domingo, 4 de maio de 2008

MIRANTE DO COTIDIANO - TRISTEZA, HORROR E TRAGÉDIA NO RIO SOLIMÕES (AM)



Para o sociólogo e professor da Universidade Federal do Amazonas Luiz Antônio, a cena do naufrágio em Manacapuru, no Amazonas, presenciada por ele, às 8h30 deste domingo (4) foi “um misto de tristeza, horror, tragédia anunciada. Centenas de pessoas atônitas, umas chorando, outras em silêncio fúnebres. Todas incrédulas frente a mais um acidente nos rios da Amazônia, desta vez, foi o barco Comandante Sales, a impunidade e o descaso continuam”.

Segundo o noticiário da Folha Online, a embarcação Comandante Sales, que naufragou na madrugada deste domingo no rio Solimões, na proximidade da cidade de Manacapuru (AM)às 5h45, estava irregular, segundo a Marinha. Ao menos dez pessoas morreram no naufrágio, no entanto, esse número pode mudar conforme ocorrem os trabalhos de resgate de vítimas. O barco transportava cerca de 113 pessoas, segundo estimativas divulgadas pela Marinha.

De acordo com informações da Marinha, o barco não estava inscrito na Capitania dos Portos e em janeiro foi apreendido por falta de documentação, além de estar navegando com tripulação sem habilitação.

Segundo a nota enviada pela Marinha, a embarcação não poderia estar em navegação no momento do acidente porque estava apreendida. A Norma da Autoridade da Marinha, segundo informa a nota, diz que o proprietário deveria comparecer à Capitania dos Portos de Manaus para apresentar sua defesa e a documentação para regularizar o barco, o que não aconteceu.

A capacidade de carga e passageiros da embarcação seria definida pela Capitania dos Portos quando o proprietário comparecesse para o processo de regularização, de acordo com a nota.

A embarcação tombou aproximadamente 20 minutos depois que partiu do Lago do Pesqueiro, onde ocorria uma Festa do Divino, quando tombou para um lado e foi invadido pela água.

Os passageiros da embarcação foram auxiliados, primeiramente, pelos ocupantes de outro barco que navegava atrás, de acordo com a Polícia Civil. Com a chegada do Corpo de Bombeiros, a embarcação acidentada foi estabilizada perto da margem do rio, e o resgate dos corpos que estavam no interior do barco começou.

A assessoria do 9º Distrito Naval de Manaus confirmou que dez corpos de vítimas do naufrágio já foram resgatados. Eles serão levados para Manacapuru. De acordo com a Polícia Civil, no entanto, antes do registro das mortes, os corpos precisam ser levados ao IML (Instituto Médico Legal) de Manaus para o reconhecimento. O trajeto de Manacapuru a Manaus, em barco veloz, dura três horas. A viagem comum pode levar seis horas, segundo a polícia.

O Comando do 9º Distrito Naval encaminhou cem homens para os trabalhos de buscas e resgate, além de uma embarcação do Corpo de Bombeiros, um navio e um helicóptero da Marinha e embarcações civis.

Um inquérito administrativo será instaurado pela Marinha para apurar este acidente, sob a coordenação da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental, que terá o prazo inicial de 90 dias para ser concluído, prazo que pode ser prorrogado por até um ano.

Nenhum comentário: