domingo, 7 de junho de 2020

A SAGA DOS POVOS INDÍGENAS NA AMAZÔNIA

A farsa da história se repete a partir do avanço da indústria da morte representada pelas ondas de garimpeiros e grileiros em terras indígenas provocando dor e morte nestas comunidades.



Os poderosos, suas corporações empresariais, em conluio com determinados mandatários da ribeira, do planalto, da Casa Branca e dos confins da terra insistem de todo modo se apropriar do mundo como se fosse uma extensão dos seus negócios, da sua vontade ou dos seus governos.

Esta síndrome patológica avança pela direita como força predadora capaz de arrebatar para si a riqueza do mundo recorrendo à exploração do homem pelo trabalho e a redução da natureza aos seus interesses cumulativos, expropriando trabalho e riqueza com dor e morte dos recursos ambientais e dos povos que nela habitam.

Tem sido a saga dos povos indígenas no novo continente, particularmente na Amazônia, sobretudo, a partir da década de 70 com a consolidação do regime ditatorial no Brasil, intervindo na ocupação da Amazônia com patrocínio do capital internacional (FMI, Banco Mundial, entre outras agências) sendo na verdade, o principal beneficiado dos megaprojetos aqui construídos, a começar pela obra devastadora e genocida da transamazônica.

No presente, a farsa da história se repete a partir do avanço da indústria da morte representada pelas ondas de garimpeiros em terras indígenas e dos parques nacional provocando dor e morte no seio das comunidades destes povos tradicionais, não bastasse toda esta dor e dano, políticos e agentes públicos incentivam invasões e queimadas em nome da expansão do agronegócio em áreas florestais na Amazônia. Na Mata Atlântica, o crime perpetrado resulta da expansão da grilagem e especulação imobiliária.

Com esta determinação o governo Bolsonaro vem aparelhando o Estado Nacional para operar nesta direção agindo como rolo compressor contra tudo e todos que atravessar a sua frente. Com as patas no pescoço, a Nação brasileira busca se safar deste golpe, unindo forças junto como Poderes Constitucionais e demais instituições republicanas com objetivo de construir uma unidade nacional fincada na defesa da Democracia enquanto guardiã das liberdades constitucionais e do imperativo do Direito promotor da Justiça contra a propriedade absoluta e a favor do cumprimento constitucional da função social da propriedade como um dos pilares republicanos e do próprio Estado de Direito.    

Nenhum comentário: