quarta-feira, 13 de agosto de 2008

O DIA MUNDIAL DOS POVOS INDÍGENAS




No último dia 09 do mês de agosto, comemorou-se na sede do Memorial dos Povos Indígenas em Brasília - o Dia Internacional dos Povos Indígenas, cuja a data foi estabelecida pela ONU. O evento reuniu diversas lideranças indigenas para essa celebração e como parte, da inauguração da http://www.tvintertribal.com.br/, que transmitiu on line todas as atividades onde se destaca a leitura da carta abaixo do Sr. Secretário Geral da ONU, relativo a data, que foi feita por duas lideranças Guarani e uma Terena, todos jovens e estudantes, sendo duas mulheres.

Acompanhe abaixo a posição da Organização das Nações Unidas sobre o Dia Internacional dos Povos Indígenas do Mundo:

"Em 1994, a Assembléia Geral das Nações Unidas proclamou o 09 de agosto, Dia Internacional dos Povos Indígenas do Mundo. Foram muitos os motivos que levaram a essa decisão, mas a razão fundamental foi o reconhecimento pela Assembléia, da necessidade de que as Nações Unidas se situaram de maneira clara e firme na vanguarda da promoção e proteção dos direitos dos povos indígenas para por fim a sua marginalidade, sua extrema pobreza, a expropriação de suas terras ancestrais e as violações graves dos direitos humanos que haviam padecido e continuam padecendo. No sofrimento dos Povos Indígenas se plasmam alguns dos episódios mais obscuros da história do homem.


Com toda sua importância, a proclamação deste dia não foi, senão o prelúdio de um som ainda mais transcedental: a adoção pela Assembléia em outono passado da Declaração dos Povos Indígenas. A Declaração é um elemento pioneiro no tratamento dos direitos humanos dos Povos Indígenas. Nela se estabelece um marco onde os Estados podem construir ou reconstruir suas relações com os Povos Indígenas. Constitui o resultado de mais de duas décadas de negociações e oferece uma oportunidade vital para que os Estados e os Povos Indígenas fortaleçam suas relações, promovam a reconciliação e velem para que não ocorram os erros do passado. Alento aos Estados Membros e para que se aproximem de um espírito de respeito mútuo e façam uso da Declaração como o instrumento vivo que é, para que possam ter uma influência real e positiva em todo o mundo.


Tendo presente que 2008 é o Ano Internacional das línguas, este Dia Internacional dos Povos Indígenas do Mundo nos brinda também como uma ocasião para tomar consciência das crises silenciosas pela qual atravessam muitas línguas em todo o mundo, que numa marcante maioria são as línguas dos Povos Indígenas. A perda dessas línguas não só debilitará a diversidade cultural do mundo, como também nosso saber coletivo como espécie humana. Faço um chamamento aos Estados, aos Povos Indígenas, ao sistema das Nações Unidas e todos os demais interessados, para que adotem medidas imediatas para proteger e promover as línguas em perigo e garantir que esse patrimônio comum possa passar sem perigo às gerações futuras".

Nova Iorque, 08 de agosto de 2008.

Mr. Ban Ki-Moon
Secretário Geral da ONU

Matéria enviada por

M. Marcos Terena
Presidente del Comitê Intertribal - ITC

http://www.tvintertribal.com.br/

Nenhum comentário: