segunda-feira, 13 de outubro de 2008

INÍCIO DAS ATIVIDADES DA OFICINA POLÍTICA NA COLÔNIA ANTÔNIO ALEIXO




Na sexta-feira passada, dia 10, o NCPAM deu início ao projeto de extensão – Oficina Política: a participação como controle político no bairro Colônia Antônio Aleixo, em Manaus. A expectativa de nós pesquisadores foi maior do que esperávamos, porque a juventude esteve presente para prestigiar e aprender, uma verdadeira troca mútua de conhecimento, particularmente por estarmos lá vivendo interagindo com a comunidade, e a reciprocidade correspondida com a intensidade do acolhimento. Sabermos que nossa iniciativa de levarmos à tona o processo de aprendizado do espírito democrático pode, com toda certeza, criar um novo tempo para este bairro, onde várias comunidades vivem; educar mentes para o futuro é mudar a vida de pessoas, valorizar os direitos é ter consciência da cidadania que lhes pertencem e, que não pode ser-lhes tirada. É germinação de um novo tempo, a juventude tendo em suas mãos instrumentos de mudança, consciente do seu tempo, do lugar, do ambiente em que vivem, e de onde pertencem. Na terça-feira, dia 14, estaremos novamente com a juventude do bairro, ensinando-lhes a importância da política para preservação de nossas vidas, de nossas famílias, do lugar que vivemos, do lago que são pertencido e dele se faz o sentido de viver (referencia ao Lago do Aleixo, lago importante para a vida das comunidades que tiram sua subsistência pesqueira, que vem sendo ameaçado por madereiras), especialmente almejando o sentido aguerrido de democracia, cobrando de autoridades políticas a visibilidade de existência, gritando liberdade, igualdade e fraternidade - dando sentido da necessidade de políticas públicas para assistir, em meio à carência dos direitos e justiça, a população que lá vive.

Basta vontade e força de cidadania para mudarmos a vida das pessoas, não importa o lugar, do simples lugar mudamos o mundo todo.


Um comentário:

Anônimo disse...

O bairro Colonia Antonio Aleixo é, de fato, um lugar fascinante, com sua gente aguerrida e solícita, cheia de história para contar e muito a nos ensinar. Acho que quem mais ganha somos nós do NCPAM, pois estamos diante de uma comunidade cheia de vida e rica em coragem e determinação. Contudo, faço apenas um adendo ao comentário do caro editor João Fábio Braga: não estamos fazendo somente o projeto "Oficina Política" no bairro, mas estamos também fazendo paralelamente o projeto "Oficina de educação etno-racial", dando aos comunitários da Colonia mais oportunidade de diálogo e troca de experiencias entre nós, da Universidade e eles, da comunidade.