sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

PORTO DAS LAJES: “O BICHO TA PEGANDO”

Foto: Kermeson Macedo
Os comunitários do Lago do Aleixo, em Manaus, vêm sendo assediado de toda forma para aceitar a construção do Porto das Lajes nas mediações do Encontro das Águas, cartão postal de nossa Amazônia. Os comunitários denunciam que a Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) em conluio com a Empresa Lajes Logística, vem prometendo mundos e fundos para obter o aceite em favor do mega-projeto do complexo das Lajes.

Nos últimos dias, a Empresa Lajes Logística comprometeu até o SESC e o SENAI, alegando que estariam contatando de imediato os moradores das comunidades do Lago para capacitá-los e que, futuramente, iriam trabalhar diretamente no projeto. Além dessa promessa, o Vampirão das Lajes, como os moradores chamam os cartolas da Empresa Lajes e da SUFRAMA, andam prometendo também a realização de outros feitos mirabolantes.


No entanto, na quarta-feira (21/1) às 19h, no clube de mães, depois de uma ampla comunicação no bairro por meio de carro volante, os comunitários se reuniram e discutiram seus pontos de vistas, quando definiram suas formas de lutas contra o Vampirão das Lajes. Ficou acertado que iriam compor um Comitê Gestor Comunitário (CGC) representado por todas as organizações do bairro e, em última instância, para sanear dúvida e disputa de qualquer interesse, recorreriam a Assembléia Geral. Com esse ato, o CGC passa a ser legitimamente e legalmente o único interlocutor das comunidades do Lago do Aleixo, zona leste de Manaus.


Por fim, a estratégia dos “vampirão das Lajes” é promover Fóruns de discussões que venham empanar as Audiências Públicas. Sabe-se que a SUFRAMA deverá capitanear estas ações.


O bicho ta pegando

O Ministério Público (MP) Estadual do Amazonas deverá compor com o MP Federal no julgamento do Inquérito Civil Público instaurado para apurar a regularidade ambiental do empreendimento denominado Porto das Lajes, assim que os líderes comunitários do CGC souberam da notícia disseram que “o bicho ta pegando”. Entre os considerando apresentados no processo, o MP Federal justifica que “o mencionado empreendimento será construído no Encontro das Águas, que é um símbolo para o Município de Manaus, para o Estado do Amazonas e também para o Brasil”. Ainda mais: “que tanto o Rio Negro quanto o Rio Solimões são internacionais, de modo que o Rio Amazonas, resultante desse encontro, também o é, razão pelo qual são bens da União (art. 20, III, da Constituição Federal”. O processo está em curso aguardando o pronunciamento dos citados. O fato é que os demais processos movidos contra as indústrias e madeireiras que poluem o Lago do Aleixo também serão julgados nesta esfera.

Notificação do IPAAM a empresa

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), em respeito às manifestações dos comunitários, em Audiência Pública (14/11), dos especialistas e do MP do Amazonas, resolveu notificar a Empresa Lajes Logística S/A (Log-in intermodal S/A, Rio de Janeiro e Juma participações S/A, sediada em Manaus), por não cumprimento das exigências legais que deveriam está expressas na Análise de Impacto Ambiental (EPIA/RIMA), o que obriga os interessados a formular novos estudos complementares “esgotando tecnicamente os assuntos de impactos e as medidas mitigadoras”.


Nas conclusões do Parecer Técnico n.o 0101/08, do IPAAM, datado de 05 de dezembro passado, entre outros procedimentos, recomendados consta: “dar ciência ao interessado da necessidade de complementação do estudo ambiental, devendo ele observar a necessidade de sanear os aspectos técnicos das considerações acima, bem como a totalidade dos elencos de contribuição apresentadas pela 49a PRODEMAPH – MPE – CCA-UFAM E da SEMMA, observando o que preconiza a Legislação de licenciamento”. Enfim, os doutores da empresa Liga Consultorias S/A. responsáveis pela Análise do Relatório de Impacto Ambiental foram reprovados nas provas de exame da legislação pertinente e na análise dos fatos.


UFAM será interpelada


O Comitê Gestor Comunitário do Bairro Colônia Antonio Aleixo deverá interpelar juridicamente a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) quanto à responsabilidade de autoria da Análise dos Relatórios de Impacto Ambiental da construção do complexo portuário das Lajes, porque os doutores da empresa Liga Consultoria S/A, responsáveis pelos relatórios, se identificam, quando conveniente, como da UFAM, o que pode ser comprovado na Ata da audiência Pública e no Parecer Técnico acima citado do IPAAM. O Pior de tudo é que os comunitários começam até acreditar no comprometimento da UFAM, pelo silêncio da reitoria e pelos atos de depredação que a direção da UFAM vem promovendo no Campus Universitário.

3 comentários:

MIGUEL ANTONIO BRANDT CRUZ disse...

Nós, do PV/ AM, repudiamos o processo levado a efeito contra o patrimônio cultural, paisagístico e simbólico da Amazônia "Encontro das Águas" e contra as comunidades de seu entorno, colocamo-nos à disposição do NCPAM e dos demais envolvidos na derrubada desse projeto espúrio de construção do empreendimento objeto do protesto para, em conjunto, proceder à realização de uma Audiência Pública na Assembléia Legislativa do Amzonas com a urgência que o quadro demanda.

Miguel Antonio Brandt Cruz
Secretário de Organização do PV/ AM
tel's 9169 23 41/ 3183 43 88/ 3183 43 90 (Gabinete do deputado Angelus Figueita)

e-mail oykosmiguel@gmail.com
www.oykosmiguel.blogspot.com

Anônimo disse...

Abaixo o Porto das Lages!

Abaixo o Governador e seus súditos maquiavélicos.

Salve o povo da colônia Ant. Aleixo.

Salve a natureza e a vida aquática do lago do aleixo.

Anônimo disse...

Faço parte do DCE-UFAM/2009-2010 e preciso de pessoas dispostas a participarem da mesa do Forúm sobre Construção do Porto das Lages em Manaus que ocorrerá no dia 29 de agosto de 2009 às 8hs na UFAM. Por favor quem puder colaborar com o nosso entendimento participando da mesa entrar em contato comigo pelo telefone: 36114696/91678114/81695662 ou pelo e-mail: pantrynha@hotmail.com.
a. Catarina Ágata - Diretora de Meio Ambiente.