terça-feira, 13 de maio de 2008

13 DE MAIO - UMA ABOLIÇÃO INCOMPLETA

"A abolição da escravatura é um processo a exigir do Estado brasileiro ações de governo capazes de reparar politicamente, economicamente e moralmente os feitos históricos acometidos contra os povos africanos em território nacional, que reduziram os homens pela sua diferença de cor em besta produtiva, insitituindo a monocultura, o latifúdio agrário e a sociedade patriarcal. Portanto, nesta data, 13 de maio, façamos um gesto de manifestação público, que denuncie o trabalho escravo, a discriminação, o preconceito, a intolerancia e o racismo no Brasil".

Ademir Ramos
Coordenador do NCPAM


Em Sessão Especial do Senado Federal em comemoração aos 120 anos da abolição da escravatura no Brasi, o pequeno trecho do comovente discurso do senador Cristovam Buarque:
"Embora tenha sido o mais importante gesto ou único gesto revolucionário da história do Brasil pois de lá pra cá só comodismo e uma abolição incompleta, não devemos sair daqui comemorando a abolição, mas sim preparados para o desafio de completá-la.

Tivemos 150.000 dias de escravidão e 43.830 de liberdade, é ainda um tempo muito curto para nossa história. Fiz um pequeno folheto com discursos de Joaquim Nabuco, onde se pode ver o nome de todos que falavam que ainda não era a hora de se fazer a abolição. E não importa quem assinou a lei, e não importou o partido, o que importava era acabar com a absurda vergonha da escravidão.

Hoje também temos quem fale: queremos educar todas as crianças mas não há dinheiro, queremos que todos os negros entrem na universidade mas não pelas cotas.

Completar a abolição é não ter filas nos hospitais,

Completar a abolição é que todos tenham um endereço e que depois esse endereço se transforme numa moradia com água e esgoto,

Completar a abolição é que a Amazônia seja permanentemente conservada,

Completar a abolição é acabar com a violência que está sobre tudo sobre os negros pobres,

Completar a abolição é garantir os direitos dos nossos índios,

Completar a abolição num mundo globalizado é olhar para a África e ver o que podemos fazer para ajudá-los,

Completar a abolição é garantir que a escola para os filhos da senzala seja a mesma do filho do condomínio.

As pessoas não achavam possível o fim da escravidão como hoje não acham possível a "escola igual pra todos".

Era preciso libertar os escravos, hoje é preciso libertar os cérebros!"

Senador Cristovam Buarque

Nenhum comentário: