terça-feira, 16 de dezembro de 2008

APOIO INCONDICIONAL

Foto: Jorge Herrán

Toras podres de madeiras soterrando o braço do lago


"Olá amigo, Ademir Ramos!

Lendo ontem a matéria veiculada no jornal "Maskate", pude perceber o quanto estão querendo denegrir a sua imagem junto a opinião pública. E o mais impressionante é que na seção de comentários sobre a notícia, havia uma pessoa que afirmava que você já tinha feito muito mal à população indígena e por isso algumas lideranças não mais queriam você perto de nós.


Eu repudio esta inverdade, afirmando aqui o nosso apoio incondicional à atitude de denunciar supostas irregularidades no estudo prévio de impacto ambiental por certos consultores. O que fica claro nesta história toda, é o fato de que os grandes interesses econômicos deste estado, querem soterrar os direitos dos moradores do local que entendem que o empreendimento irá causar sérios danos ao meio ambiente e a consequente mudança de comportamento na população afetada que ao que tudo indica não quer a obra no local.

Vale ressaltar aqui que por lá existem também uma comunidade indígena que supostamente será afetada e em nenhum momento alguém sinalizou em consultá-la. Afinal esta questão de consulta pública da forma que fizeram é história pra boi dormir.

Quero aqui fazer menção da enorme contribuição que este Antropólogo (e não aprendiz de antropólogo) tem dado ao Movimento Indígena Amazônico e em especial nós aqui do Amazonas.


Lembro-me da sua enorme contribuição quanto a criação da União dos Povos Indígenas de Manaus - UPIM, que hoje é uma lacuna na defesa dos direitos dos povos indígenas na cidade de Manaus e por aí vai. Cito também a sua luta na criação da FEPI, e na preparação da mesma para ser administrada por um parente nosso, coisa que hoje é uma realidade.

Agora o mais importante de tudo, é a forma respeitosa e sempre afetuosa que o Sr. tem dispensado aos nosos parentes onde quer que vá, seja qual povo for e em nome dos Tikuna, meu povo, quero aqui agradecer tudo que tens feito em prol da defesa dos direitos e cidadania para os indígenas aqui do nosso estado.

Afirmamos aqui o nosso apoio incondicional à sua luta na defesa daquele espaço, onde a comunidade precisa ser respeitada e que os grandes grupos empresariais possam estar antenados porque entraremos de cabeça nesta luta que também é nossa.

ESTAMOS SEMPRE DE BRAÇOS ABERTOS AO AMIGO QUE NUNCA NOS ABANDONOU.

Conte com a população indígena, sempre!

Um abraço em nome de todos aqueles que são os verdadeiros protetores da nossa floresta!"


Aldenor Tikuna
Presidente da União dos Povos Indigenas de Manaus - UPIM

Nenhum comentário: