Manaus vai sediar o primeiro debate sobre temas da Rio+20 no plenário da Assembléia Legislativa do Estado, na próxima sexta-feira (23). Oportunidade para que os movimentos socioambientalistas do Amazonas compareçam e botem a boca no trombone. Convocamos os atingidos pelo Prosamim; a HRT na região do Solimões; os perseguidos do Tarumã; os moradores do Jatuarana e Barcelos perseguidos pelo Exército Nacional; os moradores do Maoazinho; o S.O.S Encontro das Águas; entre outros atingidos pelos males e danos advindos dos grandes projetos promovidos tanto pelo poder público como pelas corporações privadas. Quem na participa leva...A Frente Parlamentar Ambientalista inicia na próxima sexta (23) uma série de debates pelo País, referentes à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O objetivo é sistematizar um diagnóstico e propor alternativas para solucionar ou minimizar os principais problemas ambientais.
A Rio+20 é a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que será realizada no Rio de Janeiro, de 4 a 6 de junho de 2012. A expressão “+20” é usada para fazer referência aos vinte anos da “Rio 92”, ou “ECO 92”, que também ocorreu no Rio de Janeiro, considerada por especialistas a mais importante conferência ambiental mundial até hoje.
O primeiro encontro regional ocorrerá na sexta (23), na Assembleia Legislativa do Amazonas, em Manaus, e tratará do tema "Biomas: preservação, conservação e os serviços ambientais que prestam para a qualidade de vida no planeta". Os debates também contarão com a participação de parlamentares, governantes, autoridades, representantes de ONGs ambientalistas e da sociedade civil.
A programação é aberta ao público. O coordenador da frente, deputado Sarney Filho (PV-MA), disse que possivelmente a Rio+20 será o evento mais importante deste início do Século 21. “Neste momento, os Estados Unidos vivem uma crise econômica que se alastra e preocupa a todos. Mas isso não é nada diante da emergência ambiental que enfrentamos, porque o aquecimento global coloca em risco a própria vida no planeta”, afirmou.
Debates regionais: serão debatidos cinco temas, um em cada região do País, escolhidos por afetar diretamente a realidade brasileira e norteados pelos dois eixos básicos da RIO + 20: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e o arcabouço institucional para o desenvolvimento sustentável.
Os debates são promovidos em conjunto com a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara e com a Fundação S.O.S. Mata Atlântica. E conta com o apoio das assembleias legislativas dos estados que sediarão os eventos.Os outros temas contam com a seguinte programação: Recursos Hídricos – dia 21 de outubro, em Cuiabá; Meio Ambiente Urbano – dia 21 de novembro, em São Paulo; Energia – dia 16 de dezembro, em Recife; e Segurança Alimentar – dia 16 de janeiro, em Porto Alegre.
Também está na pauta dos debates o encontro "Em Busca de uma Economia Sustentável", que ocorrerá em março de 2012, em Brasília. E, em maio, acontecerá, no Rio de Janeiro, o Encontro do Segmento Parlamentar da Rio+20, com a presença de parlamentares de todo o mundo.
Fonte: http://by150w.bay150.mail.live.com/default.aspx#!/mail/InboxLight.aspx?n=1806030220!fid=1&fav=1&n=1845389773&mid=c809ef6d-e0b4-11e0-b446-002264c1ca12&fv=1
Nenhum comentário:
Postar um comentário