domingo, 18 de setembro de 2011

BOTE A BOCA NO TROMBONE CONTRA OS DANOS AMBIENTAIS NO AMAZONAS

Manaus vai sediar o primeiro debate sobre temas da Rio+20 no plenário da Assembléia Legislativa do Estado, na próxima sexta-feira (23). Oportunidade para que os movimentos socioambientalistas do Amazonas compareçam e botem a boca no trombone. Convocamos os atingidos pelo Prosamim; a HRT na região do Solimões; os perseguidos do Tarumã; os moradores do Jatuarana e Barcelos perseguidos pelo Exército Nacional; os moradores do Maoazinho; o S.O.S Encontro das Águas; entre outros atingidos pelos males e danos advindos dos grandes projetos promovidos tanto pelo poder público como pelas corporações privadas. Quem na participa leva...

A Frente Parlamentar Ambientalista inicia na próxima sexta (23) uma série de debates pelo País, referentes à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O objetivo é sistematizar um diagnóstico e propor alternativas para solucionar ou minimizar os principais problemas ambientais.

A Rio+20 é a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que será realizada no Rio de Janeiro, de 4 a 6 de junho de 2012. A expressão “+20” é usada para fazer referência aos vinte anos da “Rio 92”, ou “ECO 92”, que também ocorreu no Rio de Janeiro, considerada por especialistas a mais importante conferência ambiental mundial até hoje.

O primeiro encontro regional ocorrerá na sexta (23), na Assembleia Legislativa do Amazonas, em Manaus, e tratará do tema "Biomas: preservação, conservação e os serviços ambientais que prestam para a qualidade de vida no planeta". Os debates também contarão com a participação de parlamentares, governantes, autoridades, representantes de ONGs ambientalistas e da sociedade civil.

A programação é aberta ao público. O coordenador da frente, deputado Sarney Filho (PV-MA), disse que possivelmente a Rio+20 será o evento mais importante deste início do Século 21. “Neste momento, os Estados Unidos vivem uma crise econômica que se alastra e preocupa a todos. Mas isso não é nada diante da emergência ambiental que enfrentamos, porque o aquecimento global coloca em risco a própria vida no planeta”, afirmou.

Debates regionais: serão debatidos cinco temas, um em cada região do País, escolhidos por afetar diretamente a realidade brasileira e norteados pelos dois eixos básicos da RIO + 20: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e o arcabouço institucional para o desenvolvimento sustentável.

Os debates são promovidos em conjunto com a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara e com a Fundação S.O.S. Mata Atlântica. E conta com o apoio das assembleias legislativas dos estados que sediarão os eventos.Os outros temas contam com a seguinte programação: Recursos Hídricos – dia 21 de outubro, em Cuiabá; Meio Ambiente Urbano – dia 21 de novembro, em São Paulo; Energia – dia 16 de dezembro, em Recife; e Segurança Alimentar – dia 16 de janeiro, em Porto Alegre.

Também está na pauta dos debates o encontro "Em Busca de uma Economia Sustentável", que ocorrerá em março de 2012, em Brasília. E, em maio, acontecerá, no Rio de Janeiro, o Encontro do Segmento Parlamentar da Rio+20, com a presença de parlamentares de todo o mundo.

Fonte: http://by150w.bay150.mail.live.com/default.aspx#!/mail/InboxLight.aspx?n=1806030220!fid=1&fav=1&n=1845389773&mid=c809ef6d-e0b4-11e0-b446-002264c1ca12&fv=1

Nenhum comentário: