terça-feira, 13 de janeiro de 2009

O NEGÃO DAQUI E O NEGÃO DE LÁ



João Fábio Braga*

H
á quem afirme a comparação do “Negão” Amazonino Mendes com o Negão Barack Obama.


Porém, sabemos, que o Negão Obama, presidente eleito e preste assumir o posto, está simbolizando a mudança, carisma aliado à poesia do discurso; paira sobre esta representatividade a ansiosa incerteza de como conduzirá o cargo.

O outro “Negão” que mais uma vez governa Manaus, dizem as más línguas o diabo o apelidou sob o símbolo da rosa e da cruz, o qual a história política os amazonenses conhecem, ao ponto de os fatos históricos serem riscados ou manipulados, isto é, os fatos tendem a ficar avessos escamoteando à idéia concreta de corrupção e escândalos do passado, tais ilicitudes são resignificadas na âncora da competência e da experiência, justificando o delírio da mudança e o retorno do mais do mesmo. Essa é grande verdade.


Assim como o diabo, ser devir de muitas mutações, o Negão Amazonino é uma metamorfose ambulante, especialmente quando se metamorfoseia de abelha à Negão (nem afro-brasileiro ele é, ou melhor, uma espécime de caboclo de Eirunepé), um homem adaptando-se aos novos tempos, carregando o tom de mudança e de trabalho. Lembro do velho Vargas, voltando ao braço do povo sob tais alegações ou qualquer comparação é inevitável à figura do Paizão, simbolismo mais que “louvável” e vocabulado nas expressões de carinho, de afeto, de identificação ao ser comum e igual, ou como dizem por ai: Negão é legal, Negão é a verdadeira mudança, Negão tem paixão pelo povo, etc.

O Negão; sabe-se, principalmente a justiça, que ele é o Todo-Poderoso, superior a todos os direitos, é intocável, é imaculado, assim faço refletir as palavras de Machado de Assis, quanto à ambição do Diabo de trazer as boas novas aos homens, construindo sua igreja na terra:

A venalidade, disse o Diabo, era o exercício de um direito superior a todos os direitos. Se tu podes vender a tua casa, o teu boi, o teu sapato, o teu chapéu, coisas que são tuas por uma razão jurídica e legal, mas que, em todo caso, estão fora de ti, como é que não podes vender a tua opinião, o teu voto, a tua palavra, a tua fé, coisas que são mais do que tuas, porque são a tua própria consciência, isto é, tu mesmo? Negá-lo é cair no obscuro e no contraditório. Pois não há mulheres que vendem os cabelos? não pode um homem vender uma parte do seu sangue para transfundi-lo a outro homem anêmico? e o sangue e os cabelos, partes físicas, terão um privilégio que se nega ao caráter, à porção moral do homem? Demonstrando assim o princípio, o Diabo não se demorou em expor as vantagens de ordem temporal ou pecuniária; depois, mostrou ainda que, à vista do preconceito social, conviria dissimular o exercício de um direito tão legítimo, o que era exercer ao mesmo tempo a venalidade e a hipocrisia, isto é, merecer duplicadamente.


A mera comparação do Negão daqui com o Negão de lá é espúria, é somente o verdadeiro apólogo à demagogia.

Coordenador Editorial do NCPAM e cientista social*

FONTE: fabiobraga.wordpress.com/

Um comentário:

Anônimo disse...

O povo americano acha que Obama e um milagre,isso mesmo milagre, não sabe quanto trabalho terá para reativar o equilibrio economico,social e politico dos EUA,depois de longos 08-oitos anos de governo BUSH que destuiu o sonho americabo derramado em crise global,será que OBAMA terá coragem de enfrentar as grandes corporações especulativas das bolsas de valores americanas,a industria bélica,os banqueiros ditos falidos,ou seja meros especuladores,sabotadores e exploradores do povo norte-americano?
A meu ver deveria ser criado um conselho de justiça americano, para averiguar os criminosos de guerras como G.BUSH e os banqueiros falidos,especuladores da boa fé,do emprego,da moradia do sustento da classe média e pobre NORTE-AMERICA e serem julgados em tribunais como os da Holanda haia,não passam de criminosos do bem estar social, tudo isso resaca do capitalismo selvagem do seculo XXI!