terça-feira, 5 de março de 2013


RETRATAÇÃO DA TV AMAZONAS: ESCLARCIMENTO FAZ


Quase 2 (dois) anos depois a TV Amazonas cumpre ordem do Ministério Público Federal em defesa dos processos próprios das culturas indígenas contra arrogância de alguns religiosos, políticos e outros detratores destas culturas.

O editor desta página, professor e antropólogo Ademir Ramos esclarece para fins de direito e, em respeito às nações indígenas do Brasil, que em nenhum momento foi informado pela editoria de jornalismo da TV Amazonas (sucursal da Globo na Região), que a entrevista pautada na sexta-feira (1), às 7h15, no Bom dia Amazônia com ele e a vice-coordenadora da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), Sonia Guajajara, era em cumprimento a ordem do Ministério Público Federal (MPF/AM), contra as afirmativas assacadas pelo pastor Laércio Ribeiro, em entrevista que fora ao ar no dia 19 de agosto de 2011, no mesmo telejornal, contra os costumes e valores das culturas indígenas da Amazônia.

Na ocasião, segundo nota do MPF/AM abaixo, o pastor apresentou uma visão unilateral a respeito das manifestações culturais dos povos indígenas ao classificá-las como "subculturas", estabelecendo relação de inferioridade hierárquica com a cultura dos não indígenas. Ademir Ramos e Sonia Guajajara reafirmam que desconheciam a razão da entrevista e só ficaram sabendo no final da matéria, quando o apresentador noticiou que se tratava de uma ordem do Ministério Público.

Somente segunda-feira (4), com a nota publicada pelo MPF/AM é que o fato foi esclarecido. Contudo, os entrevistados sentiram-se lesados por não ser informados antecipadamente pela TV Amazonas que, recorrendo a esse expediente não muito ético, fez cumprir uma ordem do Ministério Público Federal lavrada há quase 2 (dois) anos atrás. O fato é recorrente, pois, quando se trata de recompor a verdade em favor das nações indígenas tudo é feito por meio de subterfúgio e de forma “lenta e gradual”, provocando graves danos a vida e cultura desses povos.      

Nenhum comentário: