domingo, 18 de maio de 2008

MIRANTE DO COTIDIANO - "PRIMEIRO QUILOMBO URBANO RECONHECIDO NO BRASIL"

Em São Paulo, no município de Itatiba, o primeiro quilombo urbano oficialmente reconhecido no Brasil, conhecido como a comunidade do Quilombo Brotas, onde hoje vivem 32 famílias que descendem de Emília Gomes de Lima e Isaac de Lima, escravos de uma fazenda da região. Após a morte do fazendeiro, o casal foi alforriado e passou a morar no sítio Brotas, propriedade de um casal que ajudava escravos libertos e fugidos.

Para a antropóloga Patrícia Scalli dos Santos da Universidade São Francisco, que elaborou o relatório juntamente com a geógrafa Rose Leine Bertaco Giacomini, há indícios de que a localidade fosse um quilombo, abrigando escravos fugidos, desde 1700. Ela defende, inclusive, a hipótese de que Itatiba tenha sido fundada pelos quilombolas. Entre 1878 e 1885, Emília e Isaac conseguiram juntar dinheiro suficiente para comprar o sítio. A geógrafa Rose esclarece que, com o crescimento da cidade, o sítio Brotas acabou sendo englobado pelo perímetro urbano. Hoje, a área faz divisa com alguns loteamentos.

Por isso é considerado um quilombo urbano. É devido à força das mulheres que o grupo conseguiu se manter ao longo do tempo em seu território. Quem detém o poder no Quilombo são as mulheres nos diferentes espaços, desde as relações familiares, na hora de definir as normas internas do grupo ou até mesmo discutir questões de terras, sempre são as mulheres que dão a última palavra.

Nenhum comentário: