sábado, 2 de novembro de 2013

O JARAQUI APOIO A HOMOLOGAÇÃO DO ENCONTRO DAS ÁGUAS


A convocação do Movimento S.O.S Encontro das águas mobiliza os militantes das lutas socioambientais para juntos definirem a Programação de aniversário do terceiro ano de Tombamento do Encontro das Águas, que se consumou no dia 04 de novembro de 2010 sob a tutela do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O encontro na Colônia Antônio Aleixo é neste sábado (2) das 16 às 18h.

Os militantes do Movimento Jaraqui, que se encontram todos os sábados das 10 às 12h, na Praça da Polícia, na República Livre do Pina, no Centro Histórico de Manaus, estará fincando suas bases na Colônia Antônio Aleixo, na Zona Leste de Manaus, no Clube de Mães Irmã Ruth Moura, na Praça principal do Bairro, das 16 às 18h, neste sábado (2), para apoiar o Movimento S.O.S Encontro das Águas em favor da homologação do Tombamento deste patrimônio, que fora contestado na justiça pelo governador do Amazonas Omar Aziz (PSD), em favor da construção do Terminal Portuário da Vale do Rio Doce.

A convocação do Movimento S.O.S Encontro das águas mobiliza os militantes das lutas socioambientais para juntos definirem a Programação de aniversário do terceiro ano de Tombamento do Encontro das Águas, que se consumou no dia 04 de novembro de 2010 sob a tutela do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O encontro é realizado na Colônia Antônio Aleixo, com a participação dos comunitários, porque foram eles os primeiros a se manifestarem contrários a construção do Terminal Portuário – Porto das Lajes – no frontal do Encontro das Águas, atingindo diretamente a economia socioambiental dos comunitários desta microrregião de Manaus.

A pauta a ser discutida contempla uma ampla mobilização real e virtual pela homologação do Tombamento do Encontro das Águas, que no momento encontra-se em disputa no Supremo Tribunal Federal sob a relatoria do ministro Dias Toffoli. Tal iniciativa pode ser feita por meio do Ministério da Cultura ou diretamente ao Ministro através de Abaixo Assinado requerendo o julgamento do mérito da matéria.

Enquanto isso, o Movimento S.O.S. Encontro das Águas requer dos parlamentares, que apoio a causa, pronunciamentos nas Casas Legislativas marcando posicionamento em favor da homologação já do Encontro das Águas como ato efetivo da tutela do Estado. Com a mesma determinação os militantes desta causa estão empenhados juntos ao IPHAN em implantar de imediato as placas sinalizadoras do polígono do Encontro das Águas para assegurar a integridade física e saudável deste patrimônio do Amazonas, do Brasil e do Mundo. Não fique parado, seja mais um nesta luta.

Nenhum comentário: