sábado, 10 de maio de 2008

NCPAM REALIZA OFICINA DE TEXTO



O ofício acadêmico deve desenvolver competências intelectuais em sintonia com habilidades artísticas e profissionais que qualificam os atores quanto ao saber fazer. Nessa perspectiva, o Núcleo de Cultura Política do Amazonas (NCPAM), com o apoio do Programa Atividade Curricular de Extensão (PACE) da Universidade Federal do Amazonas, vem implementando Oficinas de Textos junto aos alunos do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), que pretendem qualificar ainda mais sua prática acadêmica em função do fortalecimento das ações realizadas pelo NCPAM.

Os pesquisadores do NCPAM referenciados pelos projetos em curso no campo da Cultura Política explicam que “precisam aprimorar cada vez a qualidade de seus textos, primando pela variedade das formas de linguagem em respeito à comunidade”. Para o coordenador do Núcleo, professor Ademir Ramos “faz-se necessário diversificar os textos e dar visibilidade para interagir com os atores afins”.

As oficinas iniciaram-se nessa sexta-feira (09/05) às 9 horas, no ICHL, no Campus Universitário, com a participação do professor Walmir Albuquerque, ex-reitor da UFAM, contando também com a presença da diretora Magela Andrade, representante da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Amazonas.

Na abertura dos trabalhos, o professor Walmir Albuquerque, enquanto convidado, salientou a importância da iniciativa, afirmando que “precisamos sair da noção do ‘trabalho escolar’ para a prática reflexiva acadêmica. Esse exercício funda-se na textualidade e contextualidade, exigindo dos atores a capacidade de leitura e análise”.

Para o ex-reitor da UFAM, que é doutor em comunicação pela ECA/USP, “ninguém começa pensar eletronicamente. Na verdade, os meios eletrônicos potencializam as formas de pensar”. Dessa feita, “o conhecimento é um processo cumulativo, que exige competência, habilidade e estilo”, conclui.

A continuidade dos trabalhos das Oficinas de Textos está sob a competência do professor Tenório Telles, editor da livraria Valer, que é um dos parceiros do NCPAM na realização do evento. Assim sendo, a partir deste sábado (10/09) das 14 às 16 horas, assim como todos os sábados até o dia 06 de junho próximo, estarão acontecendo as Oficinas de Textos, nas dependências da Livraria Valer (Rua Ramos Ferreira, nas proximidades da Av. Getulio Vargas, no centro de Manaus).

O objetivo das oficinas, segundo uma das facilitadoras, a pesquisadora Marilene Fernandes, “é promover a difusão da ciência centrada na produção e análise de textos jornalísticos, literários e científicos, instituindo normas gerais que regrem a forma dos textos a serem publicados tanto na página como também na Revista Puxirum do NCPAM”. No final das oficinas os alunos farão uma avaliação, conferindo a proposta de trabalho com o desempenho das atividades implementadas, quando também serão avaliados pela sua produção.

3 comentários:

Anônimo disse...

Foi uma excelente iniciativa do NCPAM, de nos proporcionar esta oportunidade unica, da oficina de texto. A aula ministrada pelo professor Tenório Teles no sábado. Foi recheada de conhecimento, sabedoria e entusiasmo! acredito eu, assim como toda a turma, se sentiu motivada e inspirada a levar adiante o desafio de produzir textos com qualidade.

Anônimo disse...

Quero agradecer a paceiria feita com a Livraria Valer na pessoa do Sr. Tenório Telles que nos prestigiou graciosamente com seus conhecimentos na área literária. Foi nos de muita satisfação participar e prestigiar esta aula e as outras que futuramente farão parte de nossa memória.

Unknown disse...

O comentário não pode ser outro, a não ser sobre a excepcional aula ministrada pelo Prof.Tenório Telles no último sábado. Fiquei em estado de admiração e contemplação, ouvindo as palavras sábias de um notório intelectual.

Se utilizarmos como referência de aprendizagem essa primeira Aula, o objetivo a ser alcançado pela oficina de texto, no sentido de capacitar atores para saber fazer,será plenamente realizado, pois através da primeira aula já tivemos uma gosto,através das argumentações do Prof. Tenório, do que é ter "capacidade de leitura e análise", de "competência,habilidade e estilo" que é a finalidade do curso.

" Escrever é um ator criador, milagroso.o ato de escrever è se afirmar diante do mundo com coragem e consciencia,é ter responsabilidade, renunciar e se sacrificar para iluminar e ser ponte na vida das pessoas"

Está é uma pequena síntese do que foi expresso pelo Prof. Tenório, para não deixar dúvidas quantos às considerações que fiz a sua pessoa anteriormente.
De fato já temos um bom tutor para iniciarmos nossa empreitada como construtores de conhecimento de qualidade, pois concerteza muitos colegas despertaram da letargia, visto que despertaram da “ conformação que é a morte da alma” e já demonstram através dos comentários o “ existir para si para os outros” que é o expressar por meio da escrita seus pensamentos e a interpretação do mundo que o cerca.
Estamos de parabéns, pois como afirma Hannah Arendt “ as palavras constituem ação(..) e o discurso faz do homem um ser político e livre”, portanto é por meio das palavras que nós revelamos nossa identidade,nos inserimos e brotamos no mundo intelectual e político.