sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

OS FANTASMAS DO PORTO DAS LAJES


Por trás do mega projeto de logística Porto das Lajes, articulado para ser construído no Parque Industrial de Manaus, ameaçando diretamente as diversas formas de vida do Lago do Aleixo, como também o cartão postal da Amazônia, o Encontro das Águas - Rio Negro e Solimões - há vários interesses. A nossa cordenação de pesquisa, em levantamento premilinar, identificou na internet várias notas que dão conta da complexidade deste empreendimento e suas relações internacionais, qualificando os atores, aliados e suas estratégias de negócio entre o público e o privado.

Manaus desperta interesse de gigante italiana de logística

Para Eduardo Braga, que recentemente anunciou um novo terminal de cargas privado em Manaus, a ser construído pela Log-In em parceria com uma empresa amazonense, o interesse da empresa italiana mostra a robustez da Zona Franca de Manaus.

A italiana Interporto Campano acena com interesse de instalar em Manaus uma estrutura semelhante à que mantém em Nápoles, no distrito comercial e logístico CIS-Interporto-Vulcano: uma gigantesca rede de galpões inteligentes ligada ao porto local por via ferroviária. É o que anunciou o presidente da companhia, Giovanni Punzo, à comitiva amazonense que iniciou no começo desta semana uma visita à Itália.

Visita - Segundo informações da agência de comunicações do estado, o governador Eduardo Braga passou por Nápoles na quarta-feira (9) a convite do empresário Luciano Cuccini, dono da Yamamai - maior rede de varejo italiana no ramo de lingerie e parceira do governo estadual na Fundação Amazonas Sustentável, a FAS. Lá, junto da comitiva, ele conheceu a operação da Interporto (foto, Agecom/AM).

Para Eduardo Braga, que recentemente anunciou um novo terminal de cargas privado em Manaus, a ser construído pela Log-In em parceria com uma empresa amazonense, o interesse da empresa italiana mostra a robustez da Zona Franca de Manaus. O governador deve receber nos próximos dias uma comissão liderada pelo próprio Punzo. Com informações da Agência de Comunicação do Estado do Amazonas.

Gigante - O distrito italiano de comércio e logística CIS-Interporto-Vulcano é um complexo de aproximadamente 5 milhões de metros quadrados que conta com terminal de contêineres, hub de carga aérea e ligação ferroviária com os principais portos da região centro-sul da Itália (Taranto, Gioia Tauro, Napoli, Salerno e Bari). Além do centro de distribuição atacadista da CIS, considerado o maior do continente europeu, e do centro de logística Nola Interporto, a estrutura abriga o centro de eventos e compras Vulcano: nada menos que 148 lojas e pontos de venda de varejo.

Fonte: Canal do Transporte; 10/04/ 2008.

Nenhum comentário: