domingo, 30 de janeiro de 2011

ALCOA INVADE "O ESPELHO DA LUA" DAS AMAZONAS

A grita é geral. A Alcoa que já provocou tamanha desordem ambiental na região de Juruti, no Estado do Pará, resolveu expandir também sua propecção mineral para o município de Nhamundá, situado a 383 km de Manaus, por via aérea. O fato é que, assim como a mineradora Vale do Rio Doce quer privatizar o Encontro das Águas por meio de seus "laranjas" no Amazonas, construindo um Porto na parte frontal desse monumento, que muito significa para os amazonenses, a Alcoa, segundo comunicação abaixo, também partiu para o ataque, invadindo o Espelho da Lua das Amazonas e o seu em torno. Belo monumento natural, cultural e histórico do povo do Amazonas que serve de armadura para o imaginário das representações de nossa etnohistória. É assim mesmo, eles começam roubando as flores e depois se apropriam do jardim que é a nossa Amazônia. Filhos das Amazonas e seus amantes, como bem diria Darcy Ribeiro, o que faremos? - reinará a indiferença e a omissão criminosa entre nós ou iremos nos manifestar, entrando em contato com o nosso interlocutor e mobilizando forças para barrar mais esse criminoso ato contra o nosso patrimônio e a nossa história. Vamos nessa, é hora do berro.

Nhamundá, 30 de janeiro de 2011.

Amigo Ademir Ramos: É com muita honra que cumprimento Vossa Senhoria e com o presente venho respeitosamente solicitar um pedido muito especial.Trata-se, prezado amigo, da SERRA DO ESPELHO DA LUA. Como o senhor é um dos conhecedores, a área faz parte da história do município de Nhamundá e, por conseguinte do Estado do Amazonas. Diz um velho e cansado slogan, “Aqui começa o Amazonas”. Ocorre que, ao que tudo indica a empresa Alcoa do Brasil, e ou/ a sucessora “invadiu” a Serra, precisamente o Topo, derrubaram árvores centenárias, e construíram um casebre de alvenaria e uma Torre com aproximadamente 40 metros de altura.

Tal ação agride e destrói um dos patrimônios que vem desde a época de Francisco de Orellana, e se não tomarmos providências no sentido de pararem o uso indevido, como uma estação de rádio, o patrimônio que é de todos os amazonenses passará a ser de propriedade do mega-grupo mineiro.

Por favor, me ajude. Me oriente sobre quais as providencias que eu preciso fazer para lhe fornecer dados sobre esse crime contra o meio ambiente. Corre a boca pequena, na sede municipal que, os empresários pretendem construir um “parque ecológico”, porém, tal pretensão é uma maneira de se burlar a legislação e continuarem o desmatamento na serra. Ainda no sábado passado, estiveram filmando o Lago do Espelho da Lua, não sei a que título. Muito respeitosamente,

LISON COSTA.
Para contato: 092-9130-8292.

17 comentários:

Anônimo disse...

ALCOOA, VEM LOGO QUE OS JOVENS DO AMAZONAS QUEREM TRABALHAR. VEM TRAZER ESPERANÇA, POR QUE QUEM GOSTA DE POBREZA É INTELECTUAL E RELIGIOSO, QUE DELA SE ALIMENTAM.

Ademir Ramos disse...

A provocação é muito boa para se discutir a questão do desenvolvimento na Amazônia. Pois, se tratando da matéria deveríamos analisar os diversos ângulos e não reduzí-lo a uma única variante. Para esse tipo de interlocutor acima posicionado, que muito representa a perversidade da classe dirigente local, com reconhecimento público do valor de alguns líderes, o meio ambiente, é apenas um detalhe. Mas para os governantes e corporações responsáveis a definição de políticas pautatas em tratativas que venham garantir o equilíbrio entre a natureza exuberante da nossa Amazônia e a nossa qualidade de vida são necessárias para se sustentar e garantir novos investimento na região. No entanto, vamos escancarar esta discussão porque a questão mineral bate-nos a porta. Manifeste também a sua opinião e não tenha vergonha de se identificar. Opinião sem sujeito perde em credibilidade e promove a covardia e a canalice dos oportunistas e aduladores.

Anônimo disse...

Ademir, você é um réptil que vive de migalhas lançadas ao chão. A tua máscara cairá no momento em que as pessoas de bem que te rodeiam perceberem que você tem interesses inconfessáveis. A mentira não é SUSTENTÁVEL no longo prazo.

Ademir Ramos disse...

Repito os ensinamentos dos velhos pajés com quem muito convive e assim busco desenvolver o meu espírito de tolerancia e compreensão na perspectiva de sair da caverna e encarnar a luz. E ser útil aos meus conterraneos para não cair na cova dos lacaios ensimesmados com a máscara da farsa e da subordinação da dialética do senhor e do escravo.Acima dessas questões está a discussão sobre a nossa Amazônia e a tese do desenvolvimento sustentável que requer das pessoas de boa vontade (com espírito de luz) aptidão para se compreender no contexto da diversidade pautado pelo diálogo e responsabilidade social e ambiental na perspectiva do biocentrismo e dos sistemas complexos que impera na Amazônia. A discussão está em pauta....

Breno Rodrigo disse...

Meu velho e grande amigo Ademir, você está sendo educado demais com esse pessoal (o que não é normal para quem de conhece ao vivo e a cores!!!). Manda todo mundo tomar naquele lugar e ir para aquele... Bando de viado... Acho que já está na hora de você reintroduzir o prêmio miratinga de ouro e botar no rabo desses anônimos idiotas. Que fique claro que dificilmente eu concordo com as ideias do prof. Ademir (afinal de contas, eu ainda sou nacional-desenvolvimentista), mas ficar atacando uma pessoa com a identidade de anônimo é imperdoável. Isso é próprio dos covardes. Um abraço Ademir e amanhã te envio a minha análise sobre o oriente médio.

Anônimo disse...

BRENO QUERIDO, LANCE UMA MIRATINGA BOMERANGUE E APROVEITE.

Anônimo disse...

Brendo seu filho da p... vai tomar no copo de leite de seringueira,tu nao sabe o que fala pergunta desse tal professor vagabundo se ele tem coragem de te falar que ele pedio cincoenta mil reais do porto das lages por intermedio de teceiros pra para de pertubar,hora 50.000 nao e nada pro pessoal das lages mas fique sabendo que esse pessoal presta e eles nao vao dar ou oferecer nada a vagabundo nhenhum.

Anônimo disse...

E voçe professor ademir ramos, pare de usar o nome da instituiçao que voçe pertence, porque eu tambem sou de la use so o seu nome nao nus envolva,seu.............

Anônimo disse...

Esse irritante anacéfalo "Anônimo" tem modus operandi de paraense. (Ajuricaba)

Anônimo disse...

ESSE ANONIMO, QUE NAO E ANONIMO DO COMENTARIO DE CIMA. E DO GRUPO DOS BANDIDOS E ATE USA PRECONSEITO COM NOSSOS IRMAOS PARAENSES OLHA AQUI VAGABUNDO PARAENSE TAMBEM E GENTE BOA .A SE EU DESCUBRIR QUEM TU ES VOU TE DIZER UMA COISA CUIDADO COM TUAS OFENÇAS

Ademir Ramos disse...

Encontro-me na mira dos desesperados, que pensavam chegar aqui e comprar todo mundo e satisfazer suas aptidões perversas quanto à acumalação do capital. No entanto, ainda temos gente de bem em nossa terra que ama o seu povo e sobretudo respeita nossa tradições. Contudo, o que deveria ser uma discussão sobra as práticas do desenvolvimento local passou a ser um meio acusatório de denuncia vazia e imoral a mando do poderio dos filhotes da Vale que até hoje não aceitam a decisão do Tombamento do nosso Encontro das Águas. Devo agir como moderador e não aceitar as provocações,no entando, devo exigir também as provas. Mas, em se tratando de anônimice só posso esperar a covardia, a canalice e a imoralidade. Rogo para que os encantados posso aquietar o espírito desses abutres e quem sabe seduzi-los para as ribeiras do encontro das águas para que participem da cadeia alimentar dos candirus, que são devotos dos orifícios e outras cavidades, quando identificada ausência de massa cerebral e de consciência. Rogo mais ainda que se discuta o desenvolvimento local.... A falta de equipamentos e infraestrutura de turismo na região; Equipamentos e qualidade da educação na zona leste; Ausência de pesquisa em todos os campos e definição de estratégia considerando o controle social dos comunitários organizados; o impacto que a adutora das Lajes provocará junto às comunidades e o futuro Comitê Gestor das Águas já em discussão pela lideranças responsáveis. É o nosso objetivo.

Breno Rodrigo disse...

O grande problema é justamente esse: o debate não se realizada da devida forma. De um lado, estão os que mostram a cara e entram no jogo de coração aberto. Do outro, estão os covardes ou anônimos, aqueles que sequer revelam seus nomes... O debate na esfera pública, mesmo que no âmbito da internet ou de um simples blog, deve ser franco e direto. Um bom combate de ideias. Os covardes de plantão precisam seguir o caminho do Ricky Martin: saiam do armário. Caso contrário, serão apenas peça de chacota sem a mínima credibilidade por mais racional que sejam seus argumentos. That's the question!

Anônimo disse...

Se falar como Anonimo e ser corvade prefiro entao me Indentificar sou aquele que busca o progresso e a mobilizaçao em favor dos menos afortunados,e que tambem sofro na pele o que e vida dificil porque sou um trabalhador que nao tive talvez a mesma oportunidade que nobre professor teve e o seu inlustre amigo breno teve,porisso entedo que 600 vagas mesmo que seja brasal ira alimentar pessoas que nao tiveram a mesma opotunidade dos dois.so uma pergunta senhores la atras serar que alguem que os criou nao passou nhenhuma dificil tarefa de lhes educar ou eram vigarios que nem voçes

paraense cabra da peste disse...

Quero ver esse filho duma égua anonimo que fica falando mal de paraense ter coragem e deixar de froucho, folote e gay, e se identificar, mas acho que ele prefere ficar brincando com uma miratinga enquanto escreve, da ate pra ver as pausas de digitação, pare de ser imbecil e atente para a questão que esta sendo discutida, coisa séria pro seu estado e para o nosso, tenho maior respeito por esta questão ambiental, pois vai afetar o futuro de todo planeta, montanhas de dinheiros saindo e para os moradores da amazonia, só o lixo e a contaminação. Lutem pela exploração sustentçavel, com bebefícios para todos.

Anônimo disse...

A opção pelo anonimato, assumida por algumas pessoas que desejam contribuir com a discussão sobre a construção do Porto das Lajes, Metrô de Superfície, Tombamento do Encontro das Águas, Política de Remuneração dos Professores, Usina de Belo Monte, etc. tem sido taxada de covarde. Ora, a prevalecer essa tese todos o que exercem o sagrado direito de votar (que nada mais é que a opinião e escolha de cada um) seriam covardes. A opinião anônima, desde que respeitosa (pode até ser crítica ou mesmo contundente) e verídica, do ponto de vista de quem a emite, merece a mesma consideração da opinião subscrita por quem quer que seja. Anonimato não é crime, se fosse, não haveria essa opção disponível na comunicação digital. Quanto à questão de ser uma postura ética, ou não, é outra estória.
Conclamo a todos para subirmos o nível do debate.
Anônimo convicto.

Ademir Ramos disse...

Na qualidade de moderador recorro aos nobres consulentes que retomemos a discussão sobre os fatos:1)O tombamento é um fato aguarda-se a Homologação do Ato; 2)O tombamento não inviabiliza a construção do Porto desde que atenda as exigência legais e o direito dos moradores do em torno (sabe-se que a empresa Lajes não respondeu as questões complementares exigidas pelo MP) e no grito não leva porque com gente é diferente; 3) A ação do governador contra o tombamento foi suspensa, deve-se com urgência saber os termos desse ato (se foi temporário ou definitivo); 4) O Movimento S.O.S Encontra das Águas unifica força quando discute os possíveis impactos que a Adutora das Lajes provocará na comunidade quanto ao sistema de distribuição de água comunitária; 5) Por que o governo do Amazonas não abre um canal de negociação com os moradores para discutir tal matéria em se tratando de um pactuação sobre a questão de fornecimento da agua para zona leste e norte - ademais o recurso da adutora é federal somado com recurso público do Estado - essa ponte bem que poderia ser mediado por algum deputado sério e determinado; 6) Nessa direção trabalha-se para criar um Comitê interinstitucional (comunitários, União, Estado e Município) em atenção a gestão do Patrimônio Encontro das Águas (Lago do Aleixo)alojado na antiga Escola Agrícola (IFAM); 7)Indaga-se sobre o Ato do governo do Estado em suspender a Ação contra o Tombamento seria pela construção de um Conseno ou uma estratégia do morto-vivo para atacar em novas frentes obleterando o Tombamento do Encontro das Águas? Entretanto, entede-se a favor do Consenso e nesse contexto não tem vencedor e nem vencido - quem ganha é o povo do Amazonas e o planeta como um todo; 8) Não lutamos contra o IPHAN/AM, mas contra o jabuti que se encontrava pendurado na teta da viuva. Temos o Maior respeito por Esta instituição e por último conclamos os movimentos socioambientas da Amazônia para o grande evento que faremos em Manaus no dia 17 a 19/03 na Maromba em Manaus, contando com a participação da presidência da Comissão Nacional do Conselho Federal do OAB lincando a luta para o fórum nacional e internacional. E estamos aberto as novas propostas. E depois de ampla discussão ficou decidido que não criaremos nenhum instrumento de controle e que a sociedade da informação é dotada desta natureza, requerendo de seus usuários responsabilidade, consciência participativa e alteridade (respeito pela ausência do outro). Continuemos a discussão na perspectiva do como fazer focado no interesse público acima das viciado jogo provinciano - leso, virgem e burro- porque para reinar basta dividir os aloprados e desatentos.

Nhamundá-Am disse...

Puro desrespeitos com os nhamundaenses!