sábado, 25 de outubro de 2008

MANAUS TEM DONO, SIM

Ismael Benigno*

Durante um, dois, três, quatro anos, dia após dia, pintaram Manaus de preto e branco. Para estes homens, defensores dos pobres que moram em condomínios de luxo, a mentira do caos precisava ser repetida mil vezes, até que parecesse verdade. E ela foi repetida, mil vezes. Depois mais mil, e depois então, mais mil.

Mas mentira é que nem tinta ruim, a gente lava com água abundante. O povo de Manaus, como todo bom professor, já ensinou esta lição. E diante da arrogância de quem não a aprendeu, explicou de novo, como se dissesse “tudo bem, mas eu vou ensinar só mais essa vez!”.

A verdade não tem medo de cara feia. A verdade soterra quem tenta escondê-la, seja com tevê, rádio ou com jornal. As tevês, os rádios e os jornais têm dono. A verdade, não. A verdade não se escora em homens, não tem rosto. É dos homens a opção de estar do lado dela, e não dela a opção de estar do lado dos homens.

A verdade, quando chega, não respeita nada. Nem pai nem mãe. A verdade, quando chega, de qualquer de seus abismos, desconhece governos, faz pouco caso das autoridades. A verdade, quando chega, infringe as leis e desfila petulante, em frente aos palácios. E só depois a verdade reconsidera: beija nos olhos os que ganham mal, embala no colo os que têm sede de felicidade e de justiça. E depois ela, a verdade, promete incendiar o país.

Segundo estes homens, Manaus ainda é feita em preto e branco. Para estes homens, ou somos ricos ou somos miseráveis, poderosos ou desvalidos, aproveitadores ou esquecidos. E Manaus ensina, novamente, que não aceita mais o crachá de bobo nem o nariz de palhaço. Três domingos atrás, Manaus começou a dar mais uma lição aos seus piores alunos, e esfregou mais uma vez a verdade na cara dos “repetentes” da mentira. Manaus não quer mais viver de deuses de barro, tampouco de monstros de mentira. Manaus já acendeu as suas luzes há muito tempo. O azar é de quem gosta do escuro.

Não vai adiantar mais transformarem essa cidade colorida, com 2 milhões de almas, em um quadro preto e branco. Somos muitos, e somos muito diferentes. Somos professores e somos alunos, somos doutores e somos pedreiros, somos pretos e brancos, somos índios e caboclos. Somos peixeiros e empresários, taxistas e ambulantes. Somos patrões e funcionários. Somos pais, mães, filhos, netos. E somos todos diferentes. Só uma coisa nos iguala: somos manauenses.

Manauenses da gema, manauenses de Belém, manauenses de Sáo Luis, do Ceará, do Rio, de Porto Alegre. Somos nós, que fazemos essa cidade e que nela queremos criar nossos filhos, os donos dela. Não aceite que lhe digam que você tem dono, porque a verdade diz o contrário. Você é quem manda em Manaus. E graças a você, hoje não somos mais conhecidos como “aquela cidade encravada no meio da floresta, comandada pelo mesmo grupo há 30 anos”.

Hoje Manaus tem um prefeito, não é o prefeito que tem Manaus.

Lute por ela, exija que ela seja respeitada e tratada com dignidade. Não aceite que Manaus seja reduzida à Manaus de trinta anos atrás, miserável, abandonada, comandada por homens públicos que têm na mentira uma ferramenta de trabalho. Não aceite voltar no tempo, como se fosse voltar a ver aquelas carretas novamente estacionadas ali pelo Olímpico Clube, em frente ao Vivaldão, distribuindo, agora, em vez de ranchos, acesso em banda larga ao Orkut. Se pra você denúncia de corrupção é pouco, faça o seguinte: não deixe de votar neles pelo que dizem deles. Deixe de votar apenas pela falta de propostas mesmo, já é suficiente.

Veja como as coisas mudaram. Os mesmos homens que décadas atrás venciam eleições entre si, trocando seus cargos uns com os outros, agora precisam lutar por você, voto a voto, mesmo que estejam eleitos por antecipação desde 2004. Não existe pesquisa melhor do que o comportamento de quem “vai vencer”. Veja como pode ser incômoda, para este grupo, a presença de alguém de fora do grupo. Este é o poder que a honestidade de Manaus tem. O poder de unir todos eles, pela primeira vez à luz do dia, em torno de um único objetivo: tomar Manaus de volta. Esqueceram até antigas inimizades, uniram redações de jornal, compraram canais de tevê, dominaram emissoras de rádio.

Prove que Manaus não aceita mais escândalos e vitórias forjados, prove que Manaus quer de seus governantes mais respeito. Mostre que a sua cidade não aceita mais ser dirigida por quem sonega, por quem frauda, por quem calunia, por quem compra voto, por quem mente. Manaus não é feita de sonegadores, fraudadores e mentirosos. Manaus é feita de gente boa, de gente inteligente, de gente que presta. Manaus já não é mais só a Manaus do rancho, da intimidação, do colchão, dos jornalecos de beira de estrada, do desrespeito à sua inteligência. Manaus não é mais uma cidade de 2 milhões de pessoas, entregue a homens que querem governá-la durante dois anos, mas que não resistem a dois minutos de debate.

Não se intimide. Neste domingo, não assista de camarote o seu destino ser decidido pelos outros. Não aceite que jornais de mentira, unidos a programas de mentira, defendendo candidatos de mentira, usando pesquisas de mentira, digam quem você vai escolher. Porque o que vai ocorrer no domingo é a única, e repito, a única coisa sobre a qual eles não têm poder: você vai decidir o que quer, e não eles — e eles morrem por causa disso. Fiscalize, seja voluntário, denuncie boca de urna, compra de voto, não pra defender candidato A ou B. Faça isso a favor da sua cidade. Esqueça os discursos, apenas olhe pra trás e faça uma lista: quem esteve à frente dela esse tempo todo, enquanto ela só saía nas manchetes de jornais por causa de corrupção. Veja se não eram eles, todos eles, um após o outro, trocando de cadeira, fingindo brigas, jurando amores, enquanto você passava vergonha em cadeia nacional?

Quantas vezes, Manaus, você já teve oportunidade igual, nos últimos 30 anos? Oportunidade de derrotar Amazonino, Braga, Alfredo, Omar, Sabino Castelo Branco, Luis Alberto Carijó, Silas, De Carli, Plínio, Belarmino, os Souzas, todos juntos como nunca antes na história dessa cidade?

Quantas vezes você pôde decidir, num único dia, com um só voto, entre dizer se gostou de finalmente ser você mesmo ou se quer voltar a ter dono?

Faça melhor. Neste domingo, prove que sim, Manaus tem dono.

Você.

E mais ninguém.


* Blogueiro do Malfazejo http://omalfazejo2.wordpress.com/

2 comentários:

Carolina Coelho Varella disse...

Já tinha lido o texto no malfazejo e vim até aqui para deixar meu comentário e parabenizar a todos pela iniciativa do site.
Divulguem-o.

Anônimo disse...

Pobre Ismael vc esqueceu de lembrar ao sarafa o que ele tinha de mudar nesses quatros anos e nada fez....