segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

UM MOTIVO PARA SER FELIZ

Ellza Souza (*)

A primeira vez que entrei no Hospital Eduardo Ribeiro, vi na grandeza das árvores do seu jardim, que ali era um lugar de paz. Fiquei encostada na parede externa do ambulatório olhando. Que frutinha tão dourada era aquela que não parava de cair daquelas árvores tão grandes. Uma senhora se encarregou de sanar a minha ignorância. –Taperebá, disse ela. Algumas crianças e adultos juntavam os frutos que se espalhavam na verde grama do local. As pessoas enchiam pequenas sacolas de plástico com aquelas frutinhas alaranjadas que segundo a senhora que me informou o nome, aquilo a levava de volta à infância quando, em Parintins, sua mãe fazia o vinho apreciado por todos de sua família.

Os gregos, sabiamente, diziam: quem está entusiasmado tem um deus dentro de si. Ter um deus dentro de si é acreditar em você mesmo, no seu potencial de transformar as coisas para melhor. É mudar, também, a própria realidade, quando necessário. A pessoa que tem esse deusinho interno chamado também de motivação, acredita em si mesmo e acredita nos outros. Isso dá uma amaciada no dia a dia. Essa confiança contagiante é que leva ao que o ser humano tanto procura: o prazer de viver, a felicidade.

Acontece que no decorrer de nossa existência seguimos sentindo, pensando, falando e agindo. Sentimos tanta coisa: angústia, ansiedade, fome, sono, saudade. Depois de sentir algum desses sintomas, pensamos o que pode estar ocasionando aquela dor ou alegria. Detectado o problema partimos para a solução. Simples assim mas nem sempre é assim tão simples. O seu deusinho interior é tão intenso que na maioria dos casos descobrimos a solução dentro da gente. Sempre será possível mudar, transformar, melhorar.

Se não conseguir sozinho vai conseguir com a ajuda dos especialistas que acreditam, como você, que as frutinhas alaranjadas, o taperebá que se espalha na grama do jardim desse lugar e que um dia foi a chácara de um homem que sonhou com a música, a beleza, a arte. Sonhou que podia construir o Teatro Amazonas no meio da floresta amazônica. Construir beleza pode. Não pode é destruir o deusinho que tem dentro de você ou seja, a motivação para uma vida feliz.

(*) É jornalista, escritora e colaboradora do NCPAM/UFAM.

2 comentários:

Anônimo disse...

Texto motivacional! realmente, os "deusinhos" não podem esmorecer, pior ainda seria ficar sem eles.

Valeu Ellza Souza.

Anônimo disse...

Às vezes se faz necessário olhar em volta e procurar conhecer ou pelo menos entender o "deusinho da motivação" que move outras pessoas.

Será que a nossa motivação, senso de estética e compromisso com o próximo é mais efetivo do que o "deusinho" dos outros?

Como julgar o "deusinho" dos outros sem conhecer seus projetos, a alma das pessoas que abrirgam outros "deusinhos" diferentes do nosso?

Pense no seu "deusinho" do compromisso com a ética e com a verdade dos fatos e questione-se sobre a sua forma de agir, ao atacar o "deusinho" que você não se deu ao trabalho de investigar.