domingo, 25 de maio de 2008

MIRANTE DO COTIDIANO - FEIJOADA DE SANTARÉM


Foto: Marcelo Henrique Sáez Quiñónez

* Marilene Fernandes

Não foram apenas costumes, danças, lendas, festas e dentre outras inúmeras manifestações culturais que são frutos da miscigenação racial do povo brasileiro, na sua formação. A Culinária do povo brasileiro também é uma das qualidades inigualáveis quanto ao sabor, beleza e variedade. No percurso histórico a culinária brasileira congrega variados pratos típicos e queremos aqui ressaltar a influência da cultura negra na Região Norte.

Os Africanos quando foram trazidos para o Brasil, já eram dotados de uma vasta sabedoria na Culinária. E nosso enfoque, é para um dos principais pratos tipicamente brasileiro -a feijoada- fruto da adaptação dos negros as condições adversas da escravidão, na qual eram privados dos direitos de uma alimentação “saudável”, em caráter de sobrevivência, como expurgos da sociedade, não participavam das refeições de seus senhores, para tanto, valiam-se do feijão preto, rejeitado pelos senhores e com sobras de carnes de porcos e bois, preparavam uma alimentação rica em cálcio, fósforo, ferro, etc. e em torno dos caldeirões alimentavam-se juntamente com seus filhos, unindo a fome com a sábia culinária africana, herança trazida e perpetuada até os dias de hoje, dando origem a um dos pratos típicos mais apreciados em todo o País.

Neste domingo, no Oeste do Pará, em Santarém acontece a mais tradicional feijoada santarena, uma iniciativa que perdura há mais de vinte anos e celebra a união, a solidariedade, a esperança e a fé de um povo que não cansa de sonhar por uma comunidade mais justa e igualitária.

O evento envolve pais e mães de família, jovens e adolescentes membros da comunidade de Santa Rita de Cássia, localizada no bairro Floresta, que reúnem-se desde as primeiras horas da manhã de sábado; trabalham em sistema de revezamento e passam a noite acordados para que no dia seguinte, no domingo, possam oferecer uma deliciosa feijoada para aproximadamente 1.000 pessoas, os ingredientes são frutos de doações de comerciantes, comunitários e religiosos, devotos de Santa Rita de Cássia.

Trata-se de um trabalho árduo, que tem por objetivo reunir a comunidade em prol de bens comuns ao povo santareno. Trabalham com alegria, motivados pela fé, gratos pelos milagres recebidos, e certos de que o trabalho realizado não será em vão. A Feijoada faz parte dos Festejos de Santa Rita de Cássia, e conta com a simpatia e participação de moradores de vários bairros de Santarém e de turistas que tradicionalmente visitam a cidade no período dos festejos.

Essa é, portanto, uma festa popular onde cultura e religião dão os braços, evidenciando a riqueza cultural religiosa do povo santareno e o compromisso social, que move o trabalho, fortalecendo laços de amizade e respeito, resgatando a esperança e fé do povo.


* Pesquisadora do NCPAM, discente de pedagógia da Universidade Federal do Amazonas.

Nenhum comentário: