Reunidos em Rio Preto da Eva, na região metropolitana de Manaus, os professores Yanomami, em número de 19, participaram do curso de formação, promovido pela organização não-governamental SECOYA- Serviço e Cooperação com o Povo Yanomami. O curso iniciou no dia 10 de novembro e terminou no dia 12 de dezembro, contando com representantes dos seguintes Xaponos (malocas): Pukima, Raita, Kona, Ajuricaba, Missão Aracá e Cachoeira do Aracá, todos situados no Rio Negro, no Estado do Amazonas. Os componentes curriculares desenvolvidos foram tratados no campo da pedagogia, sociologia, metodologia, lingüistica (português e yanomami), somando uma carga de 244 horas de ensino.
Foto: NCPAM
O Professor e antropólogo Ademir Ramos, coordenador do NCPAM, contribuiu com esse processo de formação, trabalhando com os professores Yanomami o conteúdo de Sociologia, que tinha por objetivo analisar as diversas formas de contato no curso da história, bem como sua perspectiva quanto à redução, integração e expropriação do território indígena, em convergência com as transformações ocorridas na cultura Yanomami referentes às suas representações sociais e identidade étnica, visando à construção da Escola Yanomami, a começar pela discussão e elaboração do Projeto Pedagógico Diferenciado, considerando a especificidade de cada Xapono.
O curso de Sociologia foi centrado na tradição oral, desenvolvendo a compreensão dos conceitos fundamentais do campo do saber por meio de exercícios práticos, tendo por referência os Yanomami e seu processo histórico e, quando possível, o professor Ademir Ramos solicitava também a construção de pequenos textos sobre o conteúdo em estudo para ser interpretados coletivamente em vista a discussão da Escola como “espaço de luta e de sonho” como bem definiu um dos professores Yanomami.
Nenhum comentário:
Postar um comentário