terça-feira, 6 de janeiro de 2009

UMA EXPERIÊNCIA BEM SUCEDIDA NO AMAZONAS


Ademir Ramos*

A modalidade de Educação a Distância concebida e realizada pela UEA – Universidade Estadual do Amazonas por meio do PROFORMAR - Projeto de Formação para o Ensino Fundamental, qualifica-se pela natureza do curso ministrado, organizado e desenvolvido a partir do método fenomenológico/construtivista a sustentar o projeto político pedagógico fundamentado não mais na concepção binária de tempo e espaço com formato analógico, mas, na visão digital, histórica e dialógica como bem definiu o autor de Pedagogia do Oprimido, quando afirmou que: “o diálogo é este encontro dos homens, mediatizados pelo mundo, para pronunciá-lo, não se esgotando, portanto, na relação eu-tu” (FREIRE, 1975, p. 93).

Nesse universo, ensinar é fazer-se compreender no processo de aprendizagem, é promover a relação de saberes dos atores em cena, é “construir, reconstruir, constatar para mudar, o que não se faz sem abertura ao risco e à aventura do espírito” (FREIRE, 1997, p. 77).

Essa aventura permite com que o homem possa navegar nas palavras e no mundo, compreendendo os múltiplos sentidos nos referidos contextos de comunicação para bem pronunciá-la, inaugurando entre os agentes, atitudes dialógicas e interativas, fundamentadas nas experiências intelectuais adquiridas no processo de conhecimento das relações de saberes, seja de forma presencial/analógico ou por meio dos recursos da TCI – Tecnologias de Comunicação e de Informação: computadores, internet, computadores em rede, hipertextos, correio eletrônico, fórum e bate-papo ou chat.

Nesse processo, vivenciamos experiências referentes à modalidade EAD – Educação a Distância, desde a década de 1960, tendo por identificação Projeto Minerva, Logos I e Logos II, Telecurso 2.000, Salto para o Futuro, TV Escola, entre outros.

No Brasil, a LDB definiu em seus termos, três modalidades de ensino: presencial, semipresencial e a distância. Todas as modalidades devem ter como objetivo principal à efetivação do processo de aprendizagem do educando e sua formação como um todo – competência cognitiva, social e afetiva.

No Amazonas, a UEA, em cumprimento as determinações do FUNDEF – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério, bem como articulada com os novos parâmetros da LDB referente à Década da Educação (1997-2007), participou efetivamente da formação dos professores leigos, garantindo a graduação de aproximadamente 16 mil profissionais do Ensino Fundamental.

O PROFORMAR, que iniciou suas atividades em janeiro de 2002, foi o responsável pelo cumprimento dessa missão institucional. Para esse fim, as práticas curriculares do Projeto obedeceram a seguinte carga horária: 1.815 horas de aulas para conteúdos curriculares de natureza científico-culturais; 420 horas comprometidas ao longo do curso com as práticas dos componentes curriculares; 420 horas para estágio curricular supervisionado a partir do final do primeiro módulo, além das 200 horas de atividades acadêmico-científico-culturais, o que resulta numa carga de 2.855 horas de formação.

O Projeto foi concebido no espaço do Curso Normal Superior/UEA em duas etapas de formação, iniciando em 2002 e encerrando suas atividades em 2008. A proposta pedagógica contemplava a graduação dos formandos no Curso Normal Superior, em modalidade de licenciatura plena com habilitação para as Primeiras Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil.

O diferencial do curso fazia notar pela consecução dos objetivos promotores da educação e o desenvolvimento científico da Amazônia; realização de pesquisa, ensino e extensão numa perspectiva criativa; elaboração, execução e monitoramento das políticas de desenvolvimento governamental e realização de intercâmbio e cooperação com Universidades e demais Institutos de pesquisa.

O grande feito acontecia de forma simultânea em todo o Estado do Amazonas circunscrito numa área de 157.782.000 hectares, sendo o maior Estado da Federação, com uma população estimada em três milhões de habitantes, configurado por sua diversidade etnocultural e pela sociobiodiversidade. O nosso Amazonas representa um terço de toda Amazônia Brasileira, lamentavelmente, marcado pela perversa desigualdade social existente, com indicadores que denunciam variações entre 0,4 e 0,6 do Índice de Desenvolvimento Humano.

Razão esta que obriga necessariamente os formuladores de políticas públicas investirem ainda mais na qualificação do ensino, graduando e potencializando professores e alunos para o exercício de práticas inovadoras fundamentadas no desenvolvimento das competências intelectuais para o fortalecimento das organizações sociais e democráticas.

Tomado pela aventura do espírito humano de criar e recriar, abstraída das lições Freiriana, o PROFORMAR recorreu as Tecnologias de Comunicação e de Informação para implementar no Amazonas como um todo, a graduação dos professores das escolas públicas dos 62 municípios, institucionalizando Centros e Núcleo de Ensino Superior vinculados diretamente a UEA localizada em Manaus, na capital do Estado.

Assim foram criados os Centros de Estudos Superiores de Tabatinga e Tefé (Rio Solimões) Itacoatiara, Parintins (médio e baixo Amazonas). Do mesmo modo, foram institucionalizados também os Núcleos de Ensino Superior: São Gabriel da Cachoeira (Rio Negro), Manicoré e Humaitá (Rio Madeira), Carauari e Eirunepé (Rio Juruá), Lábrea e Boca do Acre (Rio Purus), Manacapuru e Careiro (Rio Solimões), Coari (Rio Solimões), e Maués (médio Amazonas).

Os Centros e os Núcleos, assim como as escolas nos pólos municipais alocavam as turmas de formandos do PROFORMAR, que desenvolveu competências cognitivas ampliadas por uma plataforma tecnológica geradora de um Sistema de Ensino Presencial Mediado.
No entanto, como sabemos esses procedimentos não são suficientes para garantir a qualidade da EAD. Portanto:
tem de ser levado em conta o contexto histórico-cultural em que ocorrem esses processos formativos, para se compreender as limitações e as possibilidades de práticas pedagógicas como colaboradoras no processo de construção da autonomia do aluno, em suas diferentes dimensões e não somente limitada à aprendizagem autônoma, ao estudo independente (PRETI apud RECH, 2008, p.1).

A especificidade do Projeto de Formação coordenado pela UEA credenciou-se como tecnologia social aplicada à formação continuada à distância pela capacidade de inclusão social na perspectiva de afirmação e reconhecimento da cidadania. Nesse contexto é importante destacar o ambiente pedagógico construído, caracterizado pelo valor coletivo da participação, respeitando os processos próprios dos formandos como aprendizagens essenciais fundamentados nas múltiplas relações vivenciadas no ambiente escolar mediado pelo Professor Assistente de forma presencial nas salas de aula virtual.

Bem diferente de outros modelos instituídos de Educação à Distância, como bem caracterizou a autora Bernadete A. Gatti, no texto Formação de Professores a Distância - critérios de qualidade: “os alunos em processo de educação a distância não contam com a presença cotidiana e continuada de professores, nem com o contato com seus colegas” (GATTI, 2002, p. 11).

O PROFORMAR, ao contrário, não só propiciou a mediação dialógica no processo ensino-aprendizagem por meio de TV e outros meios interativos de comunicação, como também, despertou nos formandos e no próprio educador virtual (titular) e assistente (presencial) atitudes inovadoras quanto ao meio ambiente, cultura, economia-política, entre outras.

Destacou-se, sobretudo, a inserção dos formandos na cooperação de esforços para transformar as condições materiais de suas comunidades referenciadas na educação como matriz de desenvolvimento humano. No curso dessas ações, leia-se o depoimento da professora Cleidiane dos Santos Soares, da turma de Parintins, que faz uma avaliação destemida do Projeto, conferindo a proposta metodológica e a qualidade dos resultados materiais e políticos.

Temos plena convicção que ao concluirmos o Curso Normal Superior relacionaremos todo o conhecimento adquirido, contextualizando-os com nossa prática educativa, elevando desse modo o Ensino no nosso município, no nosso país e oferecendo oportunidades de conhecimento para vários docentes e discentes.

O depoimento da jovem educadora parintinense também nos faz pensar sobre a eficiência metodológica do PROFORMAR quanto ao desenvolvimento de novas competências e habilidades para a realização de outros projetos de formação, que promovam a democratização e acesso a escolarização em todos os níveis, incluindo a pós-graduação e os cursos de profissionalização demandados pelos segmentos produtivos.

O PROFORMAR, portanto, enquanto método se afirmou tanto pelos resultados pedagógicos alcançados como também pelo domínio da tecnologia apropriada, a mediar o presencial e não-presencial no ambiente da Educação a Distância, tratando-se, especificamente, de uma metodologia aplicada na região Amazônica, que exigiu dos agentes da UEA um planejamento logístico e objetivo para assegurar a operação de funcionamento do sistema. A experiência vivenciada no Amazonas pode ser transferida para qualquer outro território, sob a orientação de uma política de valorização do capital social local e pela criação de estruturas motoras que promovam o desenvolvimento humano.

* Professor, antropólogo e coordenador do NCPAM, no PROFORMAR/UEA foi Professor Titular e coordenador da disciplina Educação Indígena. Texto adequado para está edição.


REFERÊNCIAS:
AMAZONAS.
Áreas Protegidas do Estado do Amazonas: subsídios para estratégia estadual de conservação da biodiversidade. Manaus: SDS/IPAAM/CI, 2003.
_____________.PROFORMAR. Manaus: UEA, s/d.
ANTUNES, Celso. Como desenvolver as competências em sala de aula. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
BRASIL. Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância. Brasília: MEC
COLABORA (2008). Disponível em http://www.ricesu.com.br/n9/artigos/n_9/id04a.htm
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.
____________. Pedagogia da Autonomia. São Paulo, Paz e Terra, 1997.
GATTI, Bernardete. (2002). Disponível em http://www.tvebrasil.com.br/SALTO/boletins2002/ead/eadimp.htm
MERLEAU- PONTY, Maurice. Textos escolhidos/Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1980.
NISKIER, Arnaldo. LDB: a nova lei da educação: tudo sobre a lei de diretrizes e bases da educação nacional: uma visão crítica. Rio de Janeiro: Consultor, 1996.
PRETI, Oresti. (2002). Disponível em http://www.tvebrasil.com.br/SALTO/boletins 2002/ead/eadimp.htm
_______.Disponível em http://www.nead.ufmt.br/principal.php?area=producao_artigo&tipo_producao=3
SCHLEMMER, Eliane; GARRIDO, Susane; CALEFFI, Paula. (2006). Disponível em http://www.unisinos.br/pesquisa/educacao-digital/
RECH, Rose A. Colognese. (2008). Disponível em http://www.partes.com.br/educacao/educacaodistancia.asp

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