sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

O ACRE SOB O DOMÍNO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

Foi no dia 11 de junho de 1901 que o governo boliviano arrendou o território do Acre para o Bolivian Syndicate, instituição formada por capitalistas norte-americanos e ingleses, como uma estratégia para estabelecer a soberania boliviana sobre aquele território e abrir um enclave de influência política e militar norte-americana na Amazônia.

*Roberto Monteiro de Oliveira

Poetas e boêmios guerreiros - Insatisfeito com a atuação do governo brasileiro, o governo do Amazonas interessado em receber os impostos sobre a vultosa produção da borracha financia outra expedição para retomar o território acreano para sua jurisdição.

Esta expedição constituída por boêmios e outros profissionais liberais de Manaus foi oficialmente chamada de Expedição Floriano Peixoto, mas ficou popularmente conhecida como Expedição dos Poetas que foi derrotada pelo exército boliviano em 29 de dezembro de 1900.

A Belle Époque - É bom lembrar que nesse período Manaus e Belém estão vivendo a Belle Époque, a chancelaria brasileira está cuidando também da questão do Amapá, a República brasileira está se estruturando, além do que, está ocorrendo a grande migração de nordestinos, com destaque para os cearenses, os arigós para a extração e defumação da borracha.

A comprovação das denúncias – Foi no dia 11 de junho de 1901 que o governo boliviano arrendou o território do Acre para o Bolivian Syndicate, instituição formada por capitalistas norte-americanos e ingleses, como uma estratégia para estabelecer a soberania boliviana sobre aquele território e abrir um enclave de influência política e militar norte-americana na Amazônia.

Os seringalistas acreanos prevendo as nefastas conseqüências da atuação do Bolivian Syndicate, com o apoio do Governo do Amazonas articulam nova resistência.

Plácido de Castro tendo organizado militarmente os seringalistas como oficiais e como combatentes os seringueiros inicia em Xapuri as novas batalhas no dia 06 de agosto de 1902.

No dia 24 de janeiro de 1903, Puerto Alonso é retomada e proclamada por Plácido de Castro capital do Estado Independente do Acre.

Os republicanos se posicionam – A partir desses fatos, sacudido pelo clamor dos brasileiros, Rodrigues Alves contrariando a posição das elites, acorda da letargia do Estado Brasileiro e nomeia o Barão do Rio Branco como ministro das relações exteriores que inicia as conversações que resultam no Tratado de Petrópolis.

Pelo tratado de Petrópolis a Bolívia reconhece a soberania do Brasil sobre aquele território e o Brasil reconhece a paternidade gentílica sobre os acreanos.

O Brasil retribui a Bolívia com dois milhões de libras esterlinas, constrói também a ferrovia Madeira/Mamoré para dar uma saída para os bolivianos para o Atlântico e, indeniza o Bolivian Sindicate.

Castigando uma região - Contrariando as aspirações dos revolucionários acreanos de ser mais um estado da nascente República Brasileira, Rodrigues Alves atendendo as pressões das elites da administração brasileira, no início de 1904 resolve que o Acre seria administrado diretamente pela Presidência da República, criando o primeiro Território Federal.

Nessa condição o governador do território era nomeado pelo presidente da república, o território não tinha constituição própria, não arrecadava impostos, enfim, uma total dependência do governo federal.

Dessa forma as elites burocráticas do Governo Federal tiravam do Governo do Amazonas a
arrecadação dos impostos sobre a produção da borracha e negavam aos revolucionários acreanos a autonomia tão desejada e, de sobra, criavam um enorme cabide de empregos bem remunerados para os amigos das figuras influentes da nova república.

Inicia-se assim uma fase dificílima para os acreanos em que os governadores do Território do Acre não tinham legitimidade nem representatividade dos acreanos e por isso mesmo não tinham nenhum compromisso com as aspirações daquele povo.

A luta continua - Foram 58 anos de resistência contra a corrupção de políticos premiada pela ausência do poder judiciário. Começava então, uma nova fase das lutas do povo acreano pela conquista da plena cidadania.

Em Xapuri, Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e em todas as localidades do Acre o povo se mobiliza para a luta política buscando a autonomia do Estado do Acre. São clubes políticos, organizações de seringalistas, de seringueiros que se unem buscando o objetivo maior daquela sociedade regional: participar plenamente da nação brasileira.

Até a conquista da plena cidadania os acreanos tiveram que enfrentar o autoritarismo do Estado Moderno Brasileiro que por algum tempo se sobrepõe às legítimas aspirações dos cidadãos acreanos em nome da ordem e da legalidade.

*Geógrafo do Núcleo de Estudos Amazônicos (NEAZ) da Universidade de Brasília.

Nenhum comentário: