                                                                                
Pelo grande mundo, a juventude volta às ruas para protestar contra a estupidez, a truculência, a violência dos aparelhos de Estado que mutilam e podam vidas em nome de uma ordem capital assentada na discriminação, no preconceito, no racismo e na intolerância, que afronta a cultura e normas do processo civilizatório.

No Brasil além dos protestos em pauta em favor dos Direitos Humanos e das liberdades civis, a juventude iracunda, como bem diria o professor Darcy Ribeiro, volta às ruas com determinação e coragem gritando “Fora Bolsonaro”, em “Defesa do Sistema Único de Saúde (SUS)”, pela “Qualidade da Educação Pública”, “trabalho, emprego e pão”, por “Vidas que importam” contra a desigualdade e toda forma de exclusão social.


Em seu manifesto político, no Príncipe, Maquiavel exaltava a intempestividade da juventude como poder de sedução, indutor do processo revolucionário, capaz de abater a própria deusa Fortuna sabedora de que os jovens são mais afoitos e aptos às paixões. Assim sendo, comportam-se como agentes de vanguarda redirecionando seus desejos e práticas para o fortalecimento de causas comuns mediadas pela política enquanto relação de poder centrada na Democracia, como forma de governo, contrários ao arbítrio, o autoritarismo, bem como, o mandonismo e o dirigismo dos líderes fascistas e do poder ditatoriais. Portanto, nesta circunstância e conjuntura somos todos pela Democracia.       
   

Nenhum comentário: