terça-feira, 30 de junho de 2020

VIVA SÃO JOÃO!!!
A FESTA QUE NUNCA SE ACABA


Junho é tempo de brincar com os santos é Antônio, João, Paulo, Pedro e Marçal com esta seleção o Pai Eterno nem olha os nossos pecados, mas somente “a fé que anima” nossa alegria nas rodas das fogueiras nos tablados comungando alegria e os prazeres da mesa.

É tempo de humanização dos santos, quando eles como atores principais ressuscitam entre os homens encarnando sua dimensão humana arrebatando a todos e todas para uma só alegria que se múltipla por toda cultura comungando a reciprocidade do bem viver.

A liturgia da alegria reúne amigos, famílias, grupos e demais segmentos sociais do campo e da cidade que brincam, dançam e cantam como crianças em volta das luzes das fogueiras. Esta festa com os santos é também um grande aprendizado a reclamar que a justiça se manifeste como luz clareando as interfaces do nosso existir libertando-nos das correntes que nos amarram e prendem no tosco vício da tristeza, medo e desamor.



A contagiante alegria é um estado a ser conquistado socialmente devendo encontrar morada nas pessoas que amam e se projetam socialmente além da história com determinante desejo de felicidade.

Mas, o tempo fugidio assim como o egocentrismo tenta nos mover de toda forma não mais nas luzes da alegria e da comunhão. Por esta razão, o tempo cíclico das celebrações populares é um justo pretexto que nos permite renovar nossas promessas sob o ânimo do bem viver marcado pela felicidade fraterna reunidos no calor da sociedade como sujeito da alegria que faz da nossa cultura uma festa que nunca acaba.     

Nenhum comentário: