sábado, 1 de novembro de 2008

DEMOCRACIA - PARTICIPAR É PRECISO!


Foto: João Fábio Braga

Luciana Véras*

Nos dias 10, 14, 23 e 31 de outubro, o NCPAM realizou na base de ações do bairro Colônia Antônio Aleixo o “Projeto de Oficina Política vinculado ao Projeto de Oficina Educação Etno-Racial”. Os dois projetos, de suma interação, dialogaram com a comunidade local, especialmente com os estudantes da rede municipal numa troca de teoria e prática, ensinamento recíproco e realidade.

Conforme a avaliação e os estudos de prospecção junto à comunidade, a maior deficiência do bairro é a situação de abandono e poluição do lago, que gradativamente vem sendo transformado em depósito de restos de madeiras das empresas que o circundam. A preocupação dos comunitários, inclusive da ONG CSELA – Centro Social de Educação do Lago do Aleixo é, tão somente, sobre a apropriação indevida do lago, o qual o descaso ecológico da área impede o tráfego dos navegantes oriundos do bairro, que por sua vez, está bloqueada pelos donos das madeireiras em certos pontos do lago, e isso demonstra a falta de fiscalização e intervenção políticas públicas no âmbito do poder municipal, estatal e federal.

O outro agente importante desses dias que o NCPAM esteve participando ativamente nos projetos, foi a participação do padre da igreja local, Pe. Orlando, o qual alertou sobre a cobiça da construção de um porto privatizado na entrada do lago, portanto, onde possivelmente com tal ação empreendedora ocorrerá o impacto ambiental com danosas proporções, e além de proporcionar o aterro parcial do lago, transformando-o em área de descarga náutica de detritos (esgoto sanitário) e existe ainda a ameaça da prostituição para a comunidade local.

Todo preocupação em volta desta questão, torna de grande importância o Projeto de Oficina Política que se propõe a conscientizar a importância do voto e ainda maximizar o processo democrático da cidadania, com os quais os alunos-pesquisadores do NCPAM marcaram presença num diálogo com a comunidade, que por intermédio do CSELA e do Senhor Isaac – um dos coordenadores do CSELA, da Universidade do Amazonas – UFAM e a Pró-reitoria de Extensão tem celebrado esta parceria na realização desta atividade social. Durante o debate, foi convidado a contribuir conosco, o secretário de governo municipal Marcos Barros, diretor clínico, na década de 70, do antigo Hospital do bairro, ele mesmo argumentou a importância do bairro atribuindo sua caminhada acadêmica e seu ofício de médico na época.

A comunidade, especialmente os estudantes dos bairros, debateu às questões propostas: Que escola temos? Que escola queremos? O debate atendeu as expectativas, pois foram desenvolvidas reflexões referentes à escola com criticas ao estado da escola, as condições de funcionalidade e ainda perspectiva para o futuro. Manifestando a necessidade de conscientização na manutenção da escola, com declarações de amor que expressam uma preocupação com o estado atual da escola e da cidade.

Na busca de evaporar a nuvem do analfabetismo político na transformação das mentes e corações, dos que ouvem e vêem as construções teóricas da academia, para que se construam mentes críticas situadas e datadas, e sejam no povir cidadãos partícipes dos processos democráticos deste país. Objetivando a palavra de análise no foco da compreensão e a concretização da responsabilidade social, por uma sociedade mais digna e mais livre de preconceito, aprimorando os mecanismos de controle social e dos avanços de garantias, de direitos e deveres, tornando o nosso bairro, nossa cidade, nosso estado e no país cada vez melhor para se viver.

* Pesquisadora do NCPAM e discente de Ciências Sociais da Ufam.

Nenhum comentário: