sábado, 20 de dezembro de 2008

AS AUTORIDADES DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

Foto: Luciney Araujo


Que absurdo esta opinião tão equivocada e injusta contra o movimento tão legítimo, bem intencionado e necessário que está sendo o SOS Encontro das Águas. Amigos de Manaus constitui uma luta do movimento social e da academia que está ligando saberes científico e tradicional em prol de uma Manaus mais digna e saudável. Tentar associar os denunciantes de crime ambiental aos empresários concorrentes do empreendimento predatório tem sido um golpe bem sujo corriqueiro dos empresários, dos órgãos ambientais e das empresas de consultoria ambiental, toda vez que se faz uma denuncia de crime ambiental e social. Estamos indignados pelo Professor Ademir Ramos ter sido utilizado como “bode expiatório” pelos autores do EIA/RIMA Porto das Lajes". Não precisa ter pós-graduação para saber se um EIA/RIMA omitiu os impactos ambientais e sociais que o empreendimento irá causar, e sequer identificou as áreas de preservação permanente, é porque este documento não é capaz de cumprir seus objetivos de propor mitigações e compensações aos impactos socioambientais.

Segundo o IPAAM (A Critica, 18/12/2008) há mais de 20 irregularidades no EIA/RIMA do Porto das Lajes. A má qualidade técnico-científica, a carência de veracidade, o desrespeito à legislação e a omissão têm sido uma constante nos EIA/RIMA dos professores da UFAM que integram a LIGA Consultores. Apesar da má qualidade dos estudos de impacto ambiental desta e de muitas outras empresas de consultoria ambiental, licenciamentos são constantemente concedidos pelos órgãos ambientais sem preencher os requisitos e a ética mínima necessárias. Nós do movimento social, ambiental e da academia descomprometida com os grandes interesses econômicos, aproveitamos este triste desserviço que parte da UFAM está prestando à sociedade, transformado-a em uma fábrica de EIA/RIMA comprometida com o empreendedor, para convidar o Ministério Público Federal do Amazonas a ajudar a organizar uma rediscussão sobre:

- Metodologia de controle ambiental através de EIA/RIMA;
- Os licenciamentos indevidos concedidos pelos órgãos ambientais;
-O verdadeiro papel da Universidade Pública Federa.l

Atenciosamente,
ElisaWandelli

PS. Leiam o absurdo do equívoco escrito no Maskate. Este jornal relacionou o SOS Encontro da Águas aos empresários concorrentes do Porto: "Os cientistas que elaboraram o EIA/RIMA, vinculados a instituições como UFAM, INPA e UEA, estão revoltados com as acusações levianas de pessoas desqualificadas, sem reputação acadêmica. São pesquisadores com PHD, doutorado e renomados em suas áreas e com longo histórico de trabalho ambientalista e social. Eles explicaram que foram contratados pela LIGA Consultores S/S para construção do EIA/RIMA. Para o leitor se interar esta é apenas a ponta do iceberg de interesses no milionário negócio da exploração portuária de Manaus que tem Di Gregório, Di Carli, Chibatão e outros poderosos na parada".

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu tenho orgulho de ser Amazonense mais não de ter este PARAENSE SAFADO COMO GOVERNADOR DO MEU ESTADO!

Quer fazer o que bem entende com o ENCONTRO DAS ÁGUAS com seus projetos,mirabolantes,faraonicos e eleitoreiros e alienodores como o BOLSA FLORESTA!que ele vá mexer lá no PARÁ que e terra de LADRÃO DE ONDE ELE VEIO.

Quarta-feira, Dezembro 24, 2008