sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

MANIFESTO CONTRA A CONSTRUÇÃO DO PORTO DAS LAJES

Foto: Jorge Herrán

O Núcleo de Cultura Política da Universidade Federal do Amazonas (NCPAM/ UFAM), enquanto parceiro dos comunitários da Colônia Antonio Aleixo, bairro de Manaus que agrega mais de 60 mil pessoas, vem a público denunciar a manobra do Governo do Estado, em conluio com a empresa privada Lajes Logística S.A, no que se refere à construção do Porto das Lajes, nas vizinhanças do Lago do Aleixo e do Encontro das Águas. O mega empreendimento, além de promover a depredação de nosso patrimônio cultural natural, também põe em risco a qualidade de vida dos moradores que habitam esse território desde os tempos do antigo leprosário de Manaus.

O projeto de construção do terminal portuário apresentado pelo Governo do Estado e pela empresa responsável junto com os especialistas da Liga Consultores, não salvaguarda os bens naturais localizados nas adjacências do empreendimento. As análises feitas por pesquisadores da UFAM, a pedido do Ministério Público, dão conta que “são previstos 63 impactos para o empreendimento, sendo que 04 são positivos e os demais são negativos para várias das componentes analisadas e mesmo assim o relatório (elaborado pelos pesquisadores associados à Liga Consultores) conclui que o empreendimento apresenta condições favoráveis a sua implantação considerando o cenário de governança ambiental”. Para os pesquisadores da UFAM, ao contrário da Liga, “a Matriz de impactos apresentada mostra equívocos entre atividades, impactos e áreas temáticas, impossibilitando a sua interpretação e análise final e por conseqüência, a integração dos resultados e também leva as conclusões errôneas quanto aos prognósticos”.

Desta forma, manipulando os fatos de modo oportunista, governo, empresários e pesquisadores da Liga Consultores, armaram esquema com algumas fábricas do Parque Industrial de Manaus para convencer a sociedade manauara da importância da obra e sua necessidade relativa ao desenvolvimento local. No entanto, desrespeitaram as comunidades vizinhas, quando excluíram do processo participativo os principais interessados que são os comunitários, moradores do Lago do Aleixo.

O NCPAM manifesta solidariedade às lideranças comunitárias e se posiciona contra a construção do Porto das Lajes e se coloca à disposição do movimento para discutir novas formas de enfrentamento para barrar esta obra, fazendo valer a defesa do meio ambiente e a qualidade de vida dos comunitários do Lago do Aleixo e vizinhança. Entende-se, que somente a mobilização popular contra esta ação arbitrária e predadora do nosso patrimônio fará frente ao descaso com que o Governo do Estado vem tratando esta questão, uma vez que o próprio EIA-RIMA Porto das Lajes destrata a população e ameaçam de morte o Lago do Aleixo e o nosso ícone identitário, que é Encontro das Águas. Não fique parado, manifeste sua indignação.


Nenhum comentário: